sábado, janeiro 16, 2016

Regresso às 35h: esquemas e areia.

.
Num momento em que se discute o regresso às 35 horas semanais, eu tenho as minhas reticências, no que concerne à Enfermagem. Até porque este me parece um processo atabalhoado (muitíssimo bem-vindo, mas atabalhoado).O próprio Ministro das Finanças referiu que não existe qualquer estudo de impacto económico!
.
Há aqui algumas questões que me preocupam. A tal "negociação sector-a-sector" (a que o PS obriga), revela que a medida não será universal e terá excepções. Se a este raciocínio adicionarmos o facto do sector das Saúde ser um dos mais deficitários em termos de recursos humanos, rapidamente tiramos as respectivas ilações e as suspeitas tomam corpo.
Não podemos esquecer que por cada 7 Enfermeiros a regressar às 35 horas, terá de ser contratado 1 Enfermeiro. Isto compreende custos!! A não ser que… atirem areia para os olhos dos Enfermeiros e transformem isto num processo gradual, modelando a organização dos serviços e a adaptação à escassez de Enfermeiros.
.
Note-se que esta é a única forma da medida não ter o tal impacto económico que o Governo pretende.
Outra questão: se, eventualmente, os Enfermeiros regressarem às 35 horas, como ficam os CIT’s de 40 horas? Perpetua-se esta desigualdade anti-constitucional?
.
Em suma, percebe-se, com cada vez mais nitidez, a possibilidade dos Enfermeiros serem uma excepção ao regresso às 35 horas e como tal, o problema, no seio da nossa classe, deve ser tratado e acautelado de forma diferente; e aqui, neste ponto em particular, não tenho assistido a nenhuma intervenção sindical.
Espero estar completamente errado.

Comments:
Espero que tenhamos sorte... Seria injusto com o sector da saúde e em especial com os enfermeiros que tanto fazem para além do que são as suas competências. Além disso, não podem continuar as injustiças remuneratorias com os enfermeiros.
 
Sou de esquerda e como tal votei esquerda. Se as 35 horas ou as 40 horas devidamente remuneradas (não me importo de fazer 40 horas se remuneradas, pois já fomos uma classe que até faziamos 42 horas com acrescimo de 30% no vencimento base e contava como tempo para a reforma) não voltarem para os enfermeiros, não há que ter medo basta só ser convocada greve por tempo indeterminado e o governo não sabe onde se há de meter. Acreditem.
 
Caro António: Concordo consigo, mas o acréscimo era de 37%.

Não será desigualdade incostitucional os funcionários públicos da área da saúde trabalharem mais horas do que os restantes? Qual a justificação, talvez devesse ser era ao contrário! Pois risco, penosidade e até trabalho escravo se existe nalgum sector da administração pública é na saúde! Auxiliares em serviços pesadões como medicina a ganharem 400 e poucos euros, enfermeiros com especialidade e 20 anos de serviço a levarem para casa 900 euros...no quadro. Há depois os prestadores de serviços com 3-4 euros hora. E é trabalhar noites, fins de semana, feriados, passagens de ano, Natal... É trabalhar horas extra e nada receber...nem sequer em tempo...É entrar 3 minutos atrasado e sair 1 hora depois e descontarem no ordenado. Devíamos era emigrar todos no mesmo dia e que se desenrascassem!
 
Cada vez há mais desanimo em se ser enfermeiro, cada vez se trabalha mais e se ganha menos, e os supermercado onde tenho de ir às compras é o mesmo dos outros que ganham muito mais que nós e com as mesmas qualificações .
Trabalho quase há 30 anos e também trago para casa pouco mais de 1000 euros...
E infelizmente no CHLC ainda há chefes a trabalharem as 42 horas ( apenas mais 2h que nós) a ganharem 37% a mais, quando no mesmo centro hospitalar há imensas enfermeiras e enfermeiros a chefiarem outros serviços , com as mesmas responsabilidades, todos com a especialidade e alguns já com mestrado e a ganharem 35horas e como bacharéis...( e a trabalharem 40) . É MESMO MUITO INJUSTO, MUITO MESMO, e onde está o sindicato, onde está a ordem...
 
Acho que isso pode ser possível!
 
Oh, Doutor enfermeiro e ter neste momento CIT a 35h e CTFP a 40h já não lhe parece inconstitucional? Deve ser piada, não?
 
tem graça...nós que somos ou fomos carreira especial agora é que vamos ser exceção pela negativa, ao que nós chegamos, muita graça.......porque deixamos que isto nos acontece-se???? podemos ainda mudar tudo isto basta querermos.......
 
Luta pela igualdade. E deixa-t deste tipo comentários. É por pessoas como tu que a classe não ganha força. Só unidos poderemos chegar algum lado.

 
Só não estamos melhor porque não somos unidos... E quando os CIT começaram com as 40 e os CTFP eram 35?
 
E quando os CIT começaram com as 40 e os CTFP eram 35? Quando começaram com as 40 horas nos CITs elas foram pagas, ou seja era dada a hipótese de o enfermeiro escolher ganhar por 35 ou 40 horas, o que significa que os enfermeiros com 40 horas ficaram na altura a receber mais que os CTFP a 35. Ainda hoje há enfermeiros a CIT que na altura optaram pelas 35 e que agora continuam com as 35 horas.
 
As cunhas, os favores e as cavalgadas!....
......levam o SE, na pessoa do Sr. Enf. José Azevedo a escrever assim:
Colegas,
eis o ofício que escrevemos, hoje, ao Sr. Ministro da Saúde a requerer respeito pelos Enfermeiros, porque são dignos dele.
Mas, antes de pedirmos ao Ministro da Saúde que tome medidas, requeremos aos próprios Enfermeiros que se respeitem, mutuamente, por muitos e variados que sejam os seus interesses pessoais, de irem ocupar uma USF, a convite de um qualquer promotor do assalto e da bandalheira.
Imaginem-se, os colaboradores da dita, na situação dos Colegas a quem vão ocupar os lugares, com interesses inconfessados!
É duro é, de dizer, mas devem supor quantas angústias e transtornos pessoais e familiares, vão causar!
Imaginem que vos vinham desapossar dos lugares, que tendes, nos hospitais, ou noutro CS, distante da vossa casa!
Quanto pagais e em que moeda, para atraiçoardes os vossos Colegas?
De quem esperam que vos respeite, se não se respeitarem uns aos outros!
Se os Colegas que estão nos CS estão habilitados a conhecer os Utentes, que lhes estão adstritos, sendo esta a principal razão das prestaçõpes de cuidados seguros e eficazes, que interesses suspeitos permitem que os retirem dessa função, para irem médico ou médica, dos que se gabam de ter enfermeiras como empregadas de consultório, (eu oiço-os) arregimentá-las para expulsarem as colegas do seu posto de trabalho!?
Acham isto bonito, ou correto?
Acham isto decente e próprio de pessoas de bem?
É esta bandalheira que os Enfermeiros arremessam uns aos outros, com a ajuda de outros, devidamente identificados, que está a transformar a Enfermagem num salve-se quem puder.
E isto é muito mau para todos: decentes e não decentes.
É, aqui, que a nova direção da Ordem dos Enfermeiros, vai ter de atuar, pois quem não manifesta respeito, pelos Colegas de Classe, deve ser punido, nos termos do Código Deontológico.
E não duvidem que vamos exigir medidas da Ordem, em nome das vítimas, que se prestam a abdicar da dignidade a que a Profissão lhes dá direito, para abraçarem o pseudossistema das USF, que a existirem, só têm legitimidade na versão UCC, logo de Enfermmeiros.
Não gostaram de ler?
Olhem para as vítimas que estão a fazer e para a imagem que dão, perante os Médicos, que hoje não respeitaram aqueles Colegas vossos, que traem com a vossa ajuda.
Mas amanhã será chegada a vossa vez, pois estes Médicos também não olham a meios e pessoas, para satisfazerem os seus interesses pessoais e de Classe.
Isto tudo, claro está, se houvesse a miníma legitimidade para fazerem o que estão a fazer, ou seja; permitirem, a débeis mentais, escolherem as suas Enfermeiras, para fundarem a sua USF. Os Médicos dignos do título, não se prestam a estes papeis, valha-nos isso...
Querem exemplos?
Nós fornecemo-los, se for preciso.
Para cúmulo, os fornecedores de pareceres a Primeiros-ministros, como o actual, e não só, ainda lhe vão elogiar a criação de USF (entada-se UCC), para que este encha a boca com essa porcaria e a atire aos 4 ventos.
Se quiserem mudar de instituição, façam-no por concurso, que é o único processo em que não atropelam...
Não se sentem enojados?
Eu sinto-me!
José Azevedo

 
O tempo do vale-tudo....Até tirar olhos. Ao que a ENFERMAGEM chegou!...
Sr. Batonária eleita (Dignissina Enf. Ana Rita Cavaco). Embora seja um tyema de ordem sindical a ORDEM deve por mão a estas atrocidades. Pelo descrito parece estar em causa a qualidade dos cuidados e a segurança dos doentes.
mesmo o governo deveria intervir. Então vamos perder tempo e dinheiro a integrar profissionais numa unidade (ocupada), para ocupar a contratempo um lugar onde alguém desempenha com qualidade e idonidade a função para que foi contratado, para satisfazer um qualquer capricho ou comichão inguinal de médico ou aspirante.
Há uqalquer coisa que me escapa. Aqui no meu hospital ainda vai havendo moralidade!........
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!