terça-feira, janeiro 12, 2016

Enf. Ana Rita Cavaco nos Prós e Contras.

.
Acabei de assistir ao Programa Prós de Contras, da RTP, que cuja temática versou sobre a organização dos hospitais. Contou com a presença da futura Bastonária, Enf. Ana Rita Cavaco, desta vez no próprio painel principal (e não com a presença na assistência).
É de realçar que é a primeira vez que um Enfermeiro é convidado para estar presente neste prestigiado espaço de debate televisivo. Há que reconhecer a vitória nesse sentido. Porém, não pude deixar de notar a falta de presença de personalidades importantes. Declinaram o convite? Estranho. Não vi o sempre presente Bastonário da Ordem dos Médicos, a representante do Administradores Hospitalares, o Ex-Ministro da Saúde, o actual Ministro da Saúde, etc. Estranho (outra vez).
No cômputo geral, a Enf. Ana Rita esteve calma e com uma boa capacidade em estruturar o raciocínio. Constatei alguma dificuldade em se impor e conciliar o seu discurso como a temática que estava em cima da mesa.
.
Em nota próloga, sou obrigado a corrigir um pormenor da Jornalista Fátima Campos Ferreira: a Enf. Ana Rita ainda não foi empossada como Bastonária. Sê-lo-á no próximo dia 30 de Janeiro. Portanto, se não estava presente como Bastonária… estava como quê?
É apenas um dos meus preciosismo irrelevantes, admito. Em que qualidade foi convidada? Adiante.
.
Não pude deixar de reparar que a sua primeira intervenção aconteceu após mais de meia hora de programa decorrido, justamente antes do primeiro intervalo, momento em que é absolutamente obrigatório a intervenção dos quatro elementos do painel. Aliás, de todos os elementos do painel, foi a que, lamentavelmente, menos tempo interveio. 
.
Achei que boa parte das suas intervenções não estavam devidamente contextualizadas com o debate. Fico satisfeito por ter referido muitas vezes a palavra “Enfermagem” ou "Enfermeiros". No entanto, estas questões avaliam-se pela bitola qualitativa e não por critérios de quantidade, e devo dizer que neste âmbito fiquei desiludido.
.
Ao primeiro segundo de antena, as palavras repetidas eram "faltam Enfermeiros". De tanta repetição, a certa altura, visivelmente, cansada da iteração discursiva, a própria Jornalista afirmou que já tinha percebido que havia falta de Enfermeiros! Parece-me que se os Enfermeiros querem ter credibilidade para estar presentes em discussões vitais do sector da saúde, não podem cair constantemente nestas iterações. No mínimo, devem introduzir o assunto de forma mais ajustada, para que o argumento se auto-valide e confira força à posição da pessoa (e não se perceba a avidez).
De grosso modo, percebi que independentemente do tema em questão, a Enf. Ana Rita Cavaco, levava meia dúzia de ideias-chave, interessantes para o ouvido, e que seriam obrigatoriamente aludidas.
Na sua primeira intervenção pública era imprescindível agradar os Enfermeiros.
Pese o facto, não posso deixar de ressalvar que a Enf. Ana Rita Cavaco, perdeu a maior oportunidade da noite. Deixo isto mais para o fim.
.
Ponto 1 - "Faltam Enfermeiros".
.
Argumentou com rácios da OCDE. Caros colegas, tenho reiterado desde sempre que os rácios da OCDE se consubstanciam como uma autêntica falácia argumentativa: estamos a comparar o incomparável. Isso pode ser muito prejudicial!
Vejamos: se recorremos aos rácios da OCDE - que, incluem, na sua contabilização de "Enfermeiros" todo o tipo de pessoal que de alguma forma tem alguma coisa a ver com a profissão: Enfermeiros, obviamente, mas também Técnicos e Auxiliares de Enfermagem - como forma de provar a escassez de Enfermeiros, temos de pensar em vários países com bons rácios, temos apenas 20% de Enfermeiros, incluídos nestes rácios. Os restantes são técnicos paralelos.
.
Obviamente, um Ministro da Saúde atento (e essa pertinência está cada vez mais próxima), se irá interrogar: como é que os outros países conseguem rácios tão interessantes?! Chegará muito rapidamente à conclusão que esses rácios são meros produtos da engenharia estatística (cujo o objectivo é a agradabilidade politica). Se nós queremos rácios da OCDE, um dia vamos ter rácios da OCDE, mas… recorrendo à estratégia desses países: criando a figura do auxiliar de Enfermagem. Como será de esperar o efeito será paradoxal – ao invés de necessitarmos de mais Enfermeiros, essa necessidade decrescerá.
Por outro lado, há uma contenda importante: todos nós queremos melhores salários! Certo. Porém, temos de estar preparados para o facto dos salários variam de forma inversamente proporcional com o tamanho da classe. Ou seja, se o nosso desiderato é um classe muito numerosa, temos de estar preparados para os baixos salários. É incorrecto? É.
Todavia, em boa verdade e em consonância com a realidade, sabemos que o maior bolo da massa salarial é, tradicionalmente, desviado para a classe médica. O restante destina-se aos outros profissionais. Quantos mais profissionais existirem, menos caberá a cada um. Podemos observar objectivamente este fenómeno em imensos países. É um problema que teremos de estar preparados para lidar. É como uma manta. Se tapamos a cabeça, destapamos os pés e vice-versa.
.
Ponto 2 - "Salários de 4 euros/hora".
.
Não é novidade. Todos sabemos. É um problema discutido em praça pública inúmeras vezes, com várias figuras públicas a tomar partido dos Enfermeiros, bem como uma boa parte da população. O problema não reside no problema. Reside nas possíveis soluções.
A Enf. Rita Cavaco terá o próximo quadriénio para o resolver. A genialidade estará aí.
.
Ponto 3 – "Desaparecimento dos Enfermeiros Especialistas".
.
A este argumento respondeu Leal da Costa, que o seu Ministério foi pioneiro no processo de empoderamento (“upshifting” – termo meu) dos Enfermeiros, tal como é recomendado por vários organismos da saúde mundial.
A Enf. Ana Rita não contra-argumentou.
.
Ponto 4 - A maior oportunidade (perdida) da noite.
 .
Deixando para trás as intervenções avulsas, a maior oportunidade da noite (e ainda por cima integrada no debate), foi quando a o ex- Secretário de Estado da Saúde, Leal da Costa, declarou que deixou para este Governo a tarefa de negociar os salários dos Farmacêuticos, Psicólogos e Nutricionistas (cuja proposta ministerial para o início de carreira, se cifra nos 1600 euros de base).
Aqui foi a perdida da noite. Neste preciso momento, a Enf. Ana Rita deveria ter intervindo e exigido, cara-a-cara, em frente a todos, uma explicação sobre o facto dos Enfermeiros serem minorizados na sua carreira e o porquê de não merecem o mesmo tratamento salarial!! Era ali, naquele momento único.
Nas quatro paredes de um gabinete, o Dr. Leal da Costa poderia argumentar como bem entendesse: ali, em frente às câmaras teria de dar uma explicação lógica (que não existe). Estaria lançado o mote para o Governo PS, que agora teria a responsabilidade de nivelar o salário dos Enfermeiros. "Não concorda?" – perguntaria a Enf. Ana Rita Cavaco a representante do actual Ministério da Saúde lá presente, com o objectivo de o vincular a este problema (pressionando-o a uma resposta). Seria a maior estocada da noite.
Eu tiraria o meu chapéu!
.
Sobre o tema, a Enf. Ana Rita Cavaco disse pouco. Referiu que a organização do sistema cabe aos profissionais – Directores de Serviço e Enfermeiros-Chefes e não aos Conselhos de Administração (CA).
Todos sabemos que neste momento esta gestão intermédia está maniatada e excessivamente controlado pelos CA’s. Portanto, a ideia que passou para quem não está familiarizado com o sector foi:  "então a culpa é dos Médicos e Enfermeiros. Organizam-se mal"! E isto não corresponde à verdade. 
Não deixou qualquer proposta pública. Eu teria perguntado o porquê de nenhum Presidente de um CA ser Enfermeiro (se os Enfermeiros são bons gestores, tal não é compreensível)! Uma vez mais, impunha a obrigação de resposta aos presentes! Eu estava curioso com a respostas públicas...

Comments:
Concordo! Que faltam enfermeiros, que há muitos a emigrar todos sabemos. Na minha opinião o importante e sobretudo o mais desejado e que alguém consiga desenvolver estratégias para inverter a situação. Isso sim marcaria a diferença. Talvez este governo seja mais sensível as reivindicações dos enfermeiros. Coisa que o PSD não foi.
 
Foi lá dar as larachas que o povo gosta...
 
Não me lembro de nenhum bastonário anterior da OE ter falado tão incisiva e assertivamente num meio de comunicação social!!! ARC esteve muito bem!!
 
Não a achei incisiva... disse o que aa sindiclaista diz... faltam enfermeiros... isso é assertivo????
 
Falhou mesmo! Uma oportunidade de ouro em esfregar naquela careta mentirosa do dr Leal da Costa, o facto dos Enfermeiros nao estarem também metidos no meio dessa requalificação salarial!
Uns filhos, outros enteados....
 
Tb fiquei muito desiludido com a ana rita. Esperava outra coisa. Disse banalidades. Se os enfs ficam contentes c banalidades eu não.... Faz lembrar aqueles adeptos a quem a jornalista pergunta como correu o jogo... E depois em frente a câmara só sabem gritar o Benfica é o maior!
 
um discurso fraquinho, fraquinho, cheio de banalidades, que um delegado sindical dominaria, duma bastonária espera-se outra consistência argumentativa ... pobre, muito pobre.

 
Caro DE, respeitando a sua opnião, não entendo uma coisa. Porquê não sair do anonimato e colaborar efectivamente na promoção das condições dos Enfermeiros. Isso de atirar a pedra e esconder a mão não nos leva ( Enfermeiros) a lado nenhum. Sendo um optimista, tive muito orgulho em ver pela primeira vez os Enfermeiros a ser ouvidos e a fazerem parte da mesa do debate, em vez de estarem na plateia como acontecia até à data. É verdade que a Enf Ana Rita poderia ter sido melhor, sim podia, mas também é verdade que nunca se falou tanto de enfermagem como ontem! Por isso ARC está de parabéns! É este o caminho!
 
Parabéns Sra Bastonária..!
A primeira vez!
Ana Rita já fica na Historia
Muito orgulhoso
 
Tendo em conta tudo aquilo ja dito, e respeitando opiniões. Confesso que me senti bem representada. ARC, vestiu a camisola e para quem a acusava de ser uma menina mimada e incompetente, para alem ter ter conseguido ser eleita (impensável em muitas cabeças), ja conseguiu sem ainda ser bastonária, aquilo que nenhum outro conseguiu. Debater em pe de igualdade, problemas que todos sentimos na pele e sem por paninhos quentes. Se isto nao e de mérito nao sei o que será? E ainda nem começou!! Desculpem lá mas temos de começar por algum lado. E nao digam que a questao da desqualificação salarial nao foi abordada porque foi! A nao ser que por ai alguém pertença a alguma das celebres empresas, a aquem nao interesse ouvir certas coisas..
 
Mas que raio havia ela de dizer? A tipa é enfermeira, não é médica, não é gestora. Não faz puto de ideia do que se passou no S. José nem o que se passa no SNS.
 
Mas só entende do SNS gestores e médicos? Ahahah
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Que saudades do SR. Bastonário Germano. Esta primeira aparição da Sra. Bastonária foi uma desilusão. Que falta de visão!
 
Primeiro, o Bastonário da OE é o Enf. Germano Couto, esta só será empossada no final do mês. E nem uma palavra sobre isso da parte da ARC, aqui se vê o carácter da pessoa.
Segundo, nada disse que nunca tenha sido dito, isto já parece cassete. Assim não vamos a lado nenhum. Não é só reclamar, é preciso provar e convencer. Assertividade, nenhuma!
Terceiro, é disto que o povo gosta, falar alto, independentemente do que se fala.
Por último, já percebi que está ao nível intelectual de quem a elegeu - estardalhaço, estamos na me#da mas ao menos falamos alto! A facção da Classe que pensa que só precisamos de um diploma para sermos os maiores!
 
Seja como for, já vi que o doutorenfermeiro esta de volta! Faz-me lembrar tempos antigos! Obrigado dr enf!
 
Populismo barato...
Chegou à Enfermagem, o que acontece na sociedade em geral... duas larachas sem enquadramento e sem fundamento...
Entramos na época do faz de conta!
Estou pra ver...
 
Por falar no Enf. Germano Couto,que é feito dele? Faleceu?
 
Doutor enfermeiro, o redigido na sua postagem é duvidoso e tendencioso, face à sua intenção de voto transparente no seu blogue. Sabem todos, os que assiduamente o visitam, que o Doutor Enfermeiro propagandeou outro candidato que não a Senhora Enfermeiro Ana Rita Cavaco que assumirá o cargo de bastonária da ordem dos enfermeiros e que outrora, aquando da mesma ainda como candidata, o senhor denegria a sua imagem. Acerca do que lhe pareceu uma descontextualização da futura Senhora Bastonária, no debate, a mim pareceu-me equilibrado e pertinente, pois decorrente da ociosidade contigua aos representantes anteriores da Enfermagem e a ausência da persistência dos mesmos de fazer ver a enfermagem levou-a a ser olvidável perante a sociedade portuguesa, pois quando o senhor bastonário da ordem dos médicos se expressa, o assunto é unicamente médicos e aí ninguém o censura por excessiva repetição do mesmo, não há cá critérios "qualitativos" nem "quantitativos" para o apreciar!!!!
 
O Sr. Doutor Enfermeiro anda ressabiado.
José Rui
 
"Mas que raio havia ela de dizer? A tipa é enfermeira, não é médica, não é gestora. Não faz puto de ideia do que se passou no S. José nem o que se passa no SNS.

1/12/2016 07:51:00 da tarde"

Ó palerma, quando abrires a boca põe a mão à frente, não somos obrigados a apanhar com o teu hálito fétido.
Prescrevo: Lavagem dos dentes 3 id; 30 dias de baixa em isolamento (perigo para a saúde publica).
José Rui
 
Perfeito! Finalmente há esperança...não me parece que seja mau. Nem tão pouco creio que haja alguém capaz de afirmar com certeza que ARC não é a pessoa certa para o cargo de bastonária. Em 14 minutos Já aumentou mais a auto estima dos enfermeiros do que o enf Germano em 4 anos. Contem com ela. O caminho está ainda por começar. Um abraço. Filipe.
 

A pomba fez uma triste figura.
Mais não disse do que banalidades.
Coitados dos enfermeiros que para além de terem um sindicato (sep) que tudo tem feito para destruir a enfermagem, têm agora uma aprendiz de peixeira como bastonária.
Bateram mesmo no fundo!
 
Anónimo disse...
Mas que raio havia ela de dizer? A tipa é enfermeira, não é médica, não é gestora. Não faz puto de ideia do que se passou no S. José nem o que se passa no SNS.

1/12/2016 07:51:00 da tarde

A tipa???!!!...Sobre gestão sabem mais os enfermeiros do que os médicos; quanto aos gestores, eles vem enformados de teorias clássicas da gestão e ainda se baseiam em taylor, fayol ou Weber em vez de usarem Mintzberg..etc ..gurus dos modelos modernos e pós modernos de uma gestão eficaz e eficiente;
Quanto à futura bastonária, não ouvi realmente o debate, mas bater na tecla de falta de enfermeiros sem mencionar como se faz essa matemática..não chegou.Poderia ter dado cartas, mas também sabemos que os moderadores desses programas discriminam determinados grupos...enfim

Quanto a tabelas salariais, a ordem não tem que se debater por elas mas sim os sindicatos..pese embora termos sindicatos de merda ( peço desculpa ao DE pelo termo e aos colegas )

Mas ainda muita água vai passar debaixo da ponte...esperemos para ver...

EU
 
FORÇA SR BASTONÁRIA ANA RITA CAVACO. ESTAMOS CONTIGO. O doutor enfermeiro não conta!... Tem primeiro que fazer um bom luto e depois voltar a nascer. Apesar das asneiras que fez, das calunias que escreveu e das barbaridade que disse, nós
desculpamos. Coitado, ainda é um menino! E os meninos põe-se de castigo (não muito tempo!) e desculpam-se as asneiras, para um dia serem HOMENS a sério.
João Paulo
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!