sexta-feira, janeiro 29, 2016

11,616 euros.

Os Enfermeiros auferem vencimentos ridículos. É-lhes solicitado cada vez mais trabalho e responsabilidades em troca de um magro vencimento.
Para ilustrar, publico aqui o talão de vencimento de um amigo, Médico, que se disponibilizou para o efeito.
É apenas mais Médico do SNS, especialista, que cumpre o seu horário, horas de banco, prevenções e tem uma cama para dormir (a qual não contesto). Inexplicavelmente, o seu talão tem um belo conjunto de adicionais, que a Administrações não têm qualquer problema em pagar!! 
No mês em questão, auferiu 11,616 euros brutos.

Comments:
Cada um tem o que merece, nós enfermeiros merecemos isto e muito mais.

Ainda hoje tive que me declarar em greve depois das 9h, porque o meu enfermeiro diretor me validou a informação de que, os enfermeiros chefes, como são nomeados gestores, contrariamente ao que preconiza o SEP que decretou esta greve, NÃO PRESTAM CUIDADOS.

Ironia do destino, eu que sempre defendi este pequeno pormenor; de os enfermeiros chefes não prestarem cuidados de generalista nas greves por uma questão de principio e coerência; e com isto não defendo que, o chefe não deve cuidar ele pode e deve cuidar, sempre que considere importante e pertinente de acordo com os seus objetivos profissionais para o serviço e necessidades dos doentes e seus colaboradores. Sendo que a decisão será sempre sua, e não de um sindicato ou dos seus colegas. PORQUE NUMA SEQUÊNCIA DE PRIORIDADES NA GESTÃO DO SEU TEMPO TEM FUNÇÕES MUITO ESPECIFICAS DO SEU CARGO E CATEGORIA, PELAS QUAIS É O ÚNICO RESPONSAVEL E RESPONDE PERANTE OS OUTROS - SUPEIRORES HIERÁRQUICOS, PARES, INTER PARES E DOENTES...

Hoje, perante o que vivi no meu serviço, e não vou descrever aqui por variadas razões, mas acima de tudo porque reconheço, de que nunca seria capaz de descrever com toda a clareza os factos nas várias perspetiva... Se ficasse, para cumprir os preceitos de greve e todos sem exceção do SEP, eu iria desautorizar o meu/nosso enfermeiro diretor. No entanto, no mínimo eu devo-lhe respeito e obediência no seu cargo e função.

Por sua decisão eu não deveria prestar cuidados,logo hoje, que estava pronta para cuidar de doentes das 8/ ás 20h como determina o SEP nos seus preceitos de greve. Assim AO SEGUIR AS INDICAÇÕES DO DIERTOR, se não fizesse greve, estaria nas minhas funções de chefe - como todos os dias - a gerir o serviço de cirurgia geral.

Relembrou-me o senhor enfermeiro diretor de que não exercia autoridade sobre os grevistas, uma vez que eles estão "desvinculados" pela greve... O meu sindicato diz o contrário...pelo que eu continuaria a gerir o serviço nas minhas funções de chefe. E eu, ao EXERCER AS MINHAS FUNÇÕES EM CONSCIÊNCIA ÉTICA E LEGAL teria que reorganizar o plano de trabalho assumindo e exigindo aos enfermeiros "NÃO GREVISTA" em "parâmetros mínimos" (segundo o SEP) que cuidassem de todos os doentes por prioridades; e nunca em cuidados mínimos, porque legalmente eles NÃO ESTÃO EM CUIDADOS MINIMOS PORQUE NÃO ESTÃO EM GREVE. Questão que o enfermeiro diretor não foi capaz de responder, mas eu também não...Assim, NÃO TIVE ALTERNATIVA E "DECIDI" DECLARAR-ME EM GREVE CERCA DAS 9.30H NO GABINETE DO ENFERMEIRO DIRETOR, JUNTO DO ELEMENTO DO PIQUET -SEP. Porque eu jamais, em dia de greve como não grevista,iria assumir alterar, ou não alterar, ou nada fazer, em termos de reorganização do plano de trabalho pelo qual eu sou a única responsável.

Tudo isto porque ao seguir as diretrizes do meu sindicato e com a atitude do meu enfermeiro diretor eu não tive alternativa, de que não fosse, a de me declarar em greve...

Mais tenho acrescentar, que na outra greve fui confrontada no meio do corredor do meu serviço, pelo elemento do piquet de greve do SEP com as seguintes questões: "sr.ª enfermeira está de greve?" ao que respondi, "não, não estou" "Vai prestar cuidados?" retorquiu, e eu respondi "não, não vou"...
NB. O SEP expôs sobre o facto e daí resultou o "avanço" e ou "clareza definitiva das leis", de que o enfermeiro chefe na minha instituição(ACHO EU?), NÃO PRESTA CUIDADOS EM DIA DE GREVE E NÃO CONTA PARA OS PARÂMETROS MINIMOS EM DIA DE GREVE... Estou feliz porque contribui para a diferença estando na vanguarda de novos paradigmas...


 


CAROS LEITORES, continuando a minha partilha - Nesse dia respondi desta forma seguindo as orientações do meu sindicato e do meu enfermeiro diretor, estivemos todos em sincronia de paradigma. Caso contrario acredito que estaria hoje com problemas e um processo disciplinar, penso eu.

Nesse mesmo dia uma enfermeira chefe da minha instituição, estava a substituir grevistas das 8h ás 20h, cumprindo o turno que não estava no horário, mas que os colegas grevista assim decidiram e ela aceitou... estou a publicitar isto porque nesse dia falei casualmente com ela e observei o facto, tendo de imediato dado a minha opinião e, por outros fatores que mandam as boas práticas da ética não divulgar... Perdoem-me.

Enquanto andarmos nisto; SIM, MERECEMOS ISTO E MUITO MAIS...

CAROS LEITORES ESTÁ UM DIA LINDO E EU ESTOU DE FIM DE SEMANA PROLONGADO,NÃO POR MINHA OPÇÃO, MAS PORQUE SOU CHEFE E TIVE QUE FICAR DE GREVE; NO ENTANTO GARANTO A TODOS, DE QUE VOU REFLETIR SOBRE ISTO, Á BEIRA MAR. BOM FIM DE SEMANA. SEJAM FELIZES PORQUE TÊM O DEVER DE O SER!

 
LMPQO

Pela atitude se vê a natureza das tuas convicções, que nada tem a ver com quebrar paradigmas, antes com FICAR SEMPRE POR CIMA DA FORMA MAIS AUTORITÁRIA POSSIVEL.
Se fosse genuinamente por convicção NÃO FAZIAS GREVE E ASSUMIAS AS CONSEQUÊNCIAS!
E tratavas os colegas com educação, é assim que se começa uma conversa produtiva.
Reflete muito, bem precisas.

PA
 
Os piores inimigos dos enfermeiros são os enfermeiros, importa a razão de cada um, a verdade de cada um, a interpretação de cada um... medir forças. As hierarquias pouco "valor" representam, têm importância quando nos satisfazem a vontade ou nos facilitam a "vida". Será que desta forma nos fazemos respeitar? Estou de greve vou-me embora ficam assegurados os cuidados mínimos... que mínimos? quem é capaz de precisar e apontar, enumerar, objetivar quais são os cuidados mínimos? Os enfermeiros já não trabalham à tarefa, têm doentes à sua responsabilidade!!! Aonde estão os direitos do doente que deixa de ter um enfermeiro para si de acordo com dotações seguras e passam a partilhá-lho com mais 15 ou 20 doentes... estará em segurança?
Os enfermeiros até são remunerados quando em greve a assegurar cuidados "mínimos"(não serão de continuidade?). Quem perde e quem ganha?? Perdem os profissionais de enfermagem pela postura profissional e perdem os doentes que deixam de poder usufruir os seus direitos de doente na totalidade. Falamos sobre cuidados de enfermagem necessários 24 sobre 24h evidentemente.
 
Ao PA das06:07:00 da tarde,
Tenho a dizer que faço muita reflexão, sempre fiz. Cresci sempre com as criticas e reparos dos outros, mesmos os que não eram pela positiva. Procurei sempre mudar evoluindo. Atitude positiva caro leitor procuro eu todos os dias. O que mais vejo é "queixume", assim não dá, ninguém aguenta tanto queixume e pouca atitude. Já tive alguns desafios na minha vida profissional, pelas mais variadas razões fui alvo para abater, tenho a dizer que um dia (...) pois lá serei (...) abatida; tenho consciência; mas até hoje sempre me senti justiçada e nunca recorri a "truques" não tenho competência; sou mesmo genuína, limitei-me a defender-me, cumpri o meu papel o melhor que sabia e era capaz. Acredito piamente,que o tempo o dirá. Acredito, e espero que um dia possa ver a diferença, justa e adequada para a enfermagem; que poderá efetivamente não passar pelo que defendo neste momento, mas desejo que seja diferente e melhor do que se está a fazer agora e nomeadamente os do SEP. E ai; lá estarei para estar com a enfermagem.
 
Anónimo Anónimo disse...

Os enfermeiros continuam a fazer greves que nada têm a ver com os interesses da enfermagem. Mais não são, coitados, uns idiotas que se deixam manipular pelos interesses da CGTP/PCP comandados pelos camaradas destacados no sep José Carlos Martins e Guadalupe.
Continuem a fazer greves, alinhem em manifestações, agitem bandeiras!!!!

Os resultados estão à vista!
Quem consegue indicar um único ganho com tamanha agitação??? Tenho pena. Continuem...
 
Este post é no minimo tendencioso (para não dizer falacioso)

O que está por debaixo do rosa é o mais importante
E se o vencimento corresponde ao pagamento do subsídio férias / Natal (logo o dobro) ... e juntamente com ele vêm dezenas de horas extra ?! ... ou pagamento de SIGIC ou turnos de VMER ??

Sendo enfermeiro hospitalar (e pelos vistos pouco trabalhador para ter tempo para olhar (e muito) para o lado saberia que os vencimentos dos médicos, ilíquidos andam pelos 2500-3000 euros (claro está que será superior se no topo da carreira, se em exclusividade, etc)

Não atire areia para os olhos. E tenha vergonha (eu sou médico e nem eu nem os meus colegas andamos perto de recebir isso)


 
Pois:

Sou médico especialista e o meu talão de vencimento mensal não chega aos 1600 euros limpos, e como eu existem muitos mais colegas.
Quer também publicar o meu talão no seu site?
 
Publico,sim.
 
Enfermeira especialista em saúde mental e psiquiátrica

Concordo com o que os médicos escreveram aqui
Este talão de vencimento não revela o essencial
Para quem está familiarizado com os valores sabe perfeitamente que num mês de subsídio de férias um vencimento de um médico pode ascender sem qualquer dificuldade a este montante de 11 mil e tal euros sendo que o base será um valor de tabela bastante inferior
Contra isso nada
Não questiono valores se salários nem comparo profissões
Mas comparo direitos, direitos dos trabalhadores, direitos humanos e igualdade de direitos
Aqui já estamos a falar do essencial
Gostaria que todos os que comentaram aqui especialmente os médicos me digam o que acham de um médico por exemplo receber só de exclusividade o equivalente a um salário médio de um português e me expliquem o porquê de outras classes numa mesma instituição receberem zero pela mesma disponibilidade/compromisso profissional
Digam-me de vossa justiça algo que justifique isto pelo menos à luz da sanidade mental.
Já agora por falar em sanidade mental devo dizer-lhe colega LMPQO que se é enfermeira chefe não devia de ter tido a lata ou como dizemos aqui na nossa gíria a coragem descerebrada de ter escrito que "cada um tem o que merece, nós enfermeiros merecemos isto e muito mais" depreendendo eu que se o "isto" é mau o "muito mais" deve ser muito pior
Tanto mais que se é chefe tem responsabilidades acrescidas naquilo que diz ou escreve neste caso
Penso que não é coisa para um chefe desejar aos colegas e no fundo à enfermagem, muito menos em público embora tenha o direito à sua opinião claro isso ninguém lhe tira
É que o que refere sobre os princípios da greve parece estar correto dou-lhe os meus parabéns mas analisando o conteúdo e a atitude não se encontra correspondência
E no final volta a degradar a enfermagem novamente escrevendo "SIM, MERECEMOS ISTO E MUITO MAIS" no mínimo foi muito feio colega enfermeira chefe
Já dizia Albert Einstein que "Não há maior sinal de loucura do que fazer a mesma coisa repetidamente e esperar a cada vez um resultado diferente"
É que os loucos sempre refletiram não lhes adiantou foi nada por causa da própria condição da loucura
Aproveito para lhe contar a história breve de Ibrahim o Rei do Império Otomano
Estamos em 1600 e tal parece supérfluo escrever mas repito estamos em 1600 e tal
Tinha uma vida de luxos e orgias o tal Ibrahim
Uma vez curioso com o orgão sexual de uma vaca fez um molde das partes da bicha
Com ele na mão do género de sapato de cristal da Cinderela percorreu o reino até encontrar uma amante com as partes idênticas
Encontrou Sechir Para que pesava 150 kg
Após afundar o reino em dívidas foi deposto e enjaulado
A sua maior loucura foi uma vez que Sechir Para contou que uma das 280 concubinas do rei o tinha traído mas não disse quem era ela
Ibrahim mandou pôr as 280 mulheres em sacos cheios de pedras e afogá-las no mar
Já agora vale a pena refletir nisto e ser feliz ao mesmo tempo
 
LMPQO

Queixumes! Queixumes! Queixumes!
Quem não te conhecer que te compre!
A atitude positiva conquista-se, dando o exemplo. E tu, como chefe, fazes o contrário. Só alimentas esse queixume, isto que fazes tem razão de queixa!

De greve em greve, quem organiza e faz a luta vê a tua atitude piorar. A culpa não é do SEP, que tanto pareces desgostar, é da tua postura em fazer com que tudo corra somente à tua maneira. Se tens opinião diferente, faz favor de ser coerente, age conforme as tuas convicções, respeita as convicções dos outros, faz queixa onde e a quem te apetecer se vires alguma ilegalidade. Respeita e dá-te ao respeito!

Ninguém abate ninguém desde que o regime fascista foi deposto a 25 de Abril de 1974 PELO POVO, PELA DEMOCRACIA. Acontece que pessoas como tu se abatem a elas próprias, vítimas da própria paranoia, autoritarismo, ignorância, idiotice. Não sabem cumprir o papel de responsabilidade que têm, não cedem, não negoceiam, não respeitam os pares, tentam perverter a Lei, só querem mandar no mundo que as rodeia, só porque são CHEFES. Aproveitam o cargo de responsabilidade para exercer PODER nas equipas que dizem liderar. Infelizmente vejo disto todos os dias, por todo o país. Mas no teu hospital és mesmo "genuína", a única que arma confusões nesta magnitude. O teu percurso profissional assim o comprova. Não classifico como "truques", é mesmo asneira.

Continua com estas atitudes, deixa o tempo passar, garanto-te que a Enfermagem não ficará melhor. Essa Enfermagem que desejas não deve ser coisa boa. Espero não ver essa diferença que defendes, lá do alto do teu "pedestal".

Sê feliz, mas faz também para que a felicidade chegue aos teus pares. Reflete nisto.

Atenciosamente,

PA
 
Caro colega PA "De greve em greve, quem organiza e faz a luta vê a tua atitude piorar" é lógico não? Dava-te jeito que assim não fosse... Só não concordo com o termo piorar, mas okei. Era bem melhor para todos sem exceção(!)ficar quietinha no meu canto...E deixar a coação psicológica que fazem para levar as pessoas a fazerem greve... E se estiver na consulta melhor, pois aí o impacto será maior. Eu também acho mas temos que respeitar as convicções e decisões dos outros, não é? Até foi por isso que a nossa instituição "acordou" com o SEP que os Chefes como já afirmei aqui, não contam para os parâmetros mínimos, e já agora acrescento que também acordaram que não contam os enfermeiros que estão em "projetos" importantes para a instituição, não sei se todos mas pelo menos alguns. Peço já desculpa se não estou a utilizar a terminologia correta, e ressalvo que algumas enfermeiras até já trabalhei com elas, e acrescentam grande valor para a enfermagem.
Garanto que não vou alimentar mais esta discussão que não leva a lado nenhum...
 

" Sou médico especialista e o meu talão de vencimento mensal não chega aos 1600 euros limpos, e como eu existem muitos mais colegas.
Quer também publicar o meu talão no seu site?"

Estudasses! Não fosses para médico de família! :D

10.000€ não é para quem quer, é para quem pode!
 
LMPQO

Vejo que nada te fará mudar de atitude, motivas-te com as vitórias pessoais nas tuas guerrinhas e ficas satisfeita. O SEP não acordou nada com a Instituição que não sejam as regras já definidas, não há excepções, nem colegas de primeira, nem colegas de segunda. A Classe não merece isto!

Mas repara no seguinte: os médicos conseguem auferir os vencimentos que o Doutor Enfermeiro aqui mostra. E até renegociá-los. Contrariamente ao teu comportamento, sabem lidar com as diferenças uns dos outros. E assim têm o que merecem, isto e muito mais.

E como nada vai mudar por esses lados, certamente será desta que nos reencontraremos, no calor de uma greve (se e quando a houver).

Sejam felizes e estejam atentos.

PA
 
"Os Enfermeiros auferem vencimentos ridículos. É-lhes solicitado cada vez mais trabalho e responsabilidades em troca de um magro vencimento."

Mais trabalho sim, mas mais responsabilidade? Em quê? 1200 € para mobilizar doentes, cumprir ordens médicas e barrar creme hidratante é quase tanto como os 1500 € de um médico.
 
Olá colega LMPQO
Trabalho no HSM Lisboa e as vezes existem algumas confusões nos dias de greve.
Desculpe a minha sinceridade, mas não consigo entender muito bem a mensagem no seu discurso, é um pouco confusa.
Queria aproveitar a discussão fora do tópico para explorar essa forma diferente de encarar a greve e o papel de todos os colegas nela.
Gostava de saber qual o seu sindicato e quais as diretivas que ele defende para a greve.
Confesso que os delegados do SEP algumas vezes causam confusões entre os colegas, é sempre bom ver pontos de vista diferentes.
Obrigada.
 
Colega LMPQO

Li todos os comentários e independentemente das opiniões de cada um sobre a greve poderem ser diferentes há coisas que não o podem ser como por exemplo a integridade de cada um. Eu só gostaria de lhe questionar como explica um chefe à sua equipa de enfermagem que lhes desejou o pior, sim porque foi isso que escreveu, que os enfermeiros merecem isto e pior. Quanto a mim um chefe que diz isto não tem sequer condições para chefiar equipa nenhuma. Considero repugnantes as suas declarações. Bem haja.
 
Existem Enfermeiros que se limitam a estar numas consultas externas a fazer colheitas de sangue e a auferirem cerca de 2500 euros ilíquidos por mês. Já agora porque não se dedica a publicar estes escândalos também?
 
Os enfermeiros da consulta externa e cirurgia de ambulatório não fazem um boi o dia todo e ganham mais que eu.
 
"Os enfermeiros da consulta externa e cirurgia de ambulatório não fazem um boi o dia todo e ganham mais que eu"

Completamente de acordo
 
Os dos cuidados primários são tão mais ociosos que esses com a agravante de estarem sempre a mandar vir por tudo e por nada.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!