terça-feira, maio 19, 2015

#cassilda.ate.amanhã! #cassilda.vai.à.ordem!

.
Cassilda. Podia ser uma famosa pintura do mítico Leonardo da Vinci, mas não é. 
É a "Enfermeira"-Directora do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (onde chegou à martelada).
.
Já escrevi sobre a mesma e sobre o facto reunir de forma unânime consenso entre a classe de Enfermagem da instituição: não é apreciada pelos pares nem não fez obra na gestão. 
A Cassilda já se aposentou mas está a cumprir o resto do mandato. Enquanto isso, os Enfermeiros da casa riscam traços nas paredes para contabilizar os dias do fim.
.
Podia sair pela porta do mérito, mas escolheu sair pela porta menos nobre da profissão. Não tem a admiração de ninguém. Nem o respeito, sequer. 
Perseguiu alguns Enfermeiros, castigou outros (enviando-os para Alcatraz-Tondela), puniu os restantes e atormentou todos os remanescentes.
.
Há relativamente pouco tempo alguns Enfermeiros Especialistas procuraram junto do poder judicial o reconhecimento justo do seu percurso profissional: o reconhecimento remuneratório das suas funções. Venceram o caso na barra do tribunal e o Centro Hospitalar foi forçado a pagar o salário justo. 
A Cassilda poderia ter ficado orgulhosa pela conquista dos seus colegas de profissão; mas não. Transferiu-os para outros serviços onde não pudessem exercer as suas funções especializadas retirando assim o acréscimo salarial.
.
Agora, recentemente, um colega, já com quase dezena e meia de anos de experiência, foi admitido por concurso no Centro Hospitalar (exercia no norte). Foi despedido dois meses depois porque ia ser pai. "Se eu soubesse que ia ser pai não o tinha contratado" – 
explicou a Cassilda. A seguir estava na rua.
.
Como não podia deixar de ser, a Ordem dos Enfermeiros de Bastonário Germano Couto volta a impor um inédito na sua história – abriu um inquérito disciplinar à Cassilda. O primeiríssimo aberto a um Enfermeiro-Director (afinal o Bastonário deu à Cassilda um lugar na história da profissão!).
.
história não está na comunicação social por mero acaso...
.
Na primeira reacção ao mesmo, a Cassilda demonstrou desconhecer a legislação vigente relativamente à carreira de Enfermagem, o que não fica bem a um Enfermeiro-Director, convenhamos!
.
Todos sabemos que a vertente da Gestão está incluída na carreira, ou seja, quando assumimos um cargo de gestão, não deixamos de ser Enfermeiros, e, portanto, não pudemos fugir com o rabo à seringa da Ordem.
Enquanto o processo decorre a Cassilda anda a pensar o que inventar para se esquivar. 
A Cassilda está sozinha. Na solidão.

Comments:
A apagar comentários? Sim sr, estamos lá.
 
Caro Bloggista, a Cassilda não está sozinha... tem a irmã mais nova a seguir-lhe os passos... e pelos vistos aprende depressa! Tal como a "mana", chegou à martelada, à Coordenação de um serviço da instituição em causa. Pelo que parece a "raiz" está a ser plantada bem funda! Esperemos que surjam mais pessoas, como o João, a denunciar o comportamento vergonhoso das "manas" ou de uma só! Parabéns e Força! Os ENFERMEIROS daquela instituição merecem muito mais do que gente como a Diretora e alguns dos seus "servos"! Acreditem que até alguns dos seus adjuntos não vêem a hora do "reinado Cassildesco" acabar... enfim... os ENFERMEIROS do CHTV desejam o mesmo, com toda a certeza!
 
A Cassilda não está sozinha na Enfermagem. Há um autêntico espírito ditatorial na enfermagem em Portugal. As histórias multiplicam-se...
 
Em Portalegre tivemos um igual, chama-se José Ceia da Silva, uma verdadeira peste!
Foi capaz de captar o ódio de toda a gente! E um feito inédito, foi capaz de ter todos os enfºs chefes contra ele!
Como podem ver, há muitas Cassildas por aí espalhadas...
 

...que vergonha, esta "colega" é uma vergonha
 
Conheço bem o nosso colega João Guterres. Há uns anos, trabalhei com ele algum tempo. Pessoa integra, profissional dedicado e capaz.

A situação que por estes dias se tornou pública, deve exigir por parte de todos os organismos competentes, a sua devida actuação, na tentativa de se apurar todos os factos.

Espero que as responsabilidades sejam apuradas, de todos aqueles que não estiveram à altura das suas funções, e que também, os danos causados ao João Guterres, sejam reparados, dentro da medida do possível.


Incentivo outros colegas, que tenham situações similares, que exerçam a vossa cidadania na plenitude. Sei, por experiência própria, e por aquilo que me vai chegando no dia-a-dia, que este tipo de situações, são muito mais frequentes e vulgares do que possamos imaginar.

Estarei muito atento a este caso.
 
Vim para uma Usf e quem na prática a coordena é naturalmente uma médica, e nunca fui tão bem tratada como agora. Os enfermeiros, principalmente os chefes e diretores são os piores inimigos dos enfermeiros.
 
Os enfermeiros quando têm algum poder adoram armar-se em ridículos ditadores, sendo por isso das classes mais escravizados em Portugal.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!