domingo, outubro 05, 2014

1%

.
Recentemente fui convidado, a título pessoal, por uma classe profissional da saúde - os farmacêuticos - para as comemorações do seu dia internacional (no seu âmbito mais informal). 
Por entre uma panóplia de conversações, surgem sempre interrogações despoletadas pela curiosidade sobre os Enfermeiros. 
Lamentavam-se, resignados, da sua escassa pujança sindical, explicando isto pelo facto de representarem apenas 1% dos profissionais do sector. 
A certa altura, questionaram-me, intrigados: 
- "E os Enfermeiros? Porquê é que têm tão pouca capacidade negocial se representam a maior "força" da Saúde"?!

Comments:
Eles, mais uma vez estão enganados. Nós representamos a maior, ou uma das maiores classes na saúde, mas temos 0 capacidade negocial porque se piamos facilmente nos trocam. Quando os medicos piam o ministro da saude baixa a bolinha...
 
A resposta é fácil - porque não temos pessoas á frente das instituições " á altura " -só se preocupam com o umbigo deles ( Ordem e sindicatos ) ;

O DR.Enfermeiro nunca notou onde a enfermagem está ? Bateu no fundo.

Fiz greve, descontei 2 dois . O que houve para além dessa greve , onde está o resultado ? desconheço. Os enfermeiros estão cansados deste horario de 40 h não descansam - fazer M/N é dificil entrar as 8h sair as 15.30 voltar a entrar as 22 e sair as 8.30 assegurar turnos dos colegas que estão de licenças, sem serem recompensados - NÃO HÁ SANTO QUE AGUENTE-
Ninguem que está nas negociações, se é que o governo chama esta gente , não dão solução - Tambem acredito que estas pessoas que estão á frente dos sindicatos nunca tenham trabalhado no duro -

nota ( isto é um desabafo de alguem que gosta daquilo que faz têm orgulho de ser enfermeira e não têm segundo emprego )- flor
 
Exactamente por sermos muitos!
 
O SEP, apesar de ser um Sindicato afeto à CGTP/PCP, em vez de defender os enfermeiros prestadores de cuidados (os operários fabris hospitalares que trabalham por turnos 8 e 10 dias seguidos com banco de horas ilegal) preocupa-se no seu "Caderno Reinvindicativo" com o reconhecimento remuneratório dos especialistas, enfermeiros em funções de chefia ("Chefes" e "Supervisores"), Direção de Enfermagem e Avaliação de Desempenho. Com os ENFERMEIROS que "vergam a mola" e "espumam" depois de uma noite ou 12 horas de trabalho (com 4 folgas por mês no tempo de férias de Julho a Setembro) não se propõe rigorosamente nada.
O SEP comunista preocupa-se com a elite da Enfermagem: especialistas que representam 20% da profissão. E os outros 80% só servem para fazer greves e manifestações?
byJB@2014
 
Anónimo disse...
Eles, mais uma vez estão enganados. Nós representamos a maior, ou uma das maiores classes na saúde, mas temos 0 capacidade negocial porque se piamos facilmente nos trocam. Quando os medicos piam o ministro da saude baixa a bolinha...

10/05/2014 11:14:00 da manhã



Discordo totalmente!!!
Piamos com pouca capacidade negocial e com argumentos que têm apenas palavras, não têm conteúdo, não demonstram o real poder que temos...isto é, fraca comunicação.E com tanta fraqueza, facilmente nos tiram o tapete. Basta ver a atitude dos sindicatos é igual, pouca direcção e consistência, são só palavras de ordem.

AT
 
(JÁ TINHA PROMETIDO NAO VOLTARIA A ESCREVER NESTE BLOG)
Se por um lado, concordo com a Enfermeira Flor, por outro, não posso aceitar, pois não é de todo verdade, "...Também acredito que estas pessoas que estão á frente dos sindicatos nunca tenham trabalhado no duro". Posso falar-lhe da enfermeira Lurdes Moreira: Esta colega é minha amiga de infância, está no sindicato e defende-nos até à ultima.
Também fiz greve e custa-me pensar que não valeu a pena - sinto que vale sempre a pena.
O que acredito é que os enfermeiros deviam ser mais unidos, o que de facto não são. Não obstante, nem sequer possuímos hierarquias que nos defendam. (NEM SEQUER FALO EM PROTEÇÃO)
Quero acreditar que não nos dão importância porque, simplesmente não nos dão mesmo importância - ignoram-nos. Acredite que também me custa aceitar.
ACREDITE OU NAO, PARA ALÉM DE ENFERMEIRO, TENHO AINDA OUTRA PROFISSÃO - NESTA, SINTO-ME RESPEITADO, APOIADO E VALORIZADO. - SABE PORQUÊ? SOMOS DEMASIADO UNIDOS. ATENÇÃO: NAO FAÇO DUPLO EMPREGO, TRABALHO EM 2 AREAS COMPLETAMENTE DISTINTAS.
já reparou que o que mais se vê são enfermeiros a falar mal de si próprios? isto sim, é um verdadeiro flagelo, desrespeito e instrumentalização de nós próprios. Aliás, é nossa própria morte ontológica e, assim a enfermagem matou-se a si própria, essencialmente, por falta de um "si" que habita alguns enfermeiros. Note-se: não estou a universalizar premissas. Escrevi, "alguns"

Grato pela oportunidade,

António Patronilho
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!