sábado, agosto 02, 2014

Escandaloso!

.
Ao contrário de tudo o que se poderia prever, as vagas do curso de Enfermagem voltaram a aumentar. Contra todos os sinais e evidências! 
Todos conhecemos a dificuldades do mercado em absorver o actual ritmo formativo, porém, eis que, surgem as declarações do Prof. Alberto Amaral, Presidente do Conselho de Administração da A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior): "[Os Enfermeiros] serão absorvidos pela emigração"! Inacreditável! Isto contra todos os critérios que a própria Agência estabeleceu!
Um puro desperdício de centenas de milhões de euros à frente dos nossos olhos, num curso cuja actividade é incompatível para a inactividade e falta de experiência profissional!
.
Uma vez mais pagamos pelo passado! Há vários anos atrás, quando as vagas aumentavam exponencialmente, esse incremento era sucessiva e reiteradamente apoiado pela Bastonária Maria Augusta de Sousa (e companheiros de opinião: Jacinto Oliveira, Manuel Oliveira, Guadalupe Simões, etc)! O que pensavam eles?! Que se estabelecia um ritmo (louco) de formação (sem sequer a qualidade mínima exigível!) e depois, por magia, de um ano para o outro, tudo estancava?!! 
Qualquer um percebia que depois de estabelecido o passo formativo, muito teria de se lutar contra os interesses que se instalariam (e, efectivamente, instalaram)!
.
Neste momento temos o Bastonário Germano Couto lutar contra moínhos de vento, junto do Ministro da Educação, impondo repetidamente a sua opinião : "ou se contratam ou se encerra escolas/vagas"!
.
.
O Desemprego atinge valores "record", não há contratações no plano nacional e o plano internacional (que deveria contar apenas como um "opção não obrigatória", pese a expressão) é cada vez mais a única (e progressivamente mais escassa) alternativa para quem deseja ser Enfermeiro!
.
Ocasionalmente, o Senhor Presidente Alberto Amaral, exprime publicamente a sua preocupação com a desregulação do mercado, mas sempre com a tónica nos mesmos: os cursos de Medicina!

Comments:
É um gajo muito podre.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!