domingo, junho 09, 2013

Paradoxos.

.
Já dizia, entre amigos, um conhecido Presidente de um certo Conselho de Administração (Médico, por acaso): "é bom e seguro... desde que nunca utilizem o material em mim"! Interessante!
É possível, também, constatar uma outra questão "curiosa" - no passado mais recente, Enfermeiros e Médicos discordam um pouco mais do que o habitual...

Comments:
E todos os enfermeiros que se recusarem a proceder a utilizacao dos mesmo materiais serao sujeitos a accoes disciplinares e criminais..
 
Eu trabalhei em espanha nos maiores hospitais de madrid e nunca se aproveitou ou reutilizou estes materiais...ia tudo para o lixo nao porque nao se poderia descontaminar mas porque sao materiais de qualidade mt sensivel e mesmo os novos ás vezes nao funcionavam.
Segundo estou habituado normalmente uma atitude que veste uma pratica de economia sai sempre mais cara. Portugal é assim, quero ver se custa mais comprar a maquina de agrafos ou envia-la para alemanha para descontaminar e esterilizar. Digam la se sai mais barato. Cirurgiao que trabalha todos os dias operando as vezes sobre pressao horaria/complexidade cirurgica de certeza nao apoia esta medida.. de certeza que nao. Mais uma medida que só tem o consentimento medico (n cirurgioes) apenas porque tem sido amplamente beneficiados no que diz respeito ás exigencias egocentricas destes profissionais de saude.
 
Esse gajo que vá à M#%#!!
Administrador de meia tijela!!
 
Tiraram com uma mão, agora dão com a outra....
 
O nosso problema é cultural. Discriminação pura em razão da profissão. Há uma tendência do pensamento, ou um modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de profissões com nível académico igual e que se entendem distintas e superiores umas às outras... Há um preconceito cultural contra o nosso grupo profissional (e não só!) As Forças Armadas são o espelho desse preconceito e discriminação (Os Enfermeiros Licenciados não ingressam na carreira de oficiais). Isto são factos. Há um grupo profissional dominante que construiu um mito relacionado com a crença de superioridade e iniquidade. Esse preconceito e valores veiculados são aceites sem uma análise onto-axiológica do seu fundamento, propagando-se por influência da coerção social e se sustentando pelo pensamento conformista e culturalmente enraizado de que "sempre foi assim"...

JB


 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!