segunda-feira, maio 23, 2011

Editorial da Revista Nursing

.
(Clicar para ampliar e ler)

Comments:
Se por vezes há quem identifique semelhanças entre a nossa bastonária e as “vozes” do PCP, começa a ser evidente que o Enf. Germano se aproxima do Sócrates. Porque será?

“esmagadora maioria dos colegas não se reconhece com a OE”
Como chegou a essa conclusão? Consultou alguma sondagem ou tem o dom de adivinhar?

“não se trata de criticar ninguém”
Lol

“confundir atribuições da Ordem com as dos Sindicatos”
Meu caro: o estado da Enfermagem é tão negro, que é precisa a Ordem, os Sindicatos e todos os enfermeiros. Essa coisa de ver o papel de cada uma dessas instituições de forma estanque (separada) é que nos tem conduzido até aqui.

“baixos salários e dotações seguras”
Diga-me uma coisa: acha que o dinheiro cai do céu? Em Portugal há muito quem roube dinheiro ao Estado, mas o ordenado de 1200€ para um enfermeiro em início de carreira chega muito bem. Como enfermeira, choca-me mais que a Ordem dos Enfermeiros e Sindicatos nada digam sobre o facto de haver profissionais de saúde que ganham 24 horas de trabalho, mas que na realidade só trabalham 8 (ver o escândalo dos “bancos de urgência”). Quanto às dotações seguras: há enfermarias de medicina interna com 3 enfermeiros no turno da manhã para 30 doentes. Que fez o Enf. Germano quanto a isso?

“apoio aos enfermeiros gestores e especialistas”
Oiça lá: se há enfermeiros a quem se podem atribuir responsabilidades sobre o que se está a passar, são os enfermeiros gestores. Aliás, há muitos enfermeiros que já revelaram aquilo que verdadeiramente querem: fugir da prestação de cuidados… para ir ocupar cargos de gestão.
Essa é outra das histórias mais mal contadas aos portugueses: como é que um serviço com 25 enfermeiros precisa de um enfermeiro chefe e um segundo elemento, mais enfermeiros supervisor e director?
Quanto aos enfermeiros especialistas: se tiraram a especialidade para melhorar a sua actuação para com os doentes, bem-vindos. Se é para fugir do trabalho, fique com eles!

“instituições de ensino por falta de qualidade”
Está a falar da sua escolinha? Onde contribui para o desemprego na Enfermagem? Tenha vergonha!

“fizeram o melhor que sabiam”
Deixe-se de tretas homem! Diga-lhes na cara que já não pode com eles e que os quer ver pelas costas. Olhe, aí, estou de acordo consigo!

Cumprimentos,
Matilde (Lisboa)
 
Germano Couto escreve como se tivesse chegado agora, caiu do céu e viu a enfermagem.
Que no futuro vamos ter que encontrar caminhos diferentes que nos permitam colocar a enfermagem nos patamares que desejamos todos sabemos.
Mas como chegamos aqui se tínhamos traçado caminhos tão promissores?
O que fez para inverter isto, Germano Couto nos últimos 3.5 anos como presidente da SRN da OE e como vogal do Conselho Directivo? NADA a não ser promover a sua imagem com o nosso dinheiro.
Porque não cumpriu o que prometeu aos enfermeiros o que prometeu em campanha? PORQUE A SUA PREOCUPAÇÃO É A SUA CARREIRA POLITICA E NÃO A ENFERMAGEM.
Porque se fez acompanhar e apoiou o secretário de estado Manuel Pizarro que tanto mal tem feito à enfermagem e aos enfermeiros?
Germano Couto, já conhecido pelo rei do marketing, esbanjou durante estes anos o nosso dinheiro (só este ano vai gastar mais de MEIO MILHÃO DE EUROS, VEJAM BEM MEIO MILHÃO) com que resultados? Que benefícios para a profissão? Nada. Porque nenhum desse dinheiro foi investimento. ( ver relatórios e contas e orçamentos da SRN da OE)
Germano Couto engana permanentemente os enfermeiros, anda a circular uma campanha na net para solicitar a Germano Couto que se candidate a Bastonário, mas ele é candidato já fez várias reuniões da sua candidatura.
Enfº Germano a profissão tem que encontrar outros caminhos e desenvolver uma nova atitude, mas não adiante vir com falinhas mansas, com discursos demagógicos e populistas porque o Sr. só nos enganou uma vez.
 
Ora cuspir no prato que come...

Quem está no seio interno da OE vem falar assim...

Pronto, é candidato à presidência da OE ou não? Propaganda já a está a fazer...
 
Para quando o anuncio de candidatura a bastonário. Muitos enfermeiros assim esperam.
 
Não podia estar mais de acordo com o digníssimo colega.
Com os meus melhores cumprimentos e reconhecimento profissional,
João Balhau
 
Mais um artigo de quem defende a Enfermagem, os Enfermeiros e, em particular a qualidade dos cuidados de enfermagem ao cidadão.
A mudança na Ordem começa na construção destes juízos de valor sobre o presente, suportado em factos(documentos) escritos.
Assim se constrói um forte candidato...
 
Este sr professor de Enfermagem, dificilmente terá o meu voto e como está a situação prefiro votar em branco, não me revejo neste candidato nem na estrutura actual, acho que não dignificam a profissão.
Este é mais do mesmo, mais um que fez durante estes anos todos parate da estrutura e agora vem falar como se não tivesse culpa em nada do que aconteceu...
A ordem é dos Enfermeiros, rua com os professores, que fugiram a sete pés da prestação de cuidados, mas querem o protagonismo de ser bastonário (politicos).
 
Enf. Germano, continue a sua "política" mas dentro da Ordem onde está a ocupar lugar de destaque. Lá, pouco ou nada diz e raramente faz algo como tenta transparecer. De facto, enquanto membro também tentei ... não foi fácil! Já agora: o futuro bastonário (sim, escrevi bastonário) terá de ser alguém completamente "neutro" politicamente ou estaremos muito mal! O seu discurso tende a ser "socrático" ....... para Sócrates basta ou bastou aquele pseudo engenheiro que todos tramou!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!