sexta-feira, março 05, 2010

Carta ao PR.


(Clicar para ampliar)

Comments:
EU TB RECEBI ISSO
 
o conteúdo da carta?
 
Devia ser todos os Enfermeiros a escrever ao P.R.

Obrigado aos colegas que o fazem.
 
ainda não recebi nada

Quando começaram a enviar?

Micas
 
Apelo as enfermeiros a reflectirem no que ganharam com a greve e o que pensam ganhar com o radicalizar da greve. Expuseram uma classe tida como eticamente inquestionável da forma mais amadora que vi nos últimos anos, em manifestações que mais pareciam o cortejo da queima das fitas e que de decorreram em clima de festa. Não é assim que se consegue respeito nem é assim que se dignifica uma classe. Por outro lado, insistem numa perspectiva crítica a roçar o usurpar de funções a "autonomizar-se" da prática médica com um discurso que acredito nem aos próprios convence.

Não é a enfermagem eticamente questionável quando:

- Cria dezenas de escolas de enfermagem de qualidade duvidosa com o objectivo de enriquecer alguns enfermeiros?

- Multiplica-se o multi-emprego em enfermagem por forma a auferir volumosos salários quando existem inúmeros enfermeiros no desemprego? Os cuidados dos doentes não são afectados por esta brutalidade laboral?

- Critica-se a classe médica por regalias na prescrição e, na boca de alguns, pretende-se iniciar essa mesma prescrição para, supostamente, auferir dessas mesmas regalias?

- Defende-se com unhas o dentes o pré-hospitalar em que poucos enfermeiros ganham fortunas em regime quase de exclusividade limitando o acesso a este a outros enfermeiros?

- Procura-se usurpar, linearmente, funções exclusivamente médicas e boicota-se liminarmente a formação e progressão de técnicos em emergência por essa formação se entrecruzar com a de enfermagem?

O Pizarro não é acéfalo, obviamente que os TAE estão a ser usados como aviso a alguns enfermeiros. A questão é se não foi a própria enfermagem a criar as condições ideais para essa oportunidade, divorciando-se e enfrentando todas os outros profissionais de saúde, provavelmente com mais olhos que barriga.
 
O anónimo das 6:56.. apesar de algumas asneiras.. tocou na questão essencial. Acho que na enfermagem se anda a fugir para a frente, de uma forma díspar e um pouco "amadora" usando as mesmas palavras. Esta nova questão das especialidades em enfermagem... vem mostrar isso mesmo... uma cópia de fraca qualidade de modelo médico que apenas vem fragilizar uma formação de base cuja fraca qualidade limita as aspirações dos enfermeiros. A verdade verdadinha é que a maioria dos enfermeiros não percebe o porquê das coisas.. então de farmacologia: zero. Claro que têm farmacologia, fisiologia... um embuste. Toda a gente sabe que aquilo é mais para inglês ver do que para outra coisa. Enfermeiros que tiraram Medicina melhor que ninguém podem confirmar o que acabei de referir pois conhecem as duas realidades.
 
Governo repõe margem de lucro das farmácias nos 20 por cento

http://www.publico.pt/Sociedade/governo-repoe-lucro-das-farmacias-nos-20-por-cento_1425708
 
"...Notámos, no decorrer da reunião, que algo de estranho se passava no Ministério, pois, a desorganização e falta de concentração dos nossos interlocutores era por demais evidente,..."
CAROS COLEGAS NOTEM O DESPREZO QUE OS POLÍTICOS,ELEITOS PELOS CIDADÃOS DE PORTUGAL, TÊM PARA COM OS SEUS ANSEIOS,SUAS AMARGURAS SUAS EXPECTATIVAS ETC,ETC,ETC,ETC......
POR ACASO,SABERÃO COMO ISTO SE RESOLVE? NÃO PENSEM QUE É COM GREVES OU MANIFESTAÇÕES POIS ESTA CORJA DE POLÍTICOS JÁ PERCEBEU A APATIA QUE INVADIU O POVO PORTUGUÊS.A ÚNICA HIPÓTESE É ELEIÇÕES (MENSAIS SE NECESSÁRIO)ATÉ QUE SE ENCONTRE OS POLÍTICOS QUE SAIBAM RESPEITAR E DIGNIFICAR A PERSONALIDADE HUMANA DOS PORTUGUESES.NA LEI DO ABORTO FOI ASSIM,FIZERAM-SE REFERENDOS ATÉ QUE O "SIM" AO ABORTO VENCESSE,PORTANTO O PAÍS AGUENTA BEM COM ELEIÇÕES MENSAIS ATÉ QUE A BOSTA DE POLÍTICOS QUE TEMOS SEJA RECUPERADA E SE RESOLVAM REALMENTE OS PROBLEMAS DE PORTUGAL,SEM QUE OS PORTUGUESES SEJAM HUMILHADOS DIARIAMENTE.
 
Este último anonimo não é de certeza enfermeiro e como tal não venha para aqui dar palpites
 
SEP dá ultimato até 10 de Março, para envio de contraproposta.
 
Ó anónimo das 7:26,

Infelismente para quem precisa, há tantos enfermeiros que não sabem farmacologia, como padeiros que atiram o pão para o chão antes de o meter no forno, ou médicos que, sabendo tanto de medicamentos o que lhes aumenta a responsabilidade, prescrevem ao sabor das prendas ou, pior ainda, prescrevem mal. Como se explica a quantidade abusiva de antimicrobianos prescritos ao nivel dos cuidados de saúde primários? Como se exp+lica a facilidade com que se compra um antibiótico em qualquer farmácia, sem receita do médico? São os enfermeiros que são burros, não?

Não generalize porque os inteligentes não foram todos para medicina, nem houve uma onda que afastou os menos espertos da vossa profissão.
 
Fui um dos que iniciei esta ideia de fazer saber ao Presidente da República a nossa indignação, pensando tratar-se ele de alguém com consciência e compreensão para uma situação claramente ferida de razão por parte do Governo. Estava enganado. A resposta da Carta que enviei (assim como milhares de enfermeiros) não passa de uma "Chapa Cinco", que em nada nos respeita ou tem em conta. Desisto. Mais vale render-me à evidência: não valemos nada como classe para os políticos. Eles ainda nos consideram meros trabalhadores braçais, amorfos e sem força. O arrastar de reuniões assim o prova, o desprezo com que nos tratam assim o esclarece. Vou emigrar.
 
"- Defende-se com unhas o dentes o pré-hospitalar em que poucos enfermeiros ganham fortunas em regime quase de exclusividade limitando o acesso a este a outros enfermeiros?"
Por esta minoria de priviligiados, a Ordem saí do palácio e assume a defesa, enquanto os restantes agonizam.
 
eu tb recebi uma igual...

enf warchild
 
Olá boa noite.
Apenas gostaria de pedir a quem comenta as notícias deste blog que se identifiquem para que todos possamos saber quem está por trás destas opiniões. Somos todos crescidos e responsáveis, por isso, provem-no.
Obrigado, até já.
César Moreira - Enfermeiro
 
"Defende-se com unhas o dentes o pré-hospitalar em que poucos enfermeiros ganham fortunas em regime quase de exclusividade limitando o acesso a este a outros enfermeiros?"
Quem é que limita?
Só não há mais enfermeiros no pré-hospitalar porque as entidades (hospitais e INEM) não os contratam! Acham que são os enfermeiros que se contratam a si próprios? Eu fazia VMER e deixei de fazer porque mudei de hospital e não me fizeram contrato para continuar na VMER. Ficou a minha vaga em aberto e não foi contratado mais ninguém. No INEM a mesma coisa - saem enfermeiros e não são contratados outros. A culpa é dos enfermeiros? São eles que mandam nas administrações? Os enfermeiros cada vez têm menos voto em qualquer matéria, nem os chefes têm o papel de gestão que tinham. Antes de se comentar é preciso saber do que se fala. Ou então o pré-hospitalat pára por insuficiência de enfermeiros.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!