domingo, fevereiro 28, 2010

A sério?


"Um estudo (...) mostra um grande descontentamento do pessoal das USF (médicos, Enfermeiros, pessoal administrativo) em relação sobretudo ao trabalho das administrações regionais de Saúde (ARS). Já em relação ao Ministério da Saúde, o número de descontentes é praticamente igual aos de que concordam com o trabalho da tutela." link

Comments:
Fico admirado ao ver estes profissionais de saúde descontentes com aquilo que têm.
Estes profissionais (médicos e enfermeiros) tem sido tratados nas palmas das mãos pelas ARS e MS, têm tido tudo o que querem, desde novas instalações, algumas delas dignas dos melhores hotéis de luxo, que chegam mesmo a impressionar os mais sépticos, por isso virem-se queixar... não entendo!
Esta reforma dos CSP, não tenho dúvidas vai levar o SNS ao colapso total, pois estão a fazer-se coisas absolutamente desconexas e pouco compatíveis com um país em crise, onde urge controlar o investimento e dívida pública.
Vejamos, os Centros de Saúde foram divididos em unidades (USF, UCC e UCSP), o que implica que tudo seja dividido e... DUPLICADO.
Os utentes são divididos, a despeza e recursos são duplicados.
Concretamente, é inadmissível que a unidade A faça uma saída para domicílio de manhã e a unidade B faça também uma saída para domicílio de tarde, sendo que as duas casas (dos dois utentes) são uma em frente à outra, e isto acontece porque passamos a ter quintinhas onde antes tinhamos um centro de saúde. Agora passamos a ter cidades pequenas (30 000 utentes) com dois centros de saúde, isto porque as USF exigem instalações novas e luxuosas.
De que se queixam?????????
Se há dinheiro para esta fantochada de termos de contratar duas equipas de limpeza (pq temos dois edifícios), se há dinheiro para pagar incentivos milionários aos médicos para fazerem o trabalho deles e para fazerem os mesmo que os outros, então porque não haverá dinheiro para pagar uma carreira digna aos enfermeiros.
Enquanto não houver dinheiro para umas coisas então não pode haver para outras.
Anseio pelo dia em que os enfermeiros vão abrir os olhos e reivindicar com cabeça, quando vamos perceber que estamos apagar para meia dúzia encher a barriga, quando a população e as políticas de saúde vão perceber que esta reforma foi uma bomba atómica no pé.
Desafio alguém a apresentar um estudo acerca dos ganhos ou PERDAS económicas com a criação das USF. Se calhar até já há, mas não são divuldados.
Reafirmo que o dinheiro que se tem gasto com novas instalações e incentivos dáva para construir vários novos hospitais.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
Quem no outro dia esteve atento à entrevista do Primeiro-Ministro (com Miguel Sousa Tavares), ouviu um número, no mínimo, ARREPIANTE:

“O Governo gasta 400 milhões em pareceres jurídicos”.

No site
http://www.inverbis.net/sistemapolitico/governo-esconde-contratos.html
pode ler-se:
“370 milhões de euros inscritos nos orçamentos do Estado de 2005 e 2006 para «estudos, pareceres, projectos e consultadorias”

Palavras para quê?
Aumentos para os trabalhadores não há!?!?!
Para pareceres inúteis e estudos cujos resultados já todos desconfiávamos (como o que é apresentado neste tópico), não há qualquer restrição…

Grande nação a nossa!!!!!
 
Olá a todos..

Não posso concordar mais com o que o talibã das Beiras disse.

Para os colegas Enfºs, por mês há o prémio de 100 euros por cada carteira adicional, até ao máximo de 9 carteiras, que estão em funcionamento na grande maioria das USF modelo B.

Por mês são mais 900 euros para os colegas, a acrescer ao salário base.

No final do ano, cai um prémio de cerca de 3500 euros, caso as metas contractualizadas sejam atingidas...

Só desta forma se pode compreender o facto de nestas USF raramente se fazer greves...

Atenção, não critico o trabalho, importância ou os colegas, questiono apenas como é que anteriormente, as mesmas equipas noutro modelo (Centro de Saúde) andavam no "deixa-andar" e com este modelo, produzem, trabalham e fazem...

Justiça para todos, afinal somos todos ENFERMEIROS!!!
 
CAROS COLEGAS JÁ HÁ UNS MESES ATRÁS REFERI,EM UMA DISCUSSÃO EXISTENTE SOBRE USF'S,NESTE BLOG, QUE ESTES SERVIÇOS FORAM O MELHOR PARA O PAÍS,UTENTES,ORGANIZAÇÃO DOS CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS,PRODUTIVIDADE,REALIZAÇÃO PROFISSIONAL ETC,ETC,ETC,ETC.....
CLARO QUE A EVOLUÇÃO É DIFICIL DE VISIONAR,PARA OS VELHOS DO RESTELO,INVEJOSOS,RESSABIADOS E TODA AQUELA GENTE,QUE TEIMA EM ANDAR EM CARROÇAS PUXADAS POR CAVALOS,QUANDO NÓS JÁ NOS ENCONTRAMOS NA ERA DO TGV.COMO DISSE ANTERIORMENTE NÃO SOU NUNCA FUI E JAMAIS IREI SER SIMPATIZANTE DO PS,MAS NO ENTANTO ACREDITO - E A HISTÓRIA O DIRÁ - QUE AS USF'S FORAM A PEDRADA NO CHARCO NO SISTEMA NACIONAL DE SAÚDE.
PARA AQUELES CUJA INTELIGÊNCIA SÓ SERVE PARA TRANSPORTAREM EXPLOSIVOS À CINTURA,PACIÊNCIA POIS A CARAVANA VAI CONTINUAR A PASSAR.
 
Será que os 3500 euros ano divididos por todos os enfermeiros da USF dá alguma coisa?

Contentam-se com muito pouco.

Tenham juizo - na minha não recebemos nada e é modelo B e quem dita é o Coordenador medico e nos cumprimos.

Estamos cansados e vamos desistir, só serviu para nos deorganizar e desagrupar os enfermeiros.

Talvez seja esse o objectivo.
 
Nas USF não há horários do género das 9 às 16... Tem-se que assegurar das 8 às 20h. Não há horas extra. Não se sai todos os dias às 16h.

E a equipa tem que apresentar resultados, que dependem do trabalho de todos, o que reforça ainda mais o trabalho de equipa.

Os inquértos de satisfação dos utentes são esclarecedores na diferença de cuidados e serviços. E contra factos não há argumentos. Nas USF modelo B ganham mais? Pudera, também trabalham mais.
 
Realmente, a serio??!...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!