domingo, novembro 08, 2009

Top 100!


Foram eleitas as 100 melhores instituições de saúde para exercer, no Reino Unido (link).

A Enfermagem desde logo aparece em grande distinção. As melhores instituições são geridas por Enfermeiros, a começar pelo primeiro classificado (Benenden Hospital Trust), cuja directora é uma Enfermeira (Jane Abbott). Em várias instituições o sector de Enfermagem faz a diferença, outras, conseguiram a sua distinção exclusivamente à custa dos indicadores de Enfermagem.

Na categoria "Top healthcare employer for Nurses", o vencedor foi Queen Victoria Hospital NHS Foundation Trust.

Comments:
Você está a delirar. Não diz em lado nenhum que a senhora é enfermeira.
 
É só conferir no link. Jane Abbott é uma personalidade conhecida do NHS.
 
pronto, e continuam a visitar este blog não enfermeiros com o único objectivo de minar a enfermagem..!
 
O Sistema Nacional de Saúde Português tem vindo a degradar-se substancialmente porque as políticas económicas , as políticas de gestão e de recursos humanos desse mesmo sistema , visam única e exclusivamente manter a mediocridade .
Sob a bandeira da confiança política têm sido nomeados pseudo-gestores que de gestão nada sabem (salvam-se algumas excepções) e que apenas vão fazendo uma gestão corrente por tentativa e erro sem opções e sem planeamento , mal ajustados às necessidades das populações em geral e sem terem em conta a multiplicidade de recursos , que embora escassos , têm de ser geridos com rigor e isenção.
A sem vergonhice e a ignorância são premiados com a continuidade nos cargos visando única e exclusivamente manter o status quo de um monte de inoperantes , que servem de trampolim para determinados indivíduos , gestores de lobbies corporativos e sem experiência e know How ao nível do gerencialismo das instituições de saúde . Poupa-se no farelo e gasta-se na farinha o erário público sem que haja mecanismos sérios de avaliar a fraca performance e os prejuízos decorrentes da falta de conhecimentos e de habilidade de gestão.Os prejuízos estão à vista.
Está mais que provado que os Médicos não sabem gerir porque a formação deles não é consentânea com a gestão das instituições de saúde.
Ao nível das instituições de saúde , é vergonhosa a situação de desnorte que grassa , com a bênção dos governantes . O miserabilismo das intervenções apenas têm penalizado quem durante anos deu provas de organização e de boa gestão dos serviços. Esses profissionais de saúde deram voz ao preconizado pela OMS , com provas dadas e com a melhoria dos indicadores de saúde da População. O ciúme infantil fez com que fossem arredados da gestão dos serviços e substituídos por Médicos que se têm aproveitado desses indicadores criados pelos enfermeiros , para mostrarem o trabalho do qual não são os protagonistas.
Enfermeiros ao Poder. Os cuidados de saúde primários que incidem essencialmente na promoção da saúde e na prevenção da doença , têm de voltar a ser geridos pelos Enfermeiros , têm de ser entregues aos Enfermeiros , para que não se transformem os cidadãos sãos em hipocondríacos irreversíveis e para que aqueles que realmente estão doentes sejam encaminhados e triados devidamente para os médicos a fim de cuidarem da doença para a qual estão verdadeiramente vocacionados. É triste assistir ao papel de clínicos gerais armados em médicos de família ,na actuação em campos de especialidade que não dominam ou que dominam de forma insuficiente , e triarem , muitas vezes mal , os doentes para as unidades de cuidados diferenciados.
Já nem sequer falo dos riscos que os Enfermeiros em Portugal correm , decorrentes do exercício profissional , com as condições de trabalho inumanas a quem tudo é exigido e que são o garante , mesmo em condições excessivamente adversas , da qualidade da prestação dos cuidados de saúde de que muitos outros se apropriam indevidamente.
 
... Hospital Trust.
Interessante de facto, o termo confiança associado...
 
... Hospital Trust.
Interessante de facto, o termo confiança associado...
 
Jane Abbott:
..."She began her nursing career training at Guy’s Hospital and later specialised in renal care."
 
Caro DE todos estes posts são muito interessantes mas, e a carreira ou melhor as negociações para discutir a grelha salarial bem como as progressões? O que é que os benditos sindicatos andam a fazer? A FP já tem reunião marcada com a ministra da educação e nós do que é que estamos à espera? Quando todos os hospitais estão a contratar pessoal com medo da gripe não seria agora o momento ideal para exigir uma reunião, reivindicar o que nos é devido e partir para formas de luta mais acutilantes?

MM
 
Emprego
Mais de 500 enfermeiros saem do País
por DIANA MENDES Hoje DN
 
Convido À leitura do ultimo post no cogitare :

Mais de 500 enfermeiros saem do País com Ordenados Milionários…E em Portugal não se contratam Enfermeiros ??
 
E a carreira já partiu?
 
Teremos que esperar mais 4anos para se voltar a falar sobre a carreira. Excelente tatica negocial:)
 
aqui recolheram-se assinaturas pela destruição da carreira. Conseguiram. Então agora, não está tudo bem?
Gostava que responsáveis da beleza de carreira e a Ordem, descessem do Olimpo e fossem ao terreno ouvir os Enfermeiros, sem os alunos a encher as salas de reuniões para profissionais.
 
Que é feito das mais de 10000 assinaturas da Petição online pela Carreira de Enfermagem???

Estão com medo de as utilizar?

Estamos todos à espera de quê?
 
Porque é que os enfermeiros portugueses são valorizados fora de Portugal?

Talvez esta notícia venha reforçar o argumento de que é pela formação que levam de Portugal.

http://www.forumenfermagem.org/forum/index.php?topic=5694

Em termos de exigência qualificação académica estão pelo menos 10 anos atrás de nós para a licenciatura como formação de base(ou então 20, se considerarmos que Enf. entrou como curso superior em 1988), em termos de nível único de acesso á profissão estão 30 anos atrás de nós.

E o desenvolvimento de competências centrada na prática clínica? é algo que neste momento é usado como contra-argumento à reforma. Irónico!

Aquilo que é o passo em frente em Portugal, em Inglaterra parece estar a funcionar como argumento para travar o necessário ganho de estatuto cientifico-profissional.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!