terça-feira, outubro 06, 2009

"Médicos cubanos explorados pelo SNS"!


"Quarenta e quatro médicos vindos de Cuba estão a exercer, todas as semanas, 64 horas de trabalho em Centros de Saúde do Alentejo e Algarve, por apenas 300 euros mensais. São obrigados a tal, têm o controle da embaixada e não podem ter folgas" link

É invulgar, em Portugal, a mesma linha conter as palavras "Médicos" e "explorados", mas, a existir, logicamente acontece apenas a estrangeiros. A Ordem dos Médicos embirrou com os cubanos... mas também não interessa. O que me chamou a atenção nesta notícia foi o alarmismo que decorreu da situação relacionada com exploração.

Neste momento, juntamente com o flagelo do desemprego (o maior da Enfermagem!), os Enfermeiros são exploradissímos, com remunerações descabidas, fruto do desinvestimento na Saúde, da poupança errada e de um ódio anti-Enfermagem que sobeja há tempo a mais. Desde 1 euro/hora (sector privado) a 3,25 euros/hora em instituições hospitalares por intermédio de outsourcings, passando pelo trabalho gratuito, a exploração floresce... mas ninguém fala. Mas quando 44 Médicos são explorados (?), a preocupação é grande. A restante classe está bem: 25 euros/hora a cobrar por sono solto (50 só para estar acordado, e 70-80 para escrever alguma coisa...) é bom negócio, não culpo ninguém. Os Enfermeiros é que estão humilhados, mal pagos, pressionados a tudo por um emprego miserável. Neste preciso momentos mais de quinze (15) mil almas são estudantes de Enfermagem. Quinze mil...
Façam contas para os próximos 10 anos...

Comments:
Estimado DE peço-lhe que faça um paralelismo entre os nossos vencimentos e os da restante União Europeia, como fez com os professores.
Daria um excelente post!
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível!
 
Os médicos cubanos não têm o direito de aldrabar e dizerem que estão a ser mal pagos, por duas razões:
1 - porque são cubanos e não médicos, pois da nossa medicina, boa ou má, não percebem pívia;
2 - porque são um subproduto do Estado Cubano que os contratantes negociaram pelo preço que é pago em €€ e não em pessos não convertíveis.
Sairam da clausura já é uma grande coisa.
Se não estão bem que vão para a terra deles.
Servem para aldrabar a política ainda mais aldrabona do actual governo que mede a eficácia dos cuidados primários pelo número de consultas que os médicos à portuguesa fazem e os cubanos tentam imitar com a ajuda de um colega esquerdalho qualquer, seja PC ou BE (beato).
Vão para a terra deles porque daquilo já cá temos muito. Além disso os Alentejanos merecem coisa melhor...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!