domingo, outubro 11, 2009

Como roubar os utentes?


O altruísmo era tanto que...
.
"Farmácias vão cobrar testes e conselhos" link

Pensava que o preço da venda dos "produtos" já incluía os tais "conselhos". Pelos vistos ainda querem explorar mais. Depois de tudo o que te acontecido, os farmacêuticos estão a pisar a linha do ridículo. Primeiro, usam farmacêuticos (hospitalares) descartáveis para publicitar tampões higiénicos.
Em seguida, arrebanham a administração de injectáveis de forma ilegal fazendo-se de esquisitos... mas fazem pulicidade em tudo o que é canto.
Metem cartões com pontos nas farmácia, tipo gasolineras.
Abrem autênticas feiras da ladra para avaliar PSA's e outros parâmetros analíticos. Quando se abordou a possibilidade dos Médicos dispensarem fármacos nos seus consultórios, fizeram um autêntico circo, mas no lá farmaceiral gostam de brincar aos Médicos e aos Enfermeiros...
.
Os utentes ficaram agora a saber que nos Centros de Saúde podem fazer tudo isto... gratuitamente e com uma qualidade assistencial superior prestada por profissionais competentes.

Comments:
Eh pá, a coisa não deve ser assim como a pintam. Acho melhor contarem a história toda direitinha. Não se atirem logo aos farmacêuticos como cães famintos, só porque um imbecil qualquer, aposto que com uma barba ridícula, mais uma vez teve uma ideia luminosa.
Alguém está a seguir a velha máxima: "o que importa é que falem de mim, nem que seja para dizer mal"
 
Os testes, penso que sempre foram cobrados (já que a indústria de dispositivos de DIV não os deve fornecer de borla). Quanto aos conselhos, também anda por aí muito médico, enfermeiro, advogado, bancário, consultor etc a vender banha-da-cobra a preços exorbitantes e toda a gente acha isso normal. Além disso, esse tipo de procedimento está previsto na legislação que regulamenta a actividade farmacêutica, pelo que é tudo uma questão de verificar em que moldes é aplicada.
 
Ó caro Doutor! uma vez mais está a denegrir a sua imagem. Apareça, discuta, torne-se um SER CIENTIFICO que também precisa de dinheiro para viver. Como já lhe disse anteriormente, os farmacêuticos tem uma formação superior, alias, uma muito boa formação. O Dr Cordeiro, como toda a gente, tem defeitos, mas também tem muitas qualidades, uma das quais ser uma pessoa poderosa e culta, passando muito longe dos "Enfermeiros de renome" que de classe não tem nada.
Como sabe, e é fácil de constatar, não podemos alimentar guerras estúpidas e sem fundamento. O Senhor é um frustrado com cultura superior, que tenta fazer da enfermagem um ser superior. Não estamos muito longe deles, mas ainda nos falta um pouco, isto porque, para alem de alguns de nós serem cultos, há uma imensidão de colegas que são culturalmente e socialmente seres limitados. e todos nós sabemos que sim!!! Podem começar por olhar para a bastonária!
Ainda vamos ser os profissionais que só se passeiam em grupo, e que só por favor se sentam na mesa dos médicos...e alguns ainda pedem para levar o tabuleiro...
 
Isto já acontece no reino unido há bastante tempo em serviços especializados na farmácia. Um que está na moda é a consulta de MUR (Medicines Use Review). É verificado se o doente sabe a posologia, a forma como toma, se a formulação é a mais adequada, se há interacções ou reacções adversas, se é necessário adequar a terapêutica etc. O serviço é comparticipado pelo estado, e com certeza com ganhos em saúde, o NHS é eficiente.

De certeza que não é assim: "quer a aspirina com ou sem aconselhamento?"

Também não é preciso fazermos-nos de estúpidos.
 
Se calhar, como faz connosco, também devia falar do contexto desta situação noutros países. Por outro lado, parece-me completamente legítimo cobrar as consultas, como o fazem todos os outros (incluindo enfermeiros); afinal de contas as farmácias não são instituições de caridade... caso contrário seriam enfermeiros a trabalhar lá e não farmacêuticos, dado haver tantos a trabalhar de graça (e outros mais perto disso), e que gostam de trabalhar por "caridade ao coitadinho do doentinho". DE, devia deixar de lado estas quezílias com os farmacêuticos que o fazem perder a objectividade e tomar os farmacêuticos e muitas das suas acções com visão de futuro como um exemplo do que é defender a classe, dar-lhe visibilidade (como é o caso relatado) e colocar os seu profissionais num patamar bem acima do nosso para a população em geral, como bem sabemos.
 
enquanto os farmaceuticos evoluem nos enfermeiros regredirem... se calhar e este tipo de iniciativas q deviamos ter tb!!! e pena e q n tenhamos capacidade organizacional nem economica para tal.
 
Isso quer dizer que quando eu fizer uma pergunta, vão responder-me: pague primeiro?!

Se eu cobrasse de cada vez que falo com um EE ... aiss...

:)
 
O DE em vez de se preocupar com os (muitos) problemas da classe de enfermagem, prefere passar o tempo a assobiar para o lado e arranjar inimigos externos, reais ou imaginários, nas outras classes profissionais. Não me parece que as suas opiniões façam alguma mossa em nenhuma delas; antes pelo contrário, todas vão levando a água ao seu moinho "enquanto os cães ladram e a caravana passa".
 
Embora seja enfermeiro, admito que os farmaceuticos tenham direito a propor semelhante proposta, mas só em farmacias privadas, e desde que tenham formação idonea para a actividade sugerida....e isto tudo que disse tb se aplica a nós enfermeiros.
Um conselho dado, em contexto profissional, é tão merecedor de pagamento como uma técnica instrumental ...!!!
 
-Então este tenho que tomar mesmo quantas vezes por dia?

-São 5 Euros pela resposta quer mesmo saber??

-Eu prcisava mas acabei de gastar todo o dinheiro que tinha nesses medicamentos.

-Então vai ter que me desculpar mas tem que tomá-los ao calhas.
 
a divína comédia...
 
Os enfermeiros vão sempre ser os benemeritos... Os que não querem dinheiro... Porque acham que o que fazem tambem não vale esse dinheiro...
 
Já tenho vergonha de ler esta má lingua Dr. enfermeiro.
Isto não dignifica a classe de Enfermagem.
Tenho as minhs duvidas se estas coisas não sao cambalacho com o Azevedo.
Cantigas de maldizer.
Vou deixar de frequentar este blog.
 
Ate' considerava este blog um sitio agradavel de se frequentar pelas questões susceptiveis de reflexão. Mas ultimamente isto mais parece um ataque individual aos farmaceuticos do que outra coisa qualquer. Se nao ha' nada para dizer, que nao se diga.. Volte ao antigamente e todos nós Enfermeiros, e não só, sairemos a ganhar. Cumpz \o
 
Meus caros amigos, "colegas", estimados,
Quanta modéstia no vosso (de alguns) discurso. Quanta moderação e empatia por uma classe(??!!!) - das farmácias - que de sensato, moderado e empático nada, mas RIGORASAMENTE NADA tem sido na sua conduta. Pelo contrário, não perdem uma oportunidade para empreender esse comportamneto que vós veemente tomais como desnecessário, descabido e doentio, que é o de instigar, espicaçar e provocar.
Porquê respeitar quem no alto do eu pedestal não se dá minimamente ao respeito?
Esta (mais uma...) vergonha, não me espanta, DE FORMA ALGUMA, vindo de quem vem. Mas que porra, se o pobre do enfermeiro cobrar ou "ousar" cobrar pelo aconselhamento que faz é de gatuno para cima. Mas já estes "compadres", de tão altruístas que são, se o fizerem são tidos, pasme-se, como cultos, com formação superior, diria superlativa, como gente honesta.
E o que mais me espanta são as "conclusões" e as derivações opinativas vindas de quem elaborou "uma espécie de estudo" ENCOMENDADO pela anf. Até lá se encontra um jurista que até diz que sim, e que é o correcto, que é o que se passa no resto da europa.
Ora gaita, será que a nossa Ordem não poderia encomendar um estudo semelhante a estas mesmas personagens (especialistas)?? É que só neste país é que uma classe profissional é descriminada em relação às demais (todas).
Ainda se pode ler no DN a seguinte enormidade: "...é nestes profissionais que assenta TODA A PREVENÇÃO DA DOENÇA..." - fim de citação PORRAAA.
VÃO TOMAR NO BUEIRO cara..o
 
Estou de acordo com o colega Hugo Roque, em todo o seu desabafo.
Se eu fosse cobrar por todos os ensinos que faço, "conselhos" que dou e dúvidas que tiro aos meus doentes e a todas as pessoas que vêem ter comigo, estava MILIONÁRIA.
Pois se assim for, a OE tem que regulamentar quais os ensinos pagos e os que são a titulo de voluntariado.
Valha-me santa ignorância destas cabeças pensantes.
 
Só não entendo qual a duvida... Parece que o problema é nosso! Acho muito bem que os farmaceuticos façam render os seus conhecimentos... claro que gostava de poder fazer o mesmo com a enfermagem...mas, os caros colegas, teimam em achar que o dinheiro não faz falta e que se deve fazer de borla... Por estas e por outras, é que a enfermagem tem o fim á porta! Meus caros, sem dinheiro, nada feito... O teso não tem PODER!!!!!!!!!!
 
O mundo está louco... Acho que faz parte das competencias do farmaceutico dar conselhos sobre a medicação que vende, caso contrario nem precisava de ter a tal formação superior... Qualquer pessoa sabe ler uma receita e ir buscar a caixinha correspondente!! Agora se faz parte da competencia deles porque é que temos que pagar mais??
É ridiculo no mínimo!!
E mais ridiulo é achar isto normal.....
 
tb faz parte das competências do enfermeiro prestar cuidados de enfermagem... então pq é q têm de ser remunerados?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!