terça-feira, setembro 22, 2009

Ordem dos Enfermeiros interpõe acção contra usurpação de competências!


"A Ordem dos Enfermeiros interpôs junto do Tribunal Administrativo uma acção administrativa comum contra a “prática ilícita e usurpação ilegal das competências dos Enfermeiros” a propósito da administração de vacinas por “profissionais não legalmente habilitados” nas farmácias.

Em comunicado, a Ordem dos Enfermeiros explica que tomou esta atitude por entender que “tal situação foi e é susceptível de lesar o interesse colectivo da comunidade a que os Enfermeiros estão vinculados pelos seus valores e quadros legais e éticos”.

A acção administrativa comum foi igualmente dirigida contra a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), enquanto “entidade administrativa reguladora do sector a quem compete intervir e adoptar as medidas administrativas necessárias e a pôr termo a àquela prática ilícita e lesiva”.

A acção da Ordem dos Enfermeiros surge após ter tido “conhecimento de farmácias em que a administração de vacinas foi efectuada por farmacêuticos ou técnicos de farmácia”. Apesar de reconhecer que “a possibilidade de a vacina contra a gripe sazonal ser administrada em farmácias está prevista por lei”, a Ordem dos Enfermeiros recorda que “os cidadãos que optarem por essa via devem solicitar que a administração de vacinas, assim como de outros medicamentos prescritos pelos seus médicos assistentes, seja realizada por Enfermeiros”.

A Ordem recomenda ainda que “os cidadãos escolham apenas as farmácias que integram Enfermeiros nas suas equipas multidisciplinares, os quais, dentro de um conjunto alargado de intervenções de enfermagem, prestam primeiros socorros, administram medicamentos e vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação”." link

Comments:
Finalmente uma acçao concreta...Espero que tenha resultado visivel.
 
Até que enfim que a ordem começa a acordar do seu estado de hibernação!!!!!!!!!!!!!!
 
Sempre que ouço enfermeiros falarem de usurpação de funções dá-me uma vontade de rir... os "eternos ladrões" a queixarem-se que foram "roubados"...
 
Acordaram tarde.
Quando houve enfermeiros/as a formar os farmacêuticos em injectáveis deviam ter actuado.
Nem que fosse instaurar processo disciplinar aos/ás formadoras.
Mas para processo disciplinar ainda estão a tempo.
 
E depois acontecem situações de choque anafiláctico de uma criança (a quem foi administrada vacina da gripe) em plena farmácia, em que uma farmacêutica (imensamente competente, imagino....) nem sequer queria chamar o INEM! Aconteceu! Em Aveiro!
 
Esta mensagem também deveria passar na comunicação social.
 
Agora??
Realmente, que gentinha ridicula, lá no poleiro, eles querem que a classe se lixe e bem lixada.
querem lá eles saber de quem trabalha.
 
isso não deveria ter sido feito o ano passado???!!!!!!!!!!!!!
agora, até parece que já é normal levar a vacina na farmácia, já agora fico já despachado...
 
A Ordem deveria deixar de se preocupar com o facto de os farmacêuticos administrarem ou não vacinas, e preocupar-se com os problemas reais dos Enfermeiros (carreira, etc...).
Afinal de contas, um doente que necessite de Enoxiparina diariamente, ou um diabético que necessite de insulina, é o próprio doente ou um familiar que diáriamente faz essa administração.
Quer dizer, no serviço fazemos ensino ao doente/família sobre o modo de administração e por outro lado temos a Ordem dos Enfermeiros a processar o familiar dessa pessoa porque está a usurpar as funções dos enfermeiros!!
Tratem dos nossos problemas e deixem-se de tretas c......o!

Os sucessivos governos andam a brincar à "apanhada" com os enfermeiros e não há ninguem com tomates para parar com isto???

O governo e essa ministra precisavam de uma boa lição por parte de todos os Enfermeiros.

Agora vão marcar mais um encontro para depois das eleições, depois porque vem aí a apanha da castanha, não dá, tem que se marcar novo encontro. Depois vem o Natal e tal, só para o novo ano...e esta merda não tem fim.

Quanto tempo nós enfermeiros vamos deixar isto andar assim? Quanto??

Estou farto de fazer turnos, feriados , noites, Natais, etc, etc, e não ver o meu esforço recompensado. Muito pelo contrário. Cada vez me exigem mais merdas e merdinhas para quê?

Sei que muitos de vós se sentem assim e é frustrante ver que quem pode fazer alguma coisa não faz nada.

Estou f....o com esta palhaçada toda.
 
Volta a censura ao seu mais alto nivel...
 
que tal uma acção judicial contra o nosso estado, por nos ter enganado, fazer-nos ir tirar a licensiatura (em escolas reconhecidas pelo estado) e agora não nos considerar como licensiados, com direitos iguais aos outros licensiados da função publica
 
gostei dessa ideia. e ate ja me tinha lembrado disso - publicidade enganosa- mas nao acho q resultasse em algo...mass era digno de se ver ...o estado sentado no banco dos reus....havera algum advogado maluco por ai??'
 
Eu sou diabetico e no outro dia tive uma hipoglicemia e a minha avó deu-me uma injecção que tinha no frigorifico e salvou-me a vida, por favor não a mandem prender que eu gosto muito dela...
 
Eu sou diabetico e no outro dia tive uma hipoglicemia e a minha avó deu-me uma injecção que tinha no frigorifico e salvou-me a vida, por favor não a mandem prender que eu gosto muito dela...
 
Eu sou diabetico e no outro dia tive uma hipoglicemia e a minha avó deu-me uma injecção que tinha no frigorifico e salvou-me a vida, por favor não a mandem prender que eu gosto muito dela...
 
à Ordem a fazer algo que não seja congressos de bió-ética relacionada com as holisticas do cuidar do ser pessoa?!?!?!?!?! Será da Gripe A?!?! Estranho!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Quem faz o controlo glicémico nos lares? Quem assegura administração de insulina, nas 24 horas? Tanto que temos deixado fugir. E os cuidados de higiene e posicionamentos a doentes com soros...
 
"maltadobarreiro disse...
que tal uma acção judicial contra o nosso estado, por nos ter enganado, fazer-nos ir tirar a licensiatura (em escolas reconhecidas pelo estado) e agora não nos considerar como licensiados, com direitos iguais aos outros licensiados da função publica"

Se tirou uma licensiatura é obvio que o estado nao lhe considera um licenciado!e mais obvio ainda e que o estado nao lhe paga como um licenciado! Acorda homem! O grau que possui e uma LICENCIATURA! e nao LICENSIATURA!
meu deus eu tinha vergonha..
 
MALTADOBARREIRO, anónimo das 3:08 e FS estou não a 100, mas a 1000% com vocês em relação à nossa querida ordem!!!!
andamos a ser ridicularizados este tempo todo, mas disso não se lembraram eles!
Esta ordem, envergonha!
Esta ordem apenas suga!
Esta ordem não é ordem, mas (des)ordem!!!!

"Morra a ordem, morra pim..."
 
Exmos srs iluminados..penso que isto foge um bocadinho ao assunto mas faz-me lembrar..k alguns enfermeiros têm sido processados pelo mesmo motivo, quando sem kk competencia exercem funções dos cardiopneumologistas.. No que depender de mim..pa além dos já processados haverao mts mais.. :) Hje sou feliz e dou graças a Deus por nao ser enfermeira. Espero nunca levar nenhum processo por limpar o meu cu..já que é uma função da dita "enfermagem.."
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!