sexta-feira, abril 10, 2009

Os Enfermeiros são feios...


Bastou a minha pessoa (quem me manda a mim meter-me nestas infantilidades?) fazer um breve comentário (sobre a última polémica sobre as farmácias) num blog endiabrado, que logo emergiu a fúria (que raia uma frustração atípica) dos farmacêuticos. Uma raiva verdadeiramente colossal, como tal, lá desceram o doutos em manada em direcção a este blog. Fartaram-se de comentar, mas claro, cada qual era um tamanho asneiral (vejam, os Enfermeiros sabem rimar!), que, infelizmente, no processo de moderação, todos foram direccionados (directamente) para o caixote do lixo. Eram, seguramente, muitos.
Como tapei esse topo do cano, viraram-se para o meu e-mail numa debandada sem precedentes. Assustador. Uns ameaçavam, enquanto os outros prometiam esfolar. Havia quem zurrasse que tinha "gosto em exibir o título de doutor" no cartão de crédito e que os "Enfermeiros tremiam na sua presença" (sic). Rapidamente percebi o objectivo da coisa. Os Enfermeiros são reles q.b., mas os homens da farmácia nutrem uma paixão inexplicável por nós. Esquisito, para não dizer depravado.

Bom, solicito então, cordialmente e curvado perante vós, o fim desta brincadeira. Só peço, encarecidamente, que libertem a minha caixa de correio para que possa receber coisas mais importantes. Contudo, para que possam ir de alma apaziguada com o vosso prestigiado curso e título (partilhado com o dr. ou prof. Bambo, ou lá como se chama...), eu afirmo sem pruridos: ide, vós sois mais bonitos, elegantes, inteligentes e bem-cheirosos que nós. Contentes? Agora, por favor e com delicadeza, arrumem-se para o lado, que os Enfermeiros, pobres ignorantes, não são merecedores da vossa presença. Obrigado.
De volta ao que vos interessa...


Comments:
Não seja tão mauzinho com os doutores da farmácia que exibem o titulo tão orgulhosamente...

Onde estudei, a faculdade de farmácia era quase ao lado da medicina e esse era o meu prazer deles....já que não puderam estar lá dentro, ao lado já foi bom...

Boa Páscoa doutor enfermeiro!
 
E qual é o blog em questão? será possível saber?
 
Polémicas à parte ... Boa Pascoa e abraço são os desejos duplos do Cogitare em Saúde
 
São uns sábidos todos eles.
Boa Páscoa com muita saúde, paz e amor Dr. Enfermeiro.
Um abraço
 
Infelizmente acompanhei essa sua (des)ventura pelo outro blog. Fiquei enojado com algumas coisas que lá foram escritas e assustado com o tipos de pessoas que "zelam" pela saúde alheia.
Ficou clara a atitude da ANF, já que na suas hostes refugiam associados daquela laia.
Vem com hierarquias e títulos conquistados sabe-se lá como, e aquela cena do "Dr. no cartão de crédito" é algo que procura compensar algo.
Espero que se cure desta "infestação", porque é disso que se trata: parasitas!
 
Boa Páscoa!!!!
 
Esses farmacêuticos tão prestigiados com o passar dos anos, sofrem de uma sindrome de aparvalhamento.
 
Para mim os farmacêuticos são sinónimo de nauseabundo pundonor, são no fundo uma espécie de oribatídeos, e como tal são incómodos.

A desinfestação é um imperativo, sendo esta a única forma de eliminar os "pamonhas da tosca altivez".

O segredo para exterminar estes Dr. licenciados em palurdice, consiste em subtrair-lhes o monopólio da venda dos medicamentos, sejam eles de venda livre ou de prescrição médica.

A verdade é que para vender um medicamento não é preciso ter uma licenciatura em farmácia, ou será??

Mas dado o seu grau de obtusidade, e a sede da obvenção fácil talvez seja!

Ou então fizeram todos uma pós-graduação em "paspalhice" e pretendem enganar o "Zé Povinho" vestindo a pele de paralambdacismos do medicamento genérico. Bondosos, não??

Foi a complexidade dos seus estudos, que os levou a transformar as farmácias em autênticas "chincalharias", assumindo-se como os "caça-reformas"!!

Realmente os rapazes estão desesperados! não deve ser fácil carregar todo aquele complexo de inferioridade, todo aquele tédio das quimeras da sua actividade, todo aquele saber inepto.

Vejam lá que estes récuas gananciosos, preparam-se já para vender batatas fritas, salsichas, fiambre, queijo e pão...só falta mesmo o cafézinho!!!

EU NÃO VOTO PS.

NEL
 
..... fiquei parva ...... foi preciso ter entrado um enfermeiro para descarregarem toda a fúria e frustrações!
...para quem terminou o curso há 5 anos ....vê-se que é herdeiro de balcão!


Parvalheiras à parte

Boa Páscoa ....... que eu e a colega que estamos a fazer noite .... já nos rimos ...sim porque aquilo é para rir!
 
Eu não voto PS. ( Quero ser pago como tecnico superior e carreira adequada) - É bom fazer passar esta mensagem para a sociedade e, principalmente, para o governo e partido socialista.
 
EI!Mas diz-se pharmácia ou pardieiro de interesses...???? ou phamerdia???
 
Caro Farmacêutico proprietário de farmácia:

Sabe qual é a realidade actual dos Farmacêuticos? Eu digo-lhe a autodestruição!

A vossa ganância de vender cada vez mais, ganhar cada vez está a fazer com que vocês se autodestruam...cada vez abrem até mais tarde...isto pk? pk a farmácia vizinha também o faz; cada vez fazem descontos maiores nos medicamentos...isto pk porque na farmacia vizinha também o fazem, ao ponto de muitas já venderem medicamentos abaixo do preço de custo...ou seja a vossa falta de ética já advêm entre a vossa classe profissional...

Quanto ao curso de Enfermagem ser tirado em escolas de vão de escadas, deixem-me que o lembre que existem cursos de "Drs Farmacêuticos tirados em privadas que sabe Deus como aquilo funciona!"

Eu sou enfermeiro, não tenho a quarta classe descanse...sou doutorado em Biotecnologia e por acaso até dou aulas a futuros farmacêuticos e sabe como os seus futuros colegas se intitulam nos corredores da faculdade? Os futuros Srs Drs do x-acto e da fita cola...pense nisso antes de nos atacar...

E só para acabar o desemprego está a chegar à vossa classe...apontem as vossas energias para isso, pois quando abrirem em massa as farmácias hospitalares a vossa classe vai entrar em ruína!

Simplesmente Enfermeiro, pois o doutor não me torna único!
 
Após ler a totalidade dos comentários colocados no blog em questão, pude concluir que, a par de um debate sensato, foi colocado um comentário anónimo irónico em relação aos farmacêuticos seguido de outro anónimo a denunciar o anterior como sendo de um enfermeiro. Se realmente quem começou a baixaria foi um enfermeiro, devo dizer que estou mesmo triste com isso.

Face à realidade actual na qual os enfermeiros enfrentam a maior batalha de sempre, surgirem ironizações sobre outras classes, é lamentável.

Assim como a intervenção do senhor Rui Sobral, igualmente infeliz.

Farmacêutico proprietário de farmácia, deplorável.

Doutor Enfermeiro, respeito o seu blog, mas a sua intervenção também não veio ajudar, perdeu a oportunidade de mostrar a sensatez que lhe reconheço.

Todos vocês necessitarão no futuro de médicos, enfermeiros, farmacêuticos... sejam coerentes no futuro e recusem ser atendidos pelos profissionais das classes às quais vocês não pertencem. Em matéria de saúde, está provado que vocês se julgam autosuficientes e a multidisciplinaridade não é um conceito do vosso dicionário.

Um bem haja aos enfermeiros, farmacêuticos e médicos que conseguem abstrair-se de estereótipos, preconceitos, frustrações e demonstrações fáceis de arrogância. Mantenham a vossa integridade social, científica e sobretudo, moral.

Boa Páscoa!
 
As farmácias abrem "até mais tarde" porque o sr. Primeiro-Ministro e o seu Governo legislaram nesse sentido. O que é que quer que eu lhe diga? Que é a minha "ganância" a trabalhar? Olhe, vá falar com o "Socras".

Mas se de facto é "doutorando em Biotecnologia", presumo que já tenha conhecimentos científicos suficientes que lhe permitam interpretar este EMSA: http://img129.imageshack.us/img129/2428/emsa.png

Presumo que o caro "doutorando" saiba o que é um bandshift, um supershift ou algo tão básico como um gel de agarose e uma electroforese.

Digo-lhe que temos 3 sondas de dsDNA marcadas com as sequências dos locais de ligação putativos dos FT Sp (+68/+75), (-50/-36) e (-92/-85) do promotor do gene Gαi2.

Se me conseguir explicar porque é que em (3) não há shift, mas em (4) há, dou-lhe um prémio (em cash).
 
Porque a ligação é factor de transcrição SP1.
 
E lá voltámos nós a atacar as outras classes. Acho impressionante a necessidade que as pessoas (independentemente da profissão) têm em responder a provocações.

Sinceramente não estou nada preocupado que os Srs Farmacêuticos, ou os Srs Médicos, ou uns outros Srs quaisquer digam que o trabalho de Enfermeiro é de serventia e limpar "merda". Tal como alguém disse no outro blog, isto apenas revela IGNORÂNCIA!!! Pura e Crua!!!

Sou Enfermeiro, tenho muito orgulho naquilo que faço e todos os dias mostro a quem quiser ter dois palmos de testa e "ver com olhos de ver" que não sou servente de NINGUÉM. Se há quem queira continuar a acreditar no contrário so tenho a dizer "Temos pena, muita pena!". Nem todos podemos ser brilhantes, mas ignorante só é quem quer!! Se há quem queira continuar a sê-lo tem todo o meu respeito, cada um sabe de si!!!!

Quanto a limpar merda. Sim eu limpo e então?!?! Isso NUNCA me inferiorizou face a nada.

E só para que conste eu só preciso de dois tipos de reconhecimento. Daqueles que cuido e dos meus pares Enfermeiros! E como felizmente tenho os dois, orgulho-me do que faço.
 
A descrição feita pela OM dos farmacêuticos é voraz...

"Os portugueses estão hoje confrontados com um anúncio de violação sistemática da lei e insubordinação por parte dos comerciantes retalhistas de medicamentos, desencadeada pela associação que representa os seus interesses económicos."

Farmacêutico= Comerciante Retalhista?!

Não podia estar mais de acordo!

Sendo que quase 90% dos farmacêuticos queria seguir Medicina...contra os 75% de enfermeiros que queriam seguir a mesma via....é natural que estes se insurjam mais!

Sou Enfermeiro, vou ser Médico daqui por 3 meses e um dia....vou ter uma Farmácia! O vosso monopólio vai acabar, caros Dr. das Caixas de Medicamentos!

Parabéns pelo Blog colega!
 
Por falar em merda: convém não esquecer que não são os Enfermeiros que a fazem (excluindo a sua parte orgânico-funcional); limpam-na, porque o fazedores da dita são outros: médicos, farmacêuticos TAEs, TAOs, ninóniz, ninónóz...
E os Enfermeiros são os únicos que têm consciência de que a merda é prejudicial à saúde do próximo.
Como dizia Barbosa du Bocage: "Caga o Cú mais alvo, merda pura/
Pois se é isto que tanto se namora.../
Em ti cago, em ti mijo, ó Formosura!".
Não tenham, pois ilusões.
Temos é que saber de que lado estamos: ou do lado da merda ou do papas.
Não é preciso vir a blogg; basta dedicar alguma atenção a WC público, quando se espera, para saber o que um merdoso (merdeiro segundo autores conceituados na matéria) é capaz de escrever, quando o hemorroidal o apoquenta...
Infelizmente os inimigos da cultura popular estão a pintar essas páginas de cultura de merda, o que nos deixa empobrecidos na área.
Paciência, é o que temos...
É evidente que os balconeiros de farmácia não mediram o risco, quando pretenderam legitimar o curandeirismo que praticam de há muito, nas traseiras das farmácias.(não disse traseiros, por isso não confundir, dado o teor da conversa).
Os Enfermeiros, quando tiverem uma Ordem que funcione, vão acabar com isso.
Para se saber qual o grau de desconfiança do que fazem, peguemos no grupo dos vacinistas.
A merda que fizeram foi tal que, agora, ninguém sabe quem vacinou quem e contra ou a favor de quê.
Alguém se lembrou de recorrer aos Enfermeiros para que estes fizessem a estatística dessas borradas, ou laradas.
Os Enfermeiros abriram os olhos e, em vez da estatística, sabe-se lá de quê; fizeram o manguito, bem à maneira das Caldas, no jeito do "queres fiado..." que Bordalo Pinheiro imortalizou, em tempos de crise, para ornamentar, como icon dissuasor de caloteiros, das tascas.
Convenhamos, que em bom rigor, se os farmacêuticos doutores, não se meterem onde não devem, são legitimamente os que sabem da "molécula" e do efeito da coisa, quanto a previsão.
Mas são os enfermeiros que, depois, confirmam os pressupostos efeitos dos remédios, nos relatórios de turno.
Não é descabido serem eles ( os boticairos) a trocar uma molécula de marca, por outra da linha branca (vulgo genérica), pois são coisas de que entendem.
Não é fácil desabituar os médicos da parte significativa que as comparticipações dos laboratórios dão para engrandecimento da sabedoria médica, em praias, onde se pode fazer pesca submarina.
Por isso a ministra da saúde que até parece médica, vai daí e retira as comparticipações do laboratório Estado, aquele que se alimenta dos impostos de todos, em maior proveito de alguns, para que não haja venda de remédiios que não garantam a comparticipação à "fome de sabedoria" dos médicos.
Consta, mas não garanto a autenticidade do boato, que os généricos são mais baratos porque excluiram a percentagem para a formação médica (que raio de desculpa, a formação!!!!).
Se os medicamentos de linha branca são de fabrico nacional e os Mellos é que são os donos do fabrico, isso não tem nada a ver com a eficácia, não é?
Os classificados também têm dono, não é verdade?
Dizer (a Ministra)que não paga a comparticipação legal se trocarem a marca da "molécula", que não a eficácia é descaramento; é semvergonhice.A mesma molécula, enquanto tinha marca e pagava o imposto de guerra aos guerrilheiros (formação, gasolinas, mobílias, médicos e outros)era comparticipada.
Passou ao anonimato da linha branca e perde, por decisão unilateral da ministra, a comparticipação. Isto é corporativismo, além de sujo, interesseiro.
Se o médico não tiver fé na molécula da linha branca, ela não produz os efeitos pretendidos no doente. Não é uma questão de fé deste, mas do médico. É um processo ao contrário da Bíblia. Cristo, a suma honestidade, só fez um milagre:nas bodas de Canaan transformou a água em vinho; nos restantes milagres tem o cuidado de dizer, invariavelmente:«a tua fé te salvou».
Com os médicos dá-se o inverso: eles é que têm a fé na molécula de marca e consumidor é que sente os efeitos.ÀS vezes não sente nada porque a fé não é dele: é-lhe transmitida através do folheto que vem a acompanhar a molécula, que anuncia, quando e como começa a sentir os efeitos da coisa.
Esta prática foi herdada de Hipócrates, a quem foi transmitida na gruta da ilha de Cós, pelo pastor que, por via oral, foi transmitindo o seu saber, ao hÓspede, Hipócrates.
Nestas coisa da fé, há sempre um anunciador da verdade da fé é, também, invariavelmente, essa anunciação é feita numa gruta.
Nunca ninguém se lembrou, por esse facto, de chamar ao Hipócrates, profecta da fé médica. Lá chegaremos, quando as constantes peregrinações,à dita gruta de Cós, subsidiadas a 100% pelas moléculas de marca, por enquanto mais ou menos clandestinas, atingirem o climax da fé médica. Nessa altura as receitas serão como que um testemunho de fé do médico que indica ao consumidor, uma espécie de catecúmeno, aquilo em que acredita e a molécula vai passar a ter efeitos espirituais, porque actua ao nível do espirito (no sentido de corpo, alma e mais qualquer coisa-o espírito).
Logo, fazer negócio com moléculas linha branca é não ter a fé do médico inerente. É como estar a vender bulas para poder comer carne à Sexta-feira, sem terem o selo de Roma e do Papa.
Está, provavelmente, a nascer, aqui um novo cisma, que vai dar um novo tipo de de protestantes da molécula da linha branca.
A base do seu protestar é o fausto exagerado da linha de marca.
Para cúmulo o Socras (gostei desta, pela sua sua originalidade e pela economia de letras em tempo de crise)prometeu que os remédios são o que são e não o que a fé dos médicos quer quer leles sejam. Prometeu que as receitas só trariam o princípio activo, uma espécie de alma do coiso, porque a sua equidistância não permitia seleccionar a fé do pregador e seguidor da linha, branca ou outra.
Porém, para garantir que não vai em promessas, mesmo nas que ele, Socras, faz, esqueceu a fé nascente e genérica, por estar muito próxima da molécula química e, por isso e outras coisas não garante votos, porque lhe falta o testemunho do profeta de Cós, aquele de que ninguém fala, apesar de ser o catequista de Hipócrates.
Por isso, no meu modesto entender os enfermeiros estão perante um trilema:médicos, famacêuticos e pessoas transformadas em consumidores saudáveis (hipocondríacos saudáveis segundo alguns autores, peritos na matéria, mais concretamente, na anti-matéria).
Apoiar os médicos é mau porque abusam da ingenuidade do povo, que fazem adoecer de propósito para consumir;
apoiar os farmacêuticos, embora aqui tenham alguma razão, como a de terem direito ao reconhecimento das suas capacidades farmacológicas, é esquecer a outra faceta destes não respeitarem nada nem ninguém, nomeadamente os enfermeiros a quem desrespeitam com o curandeirismo;
apoiar os doentes sãos e os doentes-doentes, contribuintes inocentes deste comércio-indústria é a nossa opção correcta, para desnvolver neles mais fés e não apenas a do médico, uma espécie de fluxo que absorve por um sentido imaginário e pouco conhecido, além dos 5 que a natureza nos deu, para orientação no mundo natural, esse extra é o 6º sentido o da fé médico-de-família.
O papel do enfermeiro vai ser universalizar esse sentido, desenvolvendo-o na direcção da fé geral e não no exclusivo do médico de família, que pode ser trapaceiro, sem nenhum ar de profecta.
As comparticipações sob receita médica são o garante do poderio médico e da fé que nos transmite. A ministra e os Ordináriios (de Ordem)sabem disto. Por isso as coisas só são aceites se autenticadas pelo médico, mesmo que seja uma cruz tombada e de pau carunchoso.
Veja-se o caso das parteiras: podem recitar os medicamentos da especialidade, como mandam a directiva comunitária e da OMS. Em Portugal podem, mas não podem, porque não são comparticipados, se forem receitados pela parteira, (um efeito semelhante ao da neutralização dos genéricos que não pagam imposto de guerrilha).
Os Ordinários(de Ordem) da Enfermagem, dizem que o artº 4º não passou no controlo, quando a directiva é aceite em bloco e não parcelada, por determinação legal da UE.
O Povo gosta dos descontos, ainda que sejam feitos depois de ter subido os preços, para suportar o desconto (como acontece com os pneus). Ora se a parteira não tem direito a desscontos,"comparticipação", lá está a autorização desautorizada!
Todos o misnistros sabem disto e não agem, em conformidade, porque os Ordinários que nos calharam na rifa, são moles e de bom comer, até por e para desdentados.
Por tudo isto acham que iria nas canticas da rosa PS e votar neste?
Anda a mentir mais uma vez o que perfaz vezes sem conta: dizem que não há melhor e que são os únicos para resolverem a crise, porque foram eles que a criaram, para servir de suporte à outra crise mais ampla. Deviam dizer é que não há pior do que eles. Andam sempre ao contrário dos ponteiros do relógio.
Com o PS a governar nem temos governo nem oposição. Comportam-se, na governação como os hermafroditas na sexuação: coisam-se a eles mesmos.
Ao menos na oposição, sempre dão um pouco de barulho à vida.
Também não voto PS, nem por cima do meu cadáver, porque, neste caso, levo o BI comigo
 
muito bom este post..

Quando crescer mais um pouco quero ter um "Dr." antes do meu nome no meu B.I., vou ser uma enfermeira muito mais feliz uhhhh só me falta estar atras de um balcão depois e sou realizada ...
 
Anónimo, lamento, mas sendo médico o coléga não pode ter farmácia. Já agora, sabe quantas abriram desde que o nosso querido profeta pôs os pés no pódio? Zero.
 
Já agora colega das 8:59 AM (se é que é), deixei já ha uns tempos um post no forumenfermagem em relação a isso. Veja bem porque dos 800 candidatos a medicina pelo regime de liciados, 600 (se já nao estou em erro) eram enfermeiros.
 
O que eu disse, é que esse monopólio das farmácias vai terminar.

É consensual que a direcção técnica deva pertencer a um farmacêutico, mas a propriedade??!?!?

Ass. Colega das 8.59
LOL
 
Atenção srs Farmaceuticos vocês e os tecnicos de farmacia vão pertencer à mesma carreira...pelos vistos agora que os técnicos tb sao Drs ja podem deixar os Enfermeiros em paz e preocuparem c as vossas carreiras...
 
Ó Boticários de provincia! Mas que ridículo é virem para aqui falar em complicações e efeitos secundários de alguns medicamentos como o paracetamol e o ibuprofeno!
Vocês vendem duas ou três caixas a qualquer analfabeto, ou psicótico que vos apareça com dinheiro na vossa Botica!!!

Que ridículos!...
 
"Chiça", estive fora uns tempos e tanta testosterona...
Mas por favor, digam onde é esse tal blog que também gostaria de lá ir escrever umas coisitas...
Alguém teria a delicadeza de aui colocar o sítio/blogotreta em questão?
 
Nunca pensei que este blog fosse assim...
Ora tenho vontade de rir ou de chorar...Será uma depressão???
Acho que vou ao Sr. Dr. para me receitar umas injecções, que vou aviar com o Dr. Farmacêutico e depois vou ao Dr. Enfermeiro para mas dar...
Será que sobrevivo a todos eles ou vão estar tão ocupados a discutir que nem percebem que as injecções não eram aquelas, que me deram uns genéricos fora de prazo e que me acertaram no ciático...
lol....
I. Serrano
 
boa tarde a todos!
O orgulho da nossa profissão não está em se ser chamado de DR., senhores farmacêuticos.
Está no privilégio de cuidar de pessoas, não de doenças (temos olhos atrás, a frente e de lado - porque o nosso campo de acção é extremaamente rico - "visão holistica" caros farmaceuticos ;)
Qualquer ricaço neste mundo já é xamado de DOUTOR... Por isso, penso que até se pode dizer que DR. já é um título demasiado vulgar. O titulo de ENFERMEIRO é so nosso, orgulhosamente nosso, porque uma classe especial, claro que tem um nome exclusivamente...especial. (esse bilhetinho ao fim está a matar - ha muito tempo que não me ria tanto)
um grande abraço e por favor, não deixe de escrever:)
 
DOUTOR ENFERMEIRO? ESSA É BOA DEMAIS... QUE COMBINAÇÃO BONITA... =X
 
desconhecia este blog, contudo e para primeiro post k leio devo dar os meus parabens pela descrição tão crua que nos compete a nós enfermeiros, é triste mas se somos assim tão pobres e feios e reles, cm e k tds kerem tomar conta das nossas funções?! Gosto e orgulho-me do k faço! Só lamento k para mt gente assim se sentir, passe por serem xamados de Doutores e não no reconhecimento pessoal do k fazem...
 
Sou um mero cidadão e ao ver esta discussão sobre doutores enfermeiros. Fiquei de facto espantando com a batalha que existe entre as classes médico, farmacêutico e enfermeiro!
Se é por causa do titulo de Dr. posso dizer que tive a oportunidade de trabalhar com canadianos e quando uma vez lhes disse que aqui tínhamos advogados, gestores, dentistas, farmacêuticos e por aí fora que se intitulavam de doutores.. Até mudaram de cor, e, a pergunta deles era se eles também eram médicos!!?? Ficaram com a ideia que éramos muito à frente... e que tínhamos médicos a exercer todo o tipo de profissões.
Se houver dentistas e farmacêuticos a lerem isto o meu conselho é que se forem aos Estados Unidos e Canada nunca digam que são doutores, porque se depois dizem que são da área da farmácia, dentistas e etc vão pensar, ou este tipo é maluco, ou estão a gozar com a minha cara. ou seja não vai suar muito bem dizer i am a dentist doutor,pharmacist doutor, nurse doutor, lawyer doutor .. a resposta mais provável de se ouvir será: WHAT THE FUCK!!??
eu julgo que a importancia do título seja devido à antiga veia da educação salarazista. Visto que naquela altura quem era doutor era uma pessoa muito respeitada socialmente. A educação e o legado que os nossos pais nos deixaram também tem uma boa cota de culpa, isto porque eles viveram na altura salazarista e a nossa educação foi sempre a ouvir estuda porque tens que ser doutor, tens que ser doutor, tens que ser doutor e por aí fora.
Para mim é lavagem cerebral, nem sei porque se dá tantos frangos, couves, batatas ao médicos... para mim isso é trafico de influência e em diversos países europeu é considerado crime e corrupção.. mas no nosso país é na boa! temos habito de dar prendas em troca de algo..
Uma vez precisei de tratar de um assunto na segurança social e quem me atendeu foi uma "doutora", eu não sofria de doença e nem foi a uma consulta para saber se tava doente, por isso e nunca lhe chamei doutora porque com 24 anos elas devia ser apenas licenciada.. incrível.

Eu quando foi hospitalizado, tive 1 mês internado e foi o tempos suficiente para observar o trabalho que desconhecia dos médicos e enfermeiros. Só tenho que felicitar o trabalho dos enfermeiro, porque eles é que estão ligados directamente ao doente, é um trabalho de enorme nobreza e é preciso de gostar da profissão para fazer coisas que nunca na vida era capaz!
Os enfermeiro do serviço era 5 estrelas, muito simpáticos, tratavam muito bem dos doentes, são muito elegante na postura, excelentes no dialogo e dotados de uma grande sabedoria. Os médicos era raro ver, andam com um estetoscópio nem sei bem para quê.. se calhar é para não ser confundido com outra coisa qualquer.. A minha médica só a vi 3 vezes para me dizer nomes complicados que nunca ouvi falar, lá tinha eu que perguntar aos enfermeiros o que significava aquela porcaria de nome que a médica disse! os médicos acham-se muito importantes e usam os termos técnicos para marcar território.. e nem os explicam.
Os farmacêuticos, não tenho opinião formada sobre eles, só os conheço quando vou à farmácia pedir medicamento, só lhes dou a receita e eles trazem o medicamento. O que eles dizem é bom dia, boa noite, tem o numero contribuinte consigo, a sua morada, é 35 euros, e as vezes nem dizem obrigado...isto acontece se calhar quando passa o limite tempo do dialogo obrigatório.
Bom... aos Srs e Sras enfermeiras, não queiram utilizar o nome de doutores enfermeiros porque vocês são enfermeiros e é um nome digno que devem de o usar com muito orgulho! É uma classe muito nobre em que eu tenho imenso respeito.

Mando um abraço a todos os enfermeiros e enfermeiras!

David
 
Sou um mero cidadão e ao ver esta discussão sobre doutores enfermeiros. Fiquei de facto espantando com a batalha que existe entre as classes médico, farmacêutico e enfermeiro!
Se é por causa do titulo de Dr. posso dizer que tive a oportunidade de trabalhar com canadianos e quando uma vez lhes disse que aqui tínhamos advogados, gestores, dentistas, farmacêuticos e por aí fora que se intitulavam de doutores.. Até mudaram de cor, e, a pergunta deles era se eles também eram médicos!!?? Ficaram com a ideia que éramos muito à frente... e que tínhamos médicos a exercer todo o tipo de profissões.
Se houver dentistas e farmacêuticos a lerem isto o meu conselho é que se forem aos Estados Unidos e Canada nunca digam que são doutores, porque se depois dizem que são da área da farmácia, dentistas e etc vão pensar, ou este tipo é maluco, ou estão a gozar com a minha cara. ou seja não vai suar muito bem dizer i am a dentist doutor,pharmacist doutor, nurse doutor, lawyer doutor .. a resposta mais provável de se ouvir será: WHAT THE FUCK!!??
eu julgo que a importancia do título seja devido à antiga veia da educação salarazista. Visto que naquela altura quem era doutor era uma pessoa muito respeitada socialmente. A educação e o legado que os nossos pais nos deixaram também tem uma boa cota de culpa, isto porque eles viveram na altura salazarista e a nossa educação foi sempre a ouvir estuda porque tens que ser doutor, tens que ser doutor, tens que ser doutor e por aí fora.
Para mim é lavagem cerebral, nem sei porque se dá tantos frangos, couves, batatas ao médicos... para mim isso é trafico de influência e em diversos países europeu é considerado crime e corrupção.. mas no nosso país é na boa! temos habito de dar prendas em troca de algo..
Uma vez precisei de tratar de um assunto na segurança social e quem me atendeu foi uma "doutora", eu não sofria de doença e nem foi a uma consulta para saber se tava doente, por isso e nunca lhe chamei doutora porque com 24 anos elas devia ser apenas licenciada.. incrível.

Eu quando foi hospitalizado, tive 1 mês internado e foi o tempos suficiente para observar o trabalho que desconhecia dos médicos e enfermeiros. Só tenho que felicitar o trabalho dos enfermeiro, porque eles é que estão ligados directamente ao doente, é um trabalho de enorme nobreza e é preciso de gostar da profissão para fazer coisas que nunca na vida era capaz!
Os enfermeiro do serviço era 5 estrelas, muito simpáticos, tratavam muito bem dos doentes, são muito elegante na postura, excelentes no dialogo e dotados de uma grande sabedoria. Os médicos era raro ver, andam com um estetoscópio nem sei bem para quê.. se calhar é para não ser confundido com outra coisa qualquer.. A minha médica só a vi 3 vezes para me dizer nomes complicados que nunca ouvi falar, lá tinha eu que perguntar aos enfermeiros o que significava aquela porcaria de nome que a médica disse! os médicos acham-se muito importantes e usam os termos técnicos para marcar território.. e nem os explicam.
Os farmacêuticos, não tenho opinião formada sobre eles, só os conheço quando vou à farmácia pedir medicamento, só lhes dou a receita e eles trazem o medicamento. O que eles dizem é bom dia, boa noite, tem o numero contribuinte consigo, a sua morada, é 35 euros, e as vezes nem dizem obrigado...isto acontece se calhar quando passa o limite tempo do dialogo obrigatório.
Bom... aos Srs e Sras enfermeiras, não queiram utilizar o nome de doutores enfermeiros porque vocês são enfermeiros e é um nome digno que devem de o usar com muito orgulho! É uma classe muito nobre em que eu tenho imenso respeito.

Mando um abraço a todos os enfermeiros e enfermeiras!

David
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!