quarta-feira, março 25, 2009

Pontualidade britânica, a originalidade portuguesa e a Lucília Nunes - a mulher que aborrece o tédio!

Acabei de receber, hoje, a revista da Ordem dos Enfermeiros (OE) n.31 de Dezembro de 2008, na caixa de correio de minha casa.
Desta vez - até que enfim! - a revista da OE aborda um tema diferente do habitual: o IX Seminário de Ética (a força motriz dos Enfermeiros?)!

Só ainda aconteceram 9? Quase que jurava a pés juntos que eram 99...

(Alguém focou a questão da substituição dos Enfermeiros por paramédicos?
.
Alguém se mostrou preocupado com a proliferação dos podólogos/gerontólogos?
.
Alguém perguntou porque é que os Enfermeiros hospitalares deixaram de prescrever dietas e puxaram a cadeira para os nutricionistas/dietistas se sentarem confortavelmente?
.
Algum curioso demonstrou interesse em saber porque é que os Enfermeiros deixaram de fazer ECG's e fazem vénias aos técnicos de cardiopneumologia?

Alguma alma caridosa perguntou porque é que a prescrição de pensos com princípios activos, em algumas instituições, começa a ser feita por farmacêuticos?

Algum ser intrigado questionou porque é que agora são os técnicos de radiologia a puncionar e infundir os produtos de contraste?

Algum indisciplinado quis compreender porque é que, em vários locais, a intervenção psicoterapêutica (IP) feita por Enfermeiros começa a ser substituída pela IP levada a cabo por psicólogos?

Algum inconformado tentou perceber porque é que os Enfermeiros estão - lentamente - a ser prescindidos dos cargos decisórios e gestão?)

Curioso foi verificar que um dos melhores palestrantes... foi um médico, e um dos piores... Enfermeiro! Irónico?
Quanto à pior nem guardo segredo - a galardoada com o prémio "sonorífero do ano" é... a inteligente e intelectual Lucília Nunes!
Esta senhora tem o incrível dom de falar, falar, falar e não dizer absolutamente nada de relevante. O pio da moça é enfadonho e irritante. Para aquilo que interessa não pia: lá para os lados onde dizem que ensina, há quem se dedique a formar Fisioterapeutas com o objectivo de serem Enfermeiros-Obstetras. Alguém ouviu a "primeira dama" do Jurisdicional piar? Eu não.
O colega NEL deixou um comentário interessante a respeito de tudo isto...

"Denota-se, no meu entender,uma idionomia pouco clara, resultante de influências obscuras, cujo os contornos começo a agora a vislumbrar.
.
O afastamento do modelo Biomédico, não trouxe à enfermagem nenhum beneficio, antes pelo contrário, levou a enfermagem para caminhos platónicos, havendo claramente um repúdio pela parte técnica, passando a valorizar-se os "relatórios".
.
Aprimorou-se e realçou-se actividades como a dobra dos lençóis, que realmente poderá ser útil se o enfermeiro decidir trabalhar numa lavandaria.
Aprimorou-se e realçou-se actividades como os cuidados de higiene, como se fosse necessário ter uma licenciatura para a realizar, logo qualquer Gestor com dois dedos de testa pensa: vou pagar vencimentos elevados aos enfermeiros para dobrarem lençóis, mudarem fraldas, prestarem cuidados de higiene, ajudarem os doentes a comer, quando isso pode perfeitamente ser feito por qualquer pessoa!!!!
Esta é a imagem que a sociedade ainda tem da Enfermagem."

Comments:
Ui ui... Dr enf ao seu melhor estilo!

Nem saber quantos milhares e milhares de enfermeiros concordam consigo!
 
Os enfermeiros deixaram de fazer tudo isso que refere, porque são cada vez menos nos serviços.
Não nos devemos atribuir essa responsabilidade somente, porque a meu ver o poder político tem muita responsabilidade.
 
O comentário do NEL, é digno de um post e que o renviemos todos para a Bastonaria.
Eles que o dissertem a ver se chegam ás mesmas conclusões que o grosso da enfermagem!

EU NÃO VOTO PS.
 
1ª Bomba!!!!!


Porto vai ter centro hospitalar do INEM, anuncia secretário de Estado da Saúde
24.03.2009 - 18h15 Lusa
O secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, anunciou hoje a criação, no Porto, do primeiro Centro de Emergência Médica no país que irá melhorar a operacionalidade dos meios de socorro pré-hospitalar na região Norte. O secretário explicou que as obras para a construção do espaço deverão arrancar no início de 2010 e que deverão estar concluídas até ao final do ano.

O memorando de entendimento para a criação desta infra-estrutura, que reunirá a delegação regional do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) do Norte, os meios operacionais e o heliporto, foi assinado hoje entre o INEM e a Santa Casa da Misericórdia do Porto. "O Centro de Emergência Médica permitirá agrupar meios dispersos que o INEM tem instalado na Área Metropolitana do Porto e melhorar as suas condições de operacionalidade", salientou o secretário de Estado da Saúde.

O novo espaço, que ficará localizado nas traseiras do hospital psiquiátrico Conde Ferreira, reunirá a sede do INEM de Avaliação Regional do Norte, onde está o CODU Norte e um conjunto de meios operacionais, o sistema de apoio logístico do INEM Norte e o heliporto, que está localizado actualmente no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, adiantou.

Melhorar a operacionalidade

Manuel Pizarro salientou que a reunião destes meios no mesmo local, preparado expressamente para o efeito, a "localização privilegiada" e os acessos directos à Via de Cintura Interna, à A3 e à A4 permitirá "melhorar a operacionalidade dos meios de socorro pré-hospitalar na Área Metropolitana do Porto e em toda a região Norte".

O investimento aplicado é, numa primeira fase, de 7,5 milhões de euros.

"Este investimento tem de ser contrabalançado com o facto do INEM deixar de suportar o pagamento do arrendamento dos espaços que agora utiliza na Área Metropolitana do Porto e com o facto da concentração de meios permitir gerir melhor os recursos humanos que neste momento estão afectos às diversas modalidades de apoio de que o INEM dispõe", justificou.

Num prazo de três meses, deverão ser estabelecidos os aconselhamentos técnicos necessários à implementação do projecto que precisa do parecer favorável das Estradas de Portugal para a criação do acesso directo à Via de Cintura Interna, do Instituto Nacional de Aviação Civil com vista à operacionalização do heliporto e da Câmara do Porto.

Haverá uma segunda fase que passará pela criação no Porto de uma escola nacional de emergência médica, que implicará um investimento de oito milhões de euros. No entanto, a criação desta escola ainda está a ser programada e exige o estabelecimento de um acordo entre o INEM e uma ou mais instituições universitárias com quem se estabelecer parcerias.

Isto devia o amigo fazer um post!
 
PS. Parabens pela mais de 400000 visitas.
 
Na sequência do deste post acho pertinente referir mais uma situação que considero caricata por parte da OE. Recentemente a Secção Regional do Centro estabeleceu um protocolo com o diário “As Beiras” para a integração semanal (às Terças-Feiras) de uma coluna de OPINIÃO no referido jornal. Vislumbrei uma boa medida por parte da OE, pois seria uma grande oportunidade de publicamente se exporem os problemas da Enfermagem e tirar algum partido desse aspecto. Contudo, tenho acompanhado esta coluna desde o seu inicio (cerca de 1 mês) e tenho verificado que a coluna supostamente de OPINIÃO, mais não aborda do que temas específicos como o “sal na alimentação” (1.º artigo na coluna) à “importância da água para as crianças” na semana passada. Não discuto a importância destes assuntos para a saúde individual e pública, mas a OE, tal como nos tem vindo a habituar, está a meu ver, a desaproveitar um óptimo recurso para defender e lutar pela Enfermagem.
 
Mais do mesmo...

Caro Dr. Enfermeiro diz o ditado que "Água mole em pedra dura, tanto dá aqté que fura!". Mas parece que estas pedras (pouco) pensantes da nossa OE ainda nem desgastadas estão, porque se tivessem já tinham pelo menos acabado definitivamente com a palhaçada da Ética e do holístico!

Eu já assisti, não raras vezes, doentes mandarem colegas nossos para sitíos pouco recomendáveis, quando estes se põe com papariquices e baboseiras ditas GLOBAIS! O doentes querem ser (depressa e bem) cuidados por técnicos que sabem o que estão a fazer, baseados em conhecimentos, técnicas correctas e evidência científica! Não admira que outros técnicos ocupem o nosso espaço! Ainda à pouco tempo no meu serviço, soube que após uma reanimação o médico solicitou a um cardiopneumologista a realização de um ECG para confirmar o ritmo. O médico obviamente que viu confirmado o seu diagnóstico, agora nenhum enfermeiro foi capaz sequer de opinar sobre o ritmo que estava no monitor.
Irrita-me solenemente ouvir esta conversa: "desde que saiba observar um ritmo sinusal chega, porque a partir daí qualquer alteração informo o médico e o resto é com ele!" E depois fazem figuras estúpidas quando num turno de 8 hrs viram uma única extrassístole ventricular e vão a correr comunicar ao Sr Doutor!! RESULTADO: fazem figura de estúpidos, porque qualquer um de nós pode ter uma extrassístole ventricular em 8 horas! É que o médico nem lhes liga! Assim credibilidade em nós deixa de existir!

Meus caros e isto é o que se passa na nossa OE. Só falam de ética e deontologia porque não devem saber rigorosamente mais nada! Saberem o que é um deltóide e um glúteo já deve ser uma vitória, e dá jeito para administrar umas IM aos familiares, vizinhos e amigos.

Isto é grave e pega-se! Todos sabem que os alunos (felizmente existem algumas execpções) vêm muito mal preparados. Anatomia sabem o básico, fisiopatologia ibidem, farmacologia é uma miragem (para alguns é coisa dos srs doutores, cruzes credo!). É curioso que por vezes lhes pergunto se deram alguma coisa de reanimação e alguns respondem prontamente e de peito feito: " Sim, sim demos Suporte Avançado de Vida"! Se deu SAV deve pelo menos sabe quais os principais fármacos... ERRADO! Muitos nem se lembram do que é uma Adrenalina ou uma Atropina!

Já estou como diz o naufrago resgatado pelo paquete e lhe dizem quão podre está a civilização... "QUERO VOLTAR PARA A ILHA!!"

Eu só quero voltar à Enfermagem respeitada, altamente valorizada e reconhecida, e com um corpo de gente que saibia o que dizia e fazia"

Enfermeiro Atento
 
Pois, a carreita de TEM, já vai sair em julho.
 
Caro blogger, concordo perfeitamente na parte da senhora Lucília Nunes.
Aliás, essa senhora é uma das minha professoras e as aulas dela são uma coisa fantástica!

Continue com o bom trabalho.
Cumprimentos.
 
A nossa profissão nasceu como um parto prematuro, não estava desenvolvida o suficiente para ser licenciatura da forma como foi não cresceu o suficiente no útero da Ciência da saúde e nasceu com problemas de malformações que infelizmente vão ter como resultado a sua morte... e este post é o claro caso disso, os "Pais" e "Mães" desta profissão não querem ver as deficiências da criança e em vez de a desenvolver estão a atrofiá-la mais com conversas sobre a ética das suas deficiências em vez das formas como de forma científica desenvolvê-la como um "ser" saudável e robusto... é uma pena... uma tristeza... uma pobreza...
 
Estas Lunáticas da Ordem, divagam muito e pouco ou nada dizem
Caros colegas, é com esta gente que vocês se identificam? Eu não!!
Não votei e não votarei nesta lista para as próximas eleições da OE

Eu não voto PS
 
Caro NEL, gostei da sua intervenção, particularmente qundo sumariza «O afastamento do modelo Biomédico, não trouxe à enfermagem nenhum beneficio, antes pelo contrário, levou a enfermagem para caminhos platónicos, havendo claramente um repúdio pela parte técnica, passando a valorizar-se os "relatórios".».

Conhece aquele ditado?: "nunca sirvas a quem serviu. Nunca peças a quem pediu"?

Se reparar a Enfermagem hoje está DOMINADA por por "figuras" entre os 45 e 55 anos.

Fazendo um estudo transversal sobre essas "figuras", reparará que ou são provenientes de famílias "tesas ou serventes", ou pior ainda, não tiveram inteligência suficiente para INGRESSAREM NO ENSINO SUPERIOR, à época (não se esqueça que a integração da Enfermagem no sistema Educativo Nacional aconteceu por Lei de 1990).

Assim a FRUSTRAÇÃO levaram-nos a "CRIAR" um MODELO PRÓPRIO, cujas consequências estão à vista.

Recordo-me de, no Porto (nos inicios da década de 90), o grupo de Enfermeiros que frequentava o então chamado "2º nível" (Administração de Serviços de Enfermagem) terem organizado Umas ditas Jornadas de Enfermagem, onde TODOS os prelectores apareciam como Doutor (?!!!), embora sendo enfermeiros.

PESQUISEM E VEJAM ONDE ESTÃO TODOS ESSES SENHORES. Mas o maior problema está agora nas suas SEMENTES.

Também não votarei P.S.
 
O Professor Germano Rodrigues Couto é professor na ESE de Santa Maria e na Universidade Fernando Pessoa (unidade de Ponte de Lima - ensino politécnico), foi meu professor.
Deixem o homem que não tem tempo para greves!
Cátia Morais.

TEM TEMPO PARA ESTAR NA MADEIRA!!!
 
In Renascença on line: Inem vai criar escola no Porto para formar PARAMÈDICOS!!! Va lá e veja com os seus próprios olhos... Toma!
 
Tristeza e pobreza.
Vamos ver se hoje quinta feira, o Desenvolvimento Profissional vai a Conselho de Ministros e é aprovado.
Se não for os enfermeiros digam adeus ao teu reclamada Licenciatura.
Continuem a fazer Mestrados e Doutoramentos srs enfermeiros, que vos vai servir para nada, ou melhor manter as escolinhas que lixaram os enfermeiros.
Continuo a dizer, nós enfermeiros, temos aquilo que muitos quiseram.
Os doutores professores,gestores , deram cabo disto tudo, e vão ser os que se vão continuar a safar e a comer tudo.
 
Sr Blogger!!! verdade nmais verdade sobre o que questionuou não há.Somos tão "pobres"...aonde vamos parar daqui a uns anos, será que alguém vai precisar de nós?
 
RIP - Aqui jaz o Enfermeiro, vitima de uma classe fraticida.
 
Quando recebi a revista pensei o mesmo.
Será que não passa disto???
Daasssss......
 
somos cobardes, não somos capazes de dizer cara a cara a colegas nossos que estão nestes cargos e que prelectam em tudo quanto é sítio que não queremos ir por aí, falta atitude. Mas também vos digo que quase todos os elementos da OE foram indicados por dirigentes do SEP. Hoje confunde-me como se pode defender orientações governamentais e simultâneamente se defendia a classe, é algo estranho, não acredito serem duas faces da mesma moeda, será por puro exercício de poder? Mas falar dizer basta quem o faz? Quem o fez é visto por estes elementos como mentecapto, e estas são também pessoas que também têm a mesma idade dos demais e onde estão os mais novos a fazer frente também? Deixem-nos fazer o que de melhor sabemos, cuidar dos utentes, fundamentar actividades sim tudo bem,mas não exageremos, sabemos fazer tanta coisa bem e só estamos cada vez mais de volta de papeis e mais papeis. Esta gente até nem são mais rapazes, mas chega de só pensar em parecer bem, temos também se ser um pouco mal "comportados", venham cá falar connosco e saber o que precisaMOS, COMO FAZIA TANTAS VEZES O sep, ONDE ANDAM?
 
O problema da nossa classe é simplesmente o desejo de ser algo que não são, SR Doutores.
Vejo as corridas aos mestrados, doutoramentos, o olhar horrorizado dos colegas quando digo que não tenho nada disso, como se fosse gravíssimo, não querer concorrer à classe dos DOUTORES ENFERMEIROS.
À classe daqueles que, tirando a especialidade, o mestrado e o tal almejado doutoramento, se tornam intocáveis, ganham direito ao gabinete, e alergia aos doentes.
Assisti em pouco tempo à forma como a filosofia tomou conta dos meus colegas, só se fala da arte do Cuidar, da ética, de fazer mil perguntas ao doente, para saber tudo sobre as suas acitvidades de vida, de modo a se poder escrever um relatório filosófico enorme e muito lindo, de levar às lágrimas sobre a vida do utente, e apresentar na tese, enquanto isso nem se repara que esse utente, ser tão precioso, e quase divinizado pela nossa classe, está a morrer de dores ou de aborrecimento.
As almas criadoras desta tão ilustre classe dos DR ENF, essas mesmo que "construiram a profissão", idulatradas durante anos, por falta de outras referencias pelos nossos colegas, pregam a cada dia que passa mais um prego no caixão da enfermagem.
A realidade é esta:
Durante anos, a classe de enfermagem neste país foi composta por pessoas que, na sua maioria, tinham a 4 classe, ou pouco mais. Ex-auxiliares de enfermagem, promovidos pela falta gritante de enfermeiros que houve durante décadas.
Cabos-maqueiros, armados em sapateiros, que viraram enfermeiros.
Depois das milagrosas conversões destes enfermeiros, existiam as escolas de enfermagem, poucas e pouco acessiveis, estes, os divinos colegas das escolas, que puxaram pelos outros, a maioria, chegaram ao olimpio da enfermagem.
Tudo isto passou ao lado numa época em que quem tinha olho era rei e quem sabia ler era doutor. Este Portugal, na sua maioria analfabeto e ignorante das coisas dos Sõ doutores, divinizava médicos, professores e enfermeiros. Saídos das escolas ou não.
Entretanto as coisas mudaram, a escola deixou de ser de alguns e passou a ser de todos. Mas algumas almas que não podiam viver sentindo a perda do estatuto de divindade, pensaram: "Vamos tornar a enfermagem numa disciplina superior a todas!"
Enfermeiros não são para executar técnicas inferiores, nope, somos muito melhores que isso, somos especiais!
Quem quiser que lave o doente, quem quiser que faça ECG, quem quiser que faça fisioterapia, quem quiser que prescreva dietas.
LOL
Realmente!
Afinal, todas estas coisas que os enfermeiros desprezaram,foram agarradas por técnicos, que são agora Sô Doutores, e que prescrevem para os enfermeiros cumprirem!
Irónico!
Entretanto enquanto estas ténicas eram postas de parte pelos enfermeiros, que desta forma arranjavam tempo para estudar arduamente para tirarem os tão procurados e desejados mestrados e doutoramentos, ou entao para correr atrás dos duplos e triplos que rendiam fortunas, a enfermagem era tomada de assalto silenciosamente por todos os lados.
O ego ia crescendo, e a nossa profissao ia sendo despida de tudo o que a caracterizava, enquanto que as mentes brilhantes que a "construiram" se ocupavam de inventar mais formas de manterem a mesma divinização, ou mais ainda, que tinham no tempo do Salazar.
Continuam a fazê-lo, e são ainda aduladas por alguns dos colegas, que como muitos na altura, passaram de sapateiros a Senhores Enfermeiros.
No século XXI as pessoas não engolem as mesmas tretas que engoliam no tempo da escuridão, e se queremos ser reconhecidos, temos de lutar, não na ORDEM, esse instrumento de divinização das tais mentes construtoras, mas sim, junto dos utentes.
Temos de recuperar as técnicas que eram nossas, mais importante, temos de manter as que temos a todo o custo, não podemos abrir mão de nada. Não podemops pensar em prescrever, quando não nos importamos já em saber interpretar um ECG! Não podemos pensar em doutoramentos, quando estamos a ser sustituidos em quase todas as funções que desempenhamos!
Nas escolas só se ensina a escrever teses e testamentos, em algumas delas no 2º ano os alunos ainda não podem tocar nos doentes, só escrever e escrever e mais escrever. Alunos, pensem por vós próprios, revoltem-se!!!
Não é a ordem, somos todos nós que permitimos esta situação, a ordem é eleita por nós, a ordem existe porque nós existimos.
Colegas, deixem de divinizar e adular pessoas cujo tempo já passou, abram os olhos e trabalhem para que recuperemos o que perdemos.
Mandem a história de vida do utetente para o ar e aprendam a fazer pensos.
Depois de podologistas, gerontologistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, cardiopneumologistas, técnicos de medicina nuclear, nutricionistas e proximamente paramédicos,( TODOS SÔ DOUTORES) só faltam os CURULOGISTAS, ou fazedores de curativos.
Parem de pensar em serem DOUTORES e pensem mais em serem ENFERMEIROS.
É possível sermos reconhecidos e prestigiados, sem a porra do grau académico, podemos saber fazer, saber ser e saber saber, sem termos o doutoramento.
Quem quiser ser doutor, concorra a medicina ou direito ou nutrição, ou terapia da fala ou cardiopneumologia ou serviço social ou...........

ENF Susana
 
Trabalho há 22 anos e a enfermagem já não é o que era. Os culpados somos todos nós que os temos alimentado (as escolas que dão os mestrados, os doutoramentos). Está a O.E. a criar outra classe profissional? Já observei assistentes operacionais (vulgo AAM) a darem palpites aos enf para puncionarem aqui ou ali, a aspirarem dtes ventilados ... afinal eu é que já estou velha e desactualizada. Não me identifico muito com este modelo.

Também não votarei PS
AMC
 
Pois é:
A Ordem não ordena; burro que não tem pé não pode dar coice;
a escola não forma;
os professores de enfermagem deixaram de ser enfermeiros, passaram a coleccionadores de cursos, recursos e concursos, tudo em "ursos": os alunos que se desenrrasquem.
Quando não sabem, porque nunca souberam ou já esqueceram (um curso que não se exerce desactualiza em poucos anos; 5 no máximo), dizem que é acto médico e outras babozeiras.
E se médico também não souber?
Quem está a perder as características da enfermagem, não são os enfermeiros, mas as escolas que os deformam.
Os complexados professores das ditas, em vez de aprenderem enfermagem para a ensinarem aos alunos e a serem corajosos nos cuidados e não medrosos, andam a doutorar-se, a bidoutorar-se e deixam os alunos entregues a pesquisas bibliográficas de discutível utilidade.
Nem sequer já sabem (os professores) que os paramédicos nasceram depois dos enfermeiros e para aspectos muito pontuais, que não retiram as mesmas competências aos enfermeiros.
Não há nenhum profissional da saúde que se preocupe tanto em esconder as suas incapacidades com a preocupação da lei, como os enfermeiros.
Em vez de perguntarem como se faz; perguntam onde está escrito.
Vejam se o médico se preocupa com escritas legais...
Há dias um tal de Almerindo, que milita no sindicato dos paramédicos, dizia em Bragança que as espirometrias e os ECG feitos por enfermeiros punham em perigo a vida dos doentes e montou processo por usurpação de funções.
Quem defendia queria a lei que dissesse que os enfermeiros também podem fazer isso sem usurpar coisa nenhuma.
E onde está o exclusivo dos paramédicos? Qual a lei?
E onde está a Lucilia Nunes, que não mete os pés para dentro, pelo contrário?
Será que ainda não completou a sua colecção de Peter, rumo à suprema incompetência?
Que curso anda a tirar agora?
Será que a OE serve para manter activos estes vaidosos/as e que não sabem como pegar o bicho?
É assim mesmo, Nel. Tudo o que disse, ainda é pouco.
 
De quem é a culpa?, fisioterapeutas a dar aulas de preparaçao para o parto!!!1
Eu digo de quem é a culpa!!
Para que servem as especialidades??
Assim que os colegas terminam a especialidade, ganham imediatamente um gabinete e um lugar na gestão, ficam imediatamente responsáveis pelos serviços, nas ausencias dos chefes, ou substituindo-os.
Quem é que diz que uma especialidade comfere capacidades e competencias na área da gestão?
Doutor enfermeiro, pergunto eu, mas porque porra é que um enfermeiro acabadinho de tirar a licenciatura é imediatamente aceite no circulo da gestão???
( Dê uma olhadela na recentemente criada associaçao de enfermeiros gestores)
Eu posso ser muito burra, mas pensava que a especialidade comferia competencias no ambito na prestação de cuidados especializados, ao utente, não no cuidado dos outros enfermeiros.
Assim, como podemos bradar aos céus por nos estarem a "roubar" competencias???
Os enfermeiros especialistas que conheci estavam todos em gabinetes ou a chefiar serviços, com a excepçao claro dos especialistas em saude materna, que ainda fazem partos( porenquanto).
Iam a reunioes, faziam mais e mais formaçoes e desenvolveram com o tempo alergias crónicas aos utentes.
Nós, a ralé, corriamos e corriamos para que o trabalho que eles deviam estar a desenvolver, pudesse aparecer feito.
Por isso, por exemplo, nas consultas de saude materna, é ver ta e urina e pesar e pronto, porque normalmente, quem devia estar a prestar estes cuidados ( especialistas) está no gabinete, apesar das horas de enfermagem aparecerem no mapa. O que quer dizer que os outros têm de se dividir por imensas tarefas.
Trabalho no cs e esta semana estava a fazer consultas saude materna, com um medico, saude infantil com outro, a administrar injectaveis e quando tivesse terminado tudo isto, tinha de ir a correr fazer as visitas domiciliarias.
Que porra e que me desculpem pela revolta, mas como posso eu fazer mais que ver a urina e a ta e pesar??????
A especialista passa a vida no gabinete, e a fazer o quê??
A fazer vendas por catálogo!!!!!
Com o telefone do serviço!!
Esta é a realidade.
Se os fisioterapeutas tomam de assalto a preparaçao para o parto, é porque merecemos.
Espero que façam um bom trabalho.
É verdade, esta especialista tambem tem o curso de preparaçao para o parto, faz 2 anos.
Ainda não deu meia dúzia de aulas em dois anos.
Agora reclamem que têm muita razão sim.
 
Por falar em ética. Que dizer quando o Presidente do Conselho Jurisdicional da OE tem OFICIALMENTE conhecimento de crime publico (VIOLAÇÃO DE SEGREDO DE JUSTIÇA)praticado por membros os órgãos da OE e nada fazem?
Que dizer, quando tomando conhecimento desse crime publico, Lucilia Nunes ordena o arquivamento por proposta de Sérgio Deodato?

ÉTICA na OE?
 
Anónimo das 11.24.
Também há Cs.Saúde, onde existe enfermeira Especialista em Saúde Materna, e a anormal da enfermeira gestora, em vez de aproveitar os conhecimentos da enfermeira especialista, entrega o acompanhamento de grávidas e puepérios as enfermeiras generalista.Isto é que é boa gestão de recursos e bom atendimento ás grávidas.
Temos o que merecemos destes iluminados, que continuam a ser os maiores da Enfermagem.
Já fui vitima de um gestor Enfermeiro, numa consulta de um hospital.

E reclama-de a Licenciatura.
 
carissimos,o post anonimo das 10:31 diz tudo,MAS TUDO MESMO.leiam-no,é obrigatório.é curto e diz tudo o que é preciso entender sobre esta estrada sinuosa da enfermagem.
nada de dramas,isto é o que é.se há concorrencia só temos é de mostrar a nossa competencia.na verdade,no universo da saude e dos hospitais,os enfermeiros e os médicos,nao estavam habituados a trabalhar a par com outros profissionais.
nesse tempo,medicos e enfermeiros,reinavam nos hospitais,sobretudo os primeiros.
hoje as coisas mudaram radicalmente.há tecnicos para tudo e não há como evitar isso.o mercado é livre e as profissoes que vingam sao aquelas que SÃO NECESSÁRIAS AOS DOENTES E ÁS INSTITUIÇOES.
os gestores estao-se borrifando se sao medicos,enfermeiros,radiologistas,auxiliares,seja lá o que for.a lei que hoje norteia a gestao,é FAZER BEM PELO MENOR CUSTO POSSIVEL.
ao contrário do que dizem,nao é o mercado que está a atrofiar a enfermagem,nem os médicos tao pouco,é a enfermagem que nao sabe agarrar as oportunidades que o mercado oferece.
a enfrmagem andou ridiculamente distraida com os curriculuns e afins,e quando se apercebeu da realidade,acordou e viu o mercado invadido por outras profissoes.CÉST LA VIE.
é o que acontece a quem anda distraido.o mercado de trabalho é assim,impiedoso.
o crescente empenho dos enfermeiros na valorizaçao do seu C.V.,é justo e louvável,mas devo dizer que a realidade da práctica dos cuidados nao traduz essa mais valia de formaçao,logo aí algo está mal.
vamos dar um exemplo caricato,nao me quero alongar mais.de que serve um enfermeiro ter o titulo de CHEFE,se a sua actividade se resume a fazer horários e arrumar material?????? qualquer auxiliar com umas horas de formaçao seria capaz de fazer isso.é justo gastar um ordenado nessa actividade?
e a maior parte dos especialistas,que andam a fazer?o mesmo que os generalistas.....salvo raras excepçoes.o que é isto afinal?desperdicio,é o que eu acho.
cada vez mais temos de ir ao encontro das necessidades do mercado.O CONHECIMENTO SÓ TEM INTERESSE,SE A REALIDADE BENEFICIAR COM ISSO,caso contrário é desperdicio.
 
Lentamente a problemática da enfermagem vai-se equacionando.
Com o tempo lá vamos ter os especialistas nos seus lugares certos e os professores, que entretanto já tiraram todos os cursos possíveis, até serão capazes uns e outros, que fogem dos doentes e das suas responsabilidades como o diabo da cruz, hão-de começar a gostar da Enfermagem tal como devia ser.
Então as salas de formação da cipe e do empata, para ajudar a passar o tempo e fugir dos serviços onde se geme, sofre e morre.
Que chatice!!!!
Deixemos estas coisas chatas para os parvos de cervis curva.
Os chicos espertos são os que tiram os cursos não para trabalhar mas para mandar e muito mal.
"Sossega, jacaré, porque a lagoa vai secar!"
 
Lentamente a problemática da enfermagem vai-se equacionando.
Com o tempo lá vamos ter os especialistas nos seus lugares certos e os professores, que entretanto já tiraram todos os cursos possíveis, até serão capazes uns e outros, que fogem dos doentes e das suas responsabilidades como o diabo da cruz, hão-de começar a gostar da Enfermagem tal como devia ser.
Então as salas de formação da cipe e do empata, para ajudar a passar o tempo e fugir dos serviços onde se geme, sofre e morre.
Que chatice!!!!
Deixemos estas coisas chatas para os parvos de cervis curva.
Os chicos espertos são os que tiram os cursos não para trabalhar mas para mandar e muito mal.
"Sossega, jacaré, porque a lagoa vai secar!"
 
Não pode ser de má fé por isso acho que não viu quem escreveu o parecer contra as vacinas dadas por farmacêuticos ou o parecer contra a criação dos técnicos de emergência. Foi esta tal senhora de quem diz tão mal. E afinal, até parece que têm a mesma opinião em algumas coisas...
 
Não pretendo que seja aceite este comentário.
Pretendo apenas que utilizei parte dele num post que efectuei no site do forum enfermagem.

http://www.forumenfermagem.org/forum/index.php?topic=4340.msg73740#msg73740

Caso não concorde, peço que comunique aos moderadores do forum para assim ser apagado.

Obrigado.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!