segunda-feira, fevereiro 16, 2009

O futuro da Enfermagem!?


"The Future of Nursing Careers: Prospects for Profession" (Autor: Sophie Peters)

"Qual o futuro da profissão de Enfermagem? Previsões apontam para que, daqui a 10/20 anos, será diferente ao que nós conhecemos hoje. Com novas tecnologias, fármacos e mudanças nas políticas de saúde (...), a profissão terá que se reinventar a si própria. Muitas das funções dos Enfermeiros serão automatizadas - desde dos registos às camas inteligentes e monitorização (autónoma?) de sinais vitais, passando pela introdução do sistema código de barras, prescrições electrónicas e tecnologias de activação de voz para registar intervenções.

Certas tarefas/actividades dos Enfermeiros serão delegadas a outros profissionais.

(...) A introdução da tecnologia atrairá mais homens para a profissão. (...) Os Enfermeiros desempenharão papeis mais importantes em instituições de saúde, empresas de consultoria, companhias de seguros e empresas de software e tecnologias da saúde.

(...) À medida que a tecnologia e a investigação evoluem e se estabelecem relações entre doenças crónicas e comportamentos, o foco de atenção dos Enfermeiros penderá mais para a prevenção do que para o tratamento. Além disso, os novos fármacos terão como alvo o tratamento das doenças antes de elas se manifestarem (será necessário mais investimento na detecção de factores de risco, o que incrementará a importância dos cuidados preventivos). O aumentos exponencial dos custos associados à saúde traduzir-se-à numa alteração das políticas de saúde, passando de um modelo de tratamento da doença para um modelo de prevenção e bem-estar.

Portanto, independentemente do que o futuro reserva aos Enfermeiros, é fulcral consciencializarem-se da necessidade de estarem preparados e disponíveis para aprender, crescer, expandirem-se e mudar, acompanhando a respectiva alteração de papeis no mundo da saúde."

No Reino Unido, existem propostas interessantes do próprio Ministério da Saúde (algumas delas com cerca de 10 anos!): "Nurses to do minor surgery in NHS revolution", "Nurses will conduct surgical investigations and provide treatment such as chemotherapy" ou "create a 'specialist nurse' status whereby nurses with a higher level of competency could prescribe for any condition"!

Quem não gostou foram as associações médicas!! O curioso é que não refutam a ideia de um profissional com competências acrescidas, não querem é que sejam atribuídas aos Enfermeiros, nem que para isso se crie uma "nova profissão na saúde, algo entre médico e Enfermeiro"!!


Comments:
Ridiculo... e ainda ficam mt ofendidos quando vem outros profissionais de saude "ocupar" o vosso espaço... mas não é isso que os srs. tentam fazer todos os dias???
Frustrados...
 
Quer queiram ,quer não e doa a quem doer,os enfermeiros nos proximos anos,iram ocupar papeis relevantes na saúde das populações,nomeadamente a atribuiçao de funções e responsabilidades que até aqui são da exclusividade médica.
Ao contrário de outos pseudo técnicos que continuam a ladrar e a entrometer-se no trabalho de enfermagem ,só com o intuito de denegrir a enfermagem.
Para esses estéricas envia-mos uma mensagem,fiquem no vosso cantinho,que simplesmente se resume a insignificancia de lavadores de ambulancias.
 
Anónimo das 10:15...aqui já é da competência destes Srs. Enfermeiros (digo “destes” porque não há muitos assim e ainda bem).
Tudo é da responsabilidade de enfermagem, embora depois nos hospitais a realidade é muito diferente, exemplo é o que se passa com as arrastadeiras e afins que são mudados pelos auxiliares, mas nas funções são de enfermagem…ainda bem que existem profissionais de enfermagem que não são como “estes” Srs. frustrados que disparam para todos os lados…por “eles” só existiam 2 especialidades, Médico e Enfermeiro tudo o resto não mereciam estar nas careiras de saúde!!
Lamentável…
 
Ao ler este vislumbre do Enfermeiro do futuro não descobrimos nada de novo nem inovador; apenas pegar em certas facetas dos médicos de hoje e projectá-los nos enfermeiros do amanhã. Estes enfermeiros do futuro são uma espécie de médicos de ocasião. Ou seja, o futuro da Enfermagem é o passado da Medicina!Que tal acabar com o curso de Enfermagem e aumentar as vagas em Medicina? POrque pelo descrito, o futuro não aceita Enfermeiros.
 
caro 10:15,

Esta na hora de criar um blog para TAE´s...não acha?

Frustados ou não é certo é que voces não tiram os olhos os enfermeiros...
 
Sim eles fazem tudo para dignificar a sua profissão, seja roubando competencias de outros, criticando tudo e todos ( médicos e farmacêuticos)e ainda impedir que outras profisssões evoluem como os TAE, paramédicos , ....

Portanto fazem tudo menos o que realmente necessitam para dignificar a Enfermagem , que é trabalharem bem ...
 
Dr enfermeiro, desconhecia os seus dotes de escritor de ficção.....muito bom sem dúvida....mas não se preocupe que enfermagem vai evoluir e tornar-se mais visível socialmente. Provavelmente só não vai evoluir no sentido que gostava.....
 
Este “futuro” já faz parte do dia a dia de muitos enfermeiros em muitos locais do mundo. Talvez em Portugal estejamos mais longe disso – é o preço a pagar pelos 20-30 anos de atraso face aos países da “linha da frente”.

O meu maior receio é que daqui a 20 anos não tenhamos conseguido vencer o estigma de ser enfermeiros. Há uma mácula enorme ligada à nossa profissão, que nos impede de alcançar outros patamares.

O desafio vai ser inverter essa tendência. Não tenho dúvidas que há gente empenhada nisso. Resta saber se vamos ser capazes...

MÃOS À OBRA.
 
E lá vem eles entrometer-se,em áreas que em nada lhe dizem respeito.Já agora para elem de colocar arrastadeiras a doentes necessitados,tambem colocam sondas de gazes a tae(s).
Para ilucidar tanta estupidez que vai em alguns e só alguns,informo vossa senhoria,que os sr(s)enfermeiros tem formação e estão habilitados por formação e legislação,para realizar ecg e interpretálo,reabilitação motora de doentes,fazer suturas,gazimetrias,cinesioterapia,etc,etc,etc,etc.
Ao contrário de alguns que simplesmente transpostam e lavam ambulancias......Nem sabem o que é uma pressao sistólica e diastólica.
 
"mas não se preocupe que enfermagem vai evoluir e tornar-se mais visível socialmente. Provavelmente só não vai evoluir no sentido que gostava....."

É pena. Perdem os utentes e os Enfermeiros.
 
Tão lindo e poeta que ele é : "a enfermagem do futuro é a medicina do passado".
E a medicina de hoje é o quê? O que predecede os 10 Mandamentos ou as SAgradas Escrituras em formato light???
Seu grande urso...
 
Ola!
bom, acredito que toda profissão que realmente tenha significado evolui em benifício da saúde da população. Isso não seria diferente com os enfermeiros, ainda mais com a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Contudo, é necessário enfatizar que toda profissão tem sua importância, e todas trabalham com o mesmo objetivo que é elevar a qualidade de vida da população, influênciando de forma positiva no bem estar e na saúde de todos.Portanto,trabalhar de forma multiprofissional é sinônimo de competência.
Diante disso, os enfermeiros não se apoderam das atribuições de outros profissionais, apenas se qualificam para trabalhar em meio ao multiprofissionalismo. Por isso acredito na enfermagem, e na formação que recebo quanto acadêmica baseado na ética, na moral e no respeito ao próximo e as demais profissões.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!