sábado, janeiro 24, 2009

Saúde 24 “não sabe gerir Enfermeiros”!


"Francisco George [Director-Geral da Saúde] afirmou que a actual administração do atendimento telefónico "não sabe gerir Enfermeiros" e voltou a sublinhar que os "conflitos laborais têm de acabar imediatamente"." link

Seguindo esta linha de raciocínio, muito poucos sabem gerir Enfermeiros em Portugal. Aliás, o nosso país não sabe gerir Enfermeiros. Estão subaproveitados, mal reconhecidos e mal enquadrados.

Comments:
Muito tinha a dizer sobre tudo o que conduziu a este desfeixe. Tudo teria sido evitado se a empresa tivesse realmente sido constituida por pessoas integras, bem formadas e com o conhecimento necessário para desenvolver um trabalho com profissionais que teem uma formação de base ENFERMAGEM sim teriam que estar a par do que é ser enfermeiro. É que não se trata de um callcenter qualquer este visa a triagem /aconselhamento e encaminhamento de pessoas que ligam por questoes de sintomatologia e relacionadas com a sua saude fisicae mentel , logo com a complexidade decorrente de tambem serem pesoas que por xs não conhecem no serviço, capacidade de os poder ajudar. Tem que se conquistar a confiança do utente que está distante é o enfermeiro que com a sua capacidade de escuta activa e com recurso á comunicação faz um trabalho notório. E isto não é linear para alem de exercer a fua funçao como detentor de conhecimento:- tecnicas de comunicação, experiencia profissional e recurso a uma ferramenta informatica complexa a qual com algumas incorrecçoes que lhe exigem uma actuação cuidadosa e um juizo critico premanente tem depois o acrescimo de transmitir a sua indicação final ao utente e aqui mais uma vez se confronta com a dificuldade de aceitação a sua credebilidade depende da sua segurança.Mas temos uma empresa que enfantiza os cuidados ao doente diabetico, que fez formação especifica para o algoritmo será porque tem na direcção clinica uma enfermeira que pertence á associação dos diabeticos de portugal?? é preciso muita formação noutras areas em outros temas é necessário uniformizar cuidados que são ditos ou omitidos porque estão ausentes ficando pois ao critério de cada um Foi disto que os enfermeiros tb se queixaram afinal os que levam a serio a sua prestação porque todos os outros se calaram porque a sua função na empresa estava em risco MEUS COLEGAS ENFERMEIROS existe algo que é o vosso codigo deontologico que vos obriga a denunciar falhas que pode levar a uma má prestação. A empresa e a DGS assume que isso não foi posto em causa claro porque sabemos que a maioria dos atendimentos resulta em encaminhamento e os cuidados em casa ficam esquecidos PORQUE ???? pois porque o enfermeiro pensa na sua performance na empresa que se traduz em demorar pouco tempo senão esta tramado !! é que se tiver 10 minutos a atender basta ter 50 % de qualidade para subir no ranking sim é assim que lhe chamam Foi por isto tb que nos debatemos. Mas temos um Hibrido como director que de enfermeiro já nada tem pois a medicina dentaria arrancou-lhe os conhecimentos desse curso tão nobre e do qual me orgulho. SOU ENFERMEIRA E NÃO ME REVEJO EM POSIÇOES DE ENFERMEIREDO.
Que tal um curso de gestao de conflitos de inteligencia emocional a todos os colaboradores da lcs que deteem posiçoes de hierarquia penso que o ambiente de trabalho melhoraria pois no calcenter do porto nada se passou porque será ??? alguem aconselhou em posts anteriores à reflexao e eu fiz esse esforço.
Do deserto do meu descontentamento a rosa que tenta manter-se integra nos seus principios
 
Concrdo consigo colega.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!