terça-feira, dezembro 09, 2008

"Os novos centros de saúde"... sem Enfermeiros!




"A ministra da Saúde, Ana Jorge, afirmou ontem que, a partir de Janeiro, os Enfermeiros terão um papel ainda mais importante junto da comunidade, com a entrada em funcionamento das novas formas de organização das unidades de saúde – os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES)." link
(palavras - vazias de conteúdo e intenção - proferidas no final da I Conferência de Regulação da Ordem dos Enfermeiros)

A sério? O resultado está à vista: de todos os recém-nomeados para Directores Executivos dos ACES, não existe um só Enfermeiro. Foram nomeados advogados, médicos, psicólogos, farmacêuticos, gestores, administradores hospitalares, etc... mas não se vê Enfermeiros! Estranho...

A Ordem dos Enfermeiros manifestou-se? Não.

Estes sim, são os rácios que verdadeiramente interessam:

"74" Directores Executivos - (provavelmente) "0" Enfermeiros!

Comments:
Esse rácio, deverá ser o real caro DE.

senão como se verificam atitudes por parte das administrações regionais (vulgo ARS), como aquela que no findar de contrato de 2 enfermeiras, não foi renovado o(s) mesmo(s) por se estarem grávidas. (ARS lisboa e vale tejo)

e no norte, também há exempls.
o director do centro saúde de penafiel, dirigiu-se a uma enfermeira e disse-lhe "faça com que o seu filho não nasça antes do fim de contrato!!!"
comoo quem diz, se nascer antes, não há renovação do mesmo...

já agora. a nossa bastonária era colega militante do actual secretário de estado da saúde no PCP?
agora percebo. a nossa ordem está mesmo vendida politicamente.
o dr pizarro já é macaco que chegue e ela aceita tudo o que o homem quer.. tamos feitos
 
O problema continua a ser sp o mesmo:

- demasiada vassalagem!

Na conferência via-se perfeitamente essa mm subalternização!

Qd chegaram os membros das Ordens, ficou a sapiência "cedo o meu lugar ao dr OM, ou n", claro está que teve de ser o proprio da OM a dizer, não! O congresso é seu, fique no lugar junto ao PCJOE.

Para não falar na mudança de auditório, na desculpa de ficar um ambiente mais acolhedor aqd da chegada da Sr Ministra!

Pois são estes pequenos - GRANDES pormenores que ficam no inconsciente de todos!

Logo, ficamos sp na linha da rectaguarda nos cargos de decisão! Como não ocupamos esses cargos, dependemos sp dos outros, ficando apenas com "as migallhas q vão caindo da mesa".

Qd ocuparmos esses lugares verão a Enf a dar pulos de avanço, mas até lá...... seremos uns autênticos paus mandados.


cumprimentos
 
Os cuidados de saúde primários que deviam ser um vector, por excelência, para o desenvolvimento e inovação na enfermagem, parecem ao invés disso, apresentar um marasmo. Caso para perguntar onde está a pro-actividade da OE, que ela tanto apregoa para os enfermeros?! Estão os enfermeiros demasiado acomodados, "vencidos?"
Desassossego
 
Perante este cenário, só resta um caminho... o do conhecimento.

A enfermagem para crescer, ou melhor para ressuscitar, precisa que os enfermeiros estejam no topo, e

quando digo no topo significa nos cargos de decisão, seja na politica como deputados, nos hospitais como administradores, etc.

E isso consegue-se através do conhecimento, da aquisição de novas competências.

Falo claro do grau de Doutoramento na área da gestão e afins, algo que tornará indiscutível a nossa posição nesse aspecto.

Estas são as ferramentas de que necessitámos urgentemente, este é o caminho....

E apesar de não ser a minha área da actuação, pois considero-me um enfermeiro da prática, esse é o meu próximo objectivo......

Tal como o enfermeiro Azevedo ou o DE, eu pretendo fazer a diferença, demore o tempo que demorar eu lá chegarei...

Cumprimentos!
NEL
 
Isto quase parece uma anedota.

Não acredito que a nossa Ordem se mantenha calma e serena.
Rapar o dinheiros dos enfermeiros, isso sim.
 
Cada vez estou mais convencido que a alguem quer Colocar a enfermagem portuguesa tal como a conhecemos numa prateleira.
A maioria da classe está acomodada, não vencida, porque para isso era preciso haver uma luta! E essa não a houve! Não estamos a oferecer resistencia! Estamos a assimilar o que nos dão!
 
Alguem sbe o que se passou nareunião de ontem dos sindicatos com o ministerio da saúde?
 
Foram nomeados advogados, médicos, psicólogos, farmacêuticos, gestores, administradores hospitalares, etc... mas não se vê Enfermeiros.
QUE NOVIDADE!!!
Com a cobardia; falta de coragem e ipocrisia dos enfermeiros, seria de esperar outra coisa.

REPARE. Neste blogue quantos enfermeiros assumem o que dizem? Quantos assumem a sua identidade? Quantos não são anónimos? Mas, sobretudo, quantos tomam posição, apresentam soluções para os problemas e dão a cara por essas soluções????
QUASE NENHUM!!!

Assim sendo, outra coisa seria de esperar?
DEIXEM DE SEREM COBARDES, HIPÓCRITAS, "lambe botas" dos directores e aí, então, sim terão possibilidade de serem ALGUÉM, mormente serem nomeados para esses cargos.
 
dia 9 e 10 estiveram reunidos em Coimbra os enfermeiros de reabilitação deste país num congresso promovido pela associação dos enfermeiros de reabilitação.

os enf de reabilitação sabem prescrever ajudas técnicas (apoios tècnicos )pois são eles que dizem serviço ao medico do doente que é preciso uma cadeira com determinadas caracteristicas...um andarilho um colchão..o médico apenas coloca a vinheta nessa receita,porque será que ele ainda não pode prescrever só popde sugerir ?resposta da srDoutora que representava o CERTIC- nós propomos 2 ou 3 assinaturas MEDICO e outro tècnico;a moderadora perguntou o porquê de não serem enfermeiros, porque a ordem dos medicos não autoriza .

Caros colegas a ordem dos enf já existe há quantos anos ?

Os representantes dos enf de reabilitação o que andam lá a fazer? em reuniões e mais reunioes ,qual é trabalho final destas reuniões ? VENDER OS COLEGAS.
SOMOS UMA PROFISSÃO de merda desculpem-me estas expressão pois eu gosto daquilo que faço, mas venho revoltada.Quando dizem têmos que nos impor pelo saber não chega,temos que ter uma ordem que nos defenda.
 
Penso que esta situação, por si, reflecte um grande problema da Nossa Classe, que pode ser visto como vantagem por alguns - acomodação. Muitos de nós acomodamo-nos às rotinas do dia-a-dia, e vivemos tão intensamente Enfermagem\para Enfermagem que nos esquecemos que os tempos mudam e que com o evoluir dos tempos, da "mentalidade" da sociedade e da literacia da mesma cada profissão tem de se moldar por forma a adaptar e a vingar.
Com isto quero dizer que faltam Enfermeiros com um papel activo na politica, que lutem por cargos de administração de empresas, que sejam ambiciosos a esse ponto e claro uma Ordem para os Enfermeiros, coesa e não para "brincar aos políticos"!
Considero que uma parte da Ordem até tem feito um trabalho importante (a equipa que trabalha), nomeadamente o resumo mínimo de dados, a pretensão de imputar os custos dos Cuidados de Saúde aos Cuidados de Enfermagem prestados, entre outros. Contudo falta a força, motivação e a muitos muitos colegas a formação para implementar estas acções e conduzir Enfermagem mais além.
Os Enfermeiros Portugueses são reconhecidos em todo o mundo como excelentes profissionais na sua área, esquisito é que cá continuamos com um status social que não corresponde a essa "fama".
Se olharmos com atenção para outros países vemos que é incomportável para qualquer Serviço Nacional de Saúde ter milhares de Enfermeiros bem pagos de acordo com o que seria justo! Continuamos a querer apagar os fogos todos e a fazer um bom trabalho para outras profissões se vangloriarem com os nossos frutos! Do que vi já neste blog concordo com alguém que disse que temos de nos preocupar de facto com a Enfermagem e fazer aquilo que melhor sabemos fazer - Enfermagem, com qualidade primor e dedicação como todos sabem, só assim seremos reconhecidos pelos utentes que são o nosso objecto de cuidados. Claro está que em primeiro lugar tem obrigatoriamente de se reduzir o número de Enfermeiros formados e alterar\modernizar a formação dos mesmos.
Custa-me constatar por exemplo que grande parte dos chefes\directores Enfermeiros não possuem formação adequada e são os primeiros a defender posições menos dignas para a profissão de Enfermagem, e assim passar a imagem para o exterior tal como já ouvimos aqui neste blog vindas de outros profissionais.
Claro que para quem tem conhecimentos mínimos em Saúde não afirma, hoje em dia, entre outras coisas como "o Enfermeiro é ajudante do Médico", essas pessoas não tiraram um curso na área da saúde ou então não exercem as suas funções na área da saúde! talvez num qualquer mercado!?
Mas na minha opinião a Enfermagem tem todas as qualidades e potenciais para ser reconhecida pela sociedade como um serviço imprescindível e de elevada qualidade que possui um papel preponderante no processo de saúde de todos os utentes. Para ser Enfermeiro é necessário um vasto conhecimento em várias áreas de actuação na saúde, desde farmacologia, medicina até psicologia. Esta polivalência de conhecimentos consolidada com a prática clínica pode ameaçar aqueles que não estão bem seguros das suas capacidades e que afinal até vêm em Enfermagem um enorme potencial que não interessa descobrir!! O Enfermeiro tem de ser assumir cada vez mais como o pivot dos cuidados de saúde e mostrar trabalho (provas) em como se isto acontecer os utentes saem em muito beneficiados.
 
O que se passou ontem na reunião com o Ministério da Saúde, o NEL sabe.
 
O que se passou ontem no ministério da doença é coisa que pode ver no [www.enfermeios.pt].
O problema é mais com o que se vai passar, daqui em diante, com a carreira nossa.
 
"Minha!... Quem há na terra que possa roubar-ma? Anos de tormentos, fostes como um dia de bonança e de deleite! Imagem que que absorveste esta existência inteira; anjo que me fazes surgir do meu inferno para o teu céu, tu foste que me salvaste a mim! Oh, como é bom ser feliz!...
Tinha-me já esquecido!... Como o Sol deve agora ser belo, serena a aragem da tarde, meigo o murmurar do ribeiro, viçosa a verdura do prado!...
Tinha-me também esquecido! Tens razão, Hermengarda. Quero viver:o viver é delicioso, porque será contigo...ao pé de ti...a adorar-te sempre, sem me lembrar do que existe, além de ti, no universo. Vem, minha amante, minha esposa! Vem jurar que me pertences..."
A este meu apelo Hermengarda murmurou algumas palavras ininteligíveis: meu querido Gardingo, há mais de cinco anos que os filhos das treves, esse malditos sarracenos, preparam u plano para aniquilar a nossa liberdade. Estamos entregues aos infieis.
Ontem consegui ter acesso ao seu plano secreto e confidencial que indica os pontos onde pensam derrotar os cristãos.
O reinado está em crise. Aproveitam a onda de desertores, que, por um punhado de moedas, estão a vender a alma ao diabo.
Terás de lutar como até aqui nunca tinhas feito.
Tu nos ensinaste a ser livres; tu tens de reconquistar a nossa liberdade ou morreremos todos na caverna, único refúgio secreto que ainda nos resta.
Pensava que hermengarda delirava, mas estava apenas a anunciar as lutas que se avizinham se quisermos conservar a nossa honra e dignidade.
Os malditos sarracenos juraram ao dibo que os carrega, que nos haviam de destruir e, aproveitando os ventos favoráveis vão tentar fazê-lo sem se aperceberem que sangue de mártires é semente de heróis.
Também não se deram conta de que quanto mais espezinharem os nosso grupo maior vai ser e mais cruel o seu destino, porque vão precisar da nossa mão para lhes atarmos os queixos, para que as salamandras não ataquem os cadáveres, pela boca, enquanto está quente e a alma se prepara para abandonar o esqueleto.
Seguidamente adormeceu.
Vou esperar pelo raiar de novo dia para ver se complet o "horáculo" que começou.
 
Resta é saber de que é que os enfermeiros são pivôt´s...
Do cuidado?
Da segurança?
Da investigação?
Da autonomia?

OU DA DESGRAÇA?!?!?!
 
Advogados? Psicologos?? Mas que raio é que eles percebem de cuidados de saude?
Isto vai de mal a pior...
 
Olá,

Bem Hajam!!

Abraço

http://tonymadureira.blogspot.com/2008/05/tributo-aos-enfermeirosas-nurses.html
 
Num destes dias discutia com colegas relativamente ao nosso papel em relação a alguns casos clínicos.
Chegamos à conclusão do papel da maior parte dos colegas: (Vigiar, monitorizar, avaliar, gerir.)Com tudo isto não tinhamos autonomia para resolver as situações, pois infelizmente a nossa profissão ainda não evoluiu no sentido de podermos autonomamente resolver situações simples, em vez de andarmos atrás dos Senhores Doutores e a "varrermos" o chão que pissam
 
Haja Deus!
Como eles engolem a isca, que se põe para os ratos...
Aprenderam uns quantos palavrões, com investigação, cuidado e outros adornos e ei-los que julgam que os enfermeiros conhecem isso por serem doutores como eles.
Quando essa coisa das doutorices não servia para distinguir as pessoas já o esnfermeiros andavam a ensinar.
Há uma coisa que não nos roubam: a nossa capacidade própria, para fazermos milagres junto de quem sofre e luta pela vida.
Às vezes de tão ocupados que estamos nas lutas pelas vidas, nem nos damos ao trabalho de valorizar essas mariquices com que enchem a boca antes de lavarem os dentes. E pensam que as desconhecemos...
O outro médico para dar a informação sobre o estado da doente, limitou-se a ler as notas da enfermeira do turno anterior.
Um dia, quando tivermos consciência do nosso real valor, consciência essa que ainda não está bem aferida, ides ser tratados "à Holandeza"...pelos enfermeiros!
Ali para Coimbra há um convencido, quanto baste; vaidozão, quanto se possa imaginar, de seu baptismo Manel Antunes, tem brilhado no céu estrelado, graças à insofismável competência dos enfermeiros que sabem recuperar os doentes dos golpes que ele e os da sua laia fazem aos doentes cardíacos previamente seleccionados e emagrecidos.
Esta do emagrecidos faz lembar uma passagem das crónicas de Fernão Mendes Pinto que relata os costumes duma terra onde o régulo tem de dormir a primeira noite com a noiva porque se o não fizer é uma desonra para ela e para o nubente.
E como é feita a preparação?
Os dias que antecede o acto simbólico, a noiva passa a ser alimentada a leite; depois vai à presença do régula para avaliar da sua gordura. Se estiver muito gorda, prescreve-lhe umas horas de mergulho nas águas do mar, para ficar na medida.
Manel Antunes faz lembrar este régulo, antes de espetar a faca, ou bisturi.
A alma deste blog demonstra que os enfermeiros estão a acordar, a seu modo, obviamente; mas acordam.
Que não pensem estes todos que andam à procura de estatuto e rumo, onde incluo os médicos, que os enfermeiros, ao manterem sob a sua guarda a arrastadeira, o fazem de modo aleatório!...
Bem pelo contrário.
O Dr. Emideo Peres, que Deus e o Diabo mantêm no seu redil dizia que nós somos o que comemos...
Os enfermeiros acrescentam; e somos também o que cagamos.
Qualquer cientista dos mais banais, aos mais destacados sabe que a vida se desenvolve entre os comeres e os cagares: os nutricionistas cuidam do primeiro; os enfermeiros cuidam do resultado final do que se come.
Saber comer é importante; mas saber caracterizar um bom monte de merda não é menos importante.Nem é para qualquer um.
Quantos €€ não se poupavam em rastreios que não se fazem, se as pessoas dessem mais valor aos respectivos cagares. Uns não os valorizam, porque não sabem; outros, porque têm um preconceito errado do valor da merda, enquanto parcela anunciadora desse pó em que nos havemos-de transformar.
São os enfermeiros que sublimando a sua acção, observam as várias merdas dos doentes e as servem aos médicos sob a forma de relatos,para que estes a partir daí, dessa ordem que o enfermeiro lhe dá, faça a sua prescrição.
É, por exemplo a partir da capacidade observadora do enfermeiro que o doutor ou médico, mete o espreitóscópio no coiso, a ver se ainda consegur ver o canal por onde ela (a merda)passou. Tarde de mais.
No plano judicativo, já não é a merda que influi, mas o acto de a expelir. Se disser: estou-me cagando para os comentários de certos blogetroters, alheios à coisa, é o mesmo que desvalorizar esses comentários salpican-os com a dita.
Já há quem vá mais longe e use o termo "cagativo", para dizer que é uma coisa facilmente indutível. (dicionário da lingua portuguesa comtemporanea da academia das ciencias de Lisboa).
No plano literário temos os poetas de WC, que usam um momento tão nobre e feliz (basta pensar na arte de um cagão com hemorroidal), para eternizarem pensamentos de merda em estrofes tão emblemáticas como esta:
Neste Lugar solitário,
Onde a vaidade se apaga,
Todo o covarde faz força,
Todo o valentão se caga!
Autor - sabedoria popular.

Mas se quisermos pensamentos mais elaborados e realistas, podemos ir à lírica de Bocage, nas suas poesias eróticas e satíricas e encontramos um verdadeiro poema à merda. Termina assim um dos seus célebres sonetos, que fecha com chave de ouro como mandam as regras de um verdadeiro soneto:
"Caga o cú mais alvo merda pura...
Pois se é isto que tanto se namora,
Em ti cago, em ti mijo, ó formosura!"
Ora se Peres dizia que somos o que comemos eu acrescento e o que cagamos.
Conclusão, que seria da merda que fazeis se não fossem os enfermeiros a valorizá-la!?
Dá para entender???
Com estas merdices todas regresso à caverna, onde Hermengarda espera a minha canção de embalar.
 
Centro de Saúde sem enfermeiros literalmente!!!!!
Afinal a ARS Lisboa e Vale do Tejo dispensou 7 colegas, e provavelmente mais em 2009, resultado????
Certo programas já foram suspensos.
Saúde Escolar, Saude Comunitária, Programas de intervençao na comunidade e algumas extensões mais pequenas por falta de pessoal.
Segundo a inteligência rara que está na ARSLVT um tal de Dr Portugal, a dispensa destes 7 enfermeiros não constitui problema para os serviços, pois eles não fazem falta pois foi mobilizado pessoal por transferencia que permitiu preencher os lugares em aberto!!!!!!!!!!!
Onde é que ele vive????
E o mais grave colegas??
É que isto tudo foi feito sem que os enfermeiros directores e supervisores fossem ouvidos, tal é a sua importância e reconhecimento.
Só num dos centro de saúde afectados sairam 3 colegas recentemente, 2 esperam reforma até ao fim do ano sendo que apena 1 colega entrou por transferencia. Saldo negativo de 4, e foi dispensada 1 colega porque as vagas foram preenchidas. RIDICULO
E isto é o que se passa neste momento.
Somos humilhados, ridicularizados, e dispensados e a única reacção que se vê é deixa andar.
Devia haver uma greve de 1 semana, com adesão de 100% porque uma coisa é certa meus queridos colegas, é que se não fizermos nada, aqueles que se conformaram com os seus lugaritos de quadro seguros até morrerem, podem passar pelo mesmo já daqui a algumas semanas.
Façamos alguma coisa ou então deixemos enfermagem morrer de vez.
Já falta pouquito.
 
ISto porque quando os enfermeiros ocuparam cargos de elevada responsabilidade transformaram-se em zombies às ordens de comando dos "barões" habituais. POr isso, desta vez, livraram-se de pesos mortos!
 
Ao anónimo das 10:50 PM.

Pois é. O problema é que és mais um anónimo. Deixa de ser cobarde e diz o que queres, dando a cara!!! De contrário vai dar uma volta... ao bilhar grande.
 
O Dr. Rui Portugal deu-me aulas.
Ele anda a tirar um Doutoramento aí para os lados dos EUA.
Quer dizer então que por essas bandas o que se aprende em relação aos enfermeiros deixa muito a desejar…
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!