segunda-feira, outubro 13, 2008

Enfermeiros - consultas pelo telefone no HSA (CirAmb 24).


"Um novo serviço de consulta telefónica acaba de ser criado pelo Hospital de Santo André, em Leiria, em que todos os doentes operados na Unidade de Cirurgia de Ambulatório são contactados por Enfermeiros 24 horas após a intervenção. Através deste contacto, efectuado para a casa do doente, é possível acompanhar a sua recuperação, evitando o desenraizamento do meio familiar e os traumas decorrentes do internamento.
.
O serviço CirAmb 24 surge da necessidade de "despistar complicações pós-operatórias que possam surgir nas primeiras 24 horas após a cirurgia e de perceber como está a decorrer a recuperação", disse a Enfermeira-Chefe do serviço de Cirurgia de Ambulatório, Purificação Soares, adiantando que os contactos estão a ser "muito bem acolhidos", não só pelos doentes, mas também pelos familiares.
Durante a consulta telefónica, o Enfermeiro faz uma "avaliação da condição geral" do doente e pode ainda esclarecer "quaisquer dúvidas que possam surgir no pós-operatório, evitando, assim, situações de stress", explica a Enfermeira.
.
"Ao nível internacional, utiliza-se o método de fazer a consulta no domicílio pelos profissionais do próprio serviço, só que nós não temos condições para isso, seria muito caro, por isso adoptámos este método de consulta telefónica", adiantou o médico Branco Lopes, director do bloco operatório, do Hospital de Dia e da Unidade de Cirurgia de Ambulatório, explicando que ao receber a alta médica o doente é avisado de que irá ser contactado por um Enfermeiro 24 horas após a operação. Se estiver tudo bem, continua a recuperação em casa, se precisar de ser avaliado, é-lhe marcada consulta no hospital.
.
Na Unidade de Cirurgia de Ambulatório, os doentes ficam internados por um período muito curto, pois chegam às 08h00, são operados e têm alta médica até às 20h00. Depois de saírem da sala de operações – são três no total, uma delas dedicada à Oftalmologia –, os doentes ficam nas camas de recobro a recuperar da intervenção. São observados por um médico e, se estiverem bem, recebem alta. O serviço tem uma equipa própria de Enfermagem e os cirurgiões são das várias especialidades do Hospital.
" link

Comments:
Bom Noite DE, o café estava óptimo, gostamos imenso.
No entanto esqueci-me de lhe fazer uma pergunta. Naquela inteligentíssima classificação dos blogs, como considera o seu, pertencente aos 99% ou aos 1%? O meu pertence aos 99%, sem dúvida alguma e também porque assim o quero.

Relativamente ao assunto deste post, aí está um bom exemplo a seguir numa das valências do serviço onde trabalho.
 
já agorao telefone tem visor??
 
urge no nosso quotidiano exemplos destes. A classe de enfermagem, faz valer o seu glorioso contributo não só para com o doente/utente, mas também tendo em conta, o leque completo, dos beneficiários dos nossos cuidados: utente, família, grupo, comunidade.

Simples, metódico, prático, eficaz, exige perícia e ciência da parte de quem executa.

já referi noutros posts, aguarda-se é pela reforma da corja das nossas chefias que estão vendidas porque engrandecem as outras classes!!!
anseio pela enfermagem pura e dura que ainda está para vir..

enfermagem rules
 
Excelente exemplo a seguir... Bom "ve-la" Ena Rot (abraço)
 
Eu ando por aí Vera, a por coisas em dia...
... os últimos por vezes são os primeiros.

bJocas Vera
Abraço DE
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!