segunda-feira, abril 07, 2008

Uma no cravo, outra na ferradura!


1 - O Dia Mundial da Saúde (hoje, 7 de Abril), foi "celebrado" pelo Jornal de Notícias com o Dossier Saúde, onde foi possível ler um artigo da autoria da Enf. Maria Augusta de Sousa (que versa sobre o tema central para o dia mundial da saúde de 2008: "as alterações climáticas e o seu impacto na saúde"), Bastonária da OE.

É com agrado que, com "pequenos passos", reconheço que a nossa profissão está cada vez mais visível. Não será, certamente, a visibilidade que todos desejamos, mas há que admitir que houve um modesto incremento nesta dimensão (visibilidade social) relativamente ao mandato anterior. Poder-se-à dizer que é um bom sinal, penso eu.


2 - Por vezes sou persistente. Há quem diga que isso se designa como "bater no cego". Mas certas coisas causam-me urticária severa, por imensos motivos. Talvez alguns partilharão comigo essa perspectiva, outros não. E como nem só de Enfermagem devem falar os Enfermeiros, falemos de algo que nos rodeia e que, invariavelmente, directa ou indirectamente, tem uma influência relativa na classe de Enfermagem: a arte da culinária!

Há quem garanta que não se fazem omeletas sem ovos. Há quem afirme a pés juntos que as fazem sem necessitar deles, outros usam ovos em demasia e abrem brechas para a hipercolesterolémia (e todas as consequências nefastas)!
Como já, provavelmente, adivinharam o que foi hoje o meu jantar, deixo as metáforas de lado e lanço as bases para um jogo divertido: "a caça às diferenças"!

"Ministra da Saúde diz que faltam Médicos, Bastonário da Ordem dos Médicos diz que não!"

O desafio é o seguinte: algum de vós, afortunado, encontra "diferenças" entre a postura do Bastonário da Ordem dos Médicos e da Bastonária da Ordem dos Enfermeiros?

Dica: existem milhares de Enfermeiros no desemprego, por outro lado, simultâneamente, abrem concursos para médicos, sem que haja um único candidato!

Comments:
A diferença entre a Ordem dos médicos
e a Ordem dos Enfermeiros é fundamentalmente esta:
O nome da nossa Ordem é que está incorrecto, não deveria ser Ordem dos
Enfermeiros, mas sim, Ordem das Escolas de Enfermagem
 
Já agora na Ordem dos Enfermeiros não é só o nome que está errado; compadre, está tudo errado.
Há médicos a mais, diz o seu bastonário e com razão.
Ponham-nos a fazer de médicos nos Centros de Saúde e vão ver quantos milhares sobram:
ponham-nos a trabalhar nos hospitais públicos e verão quantos sobram e em que tempo se evaporam as listas de espera, qual invenção para demonstrarem a sua força neste reino da medicocracia.
Quando os enfermeiros se derem conta de que também são licenciados e aptos a participarem na vida política como os outros licenciados, ´~ao-de ocupar com brilhantismo muitos lugares que hoje se nos apresentam com o carácter de apagada e vil tristeza.
Desculpem não os mencionarmos porque, não cabem neste espaço.
À medida que certos licenciados afastam os enfermeiros da administração as instituições afundam-se.
Sosseguem pois a nossa hora vai chegar, quando mudarmos a pele. como fazem as cobras. Na pele actual...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!