terça-feira, fevereiro 19, 2008

Estratégias "made in" china...

É nos momentos de aperto que a génio do cérebro humano vem à tona... A imaginação começa trabalhar a 200%... e a torneira da inspiração abre-se numa torrente de loucura platónica. Ultimamente...
a
Abro um jornal: " falta de enfermeiros" - diz a OE....

Folheio uma revista: "precisamos de 33 mil Enfermeiros" - reivindica o Sindicato....

Na internet: "Não há excesso de Enfermeiros, há falta de emprego" - afirma um iluminado da OE...

Consulto o meu mail: "o meu salário foi reduzido", "trabalho a 3 euros/hora", "estou a exercer a profissão gratuitamente", "não consigo fazer valer os meus direitos, porque sou ameaçado", etc - dizem os colegas...

Depois temos os estrategas do emprego. Este tipo de cancro (desemprego) previne-se, ou então trata-se numa fase inicial. Quando se dissemina torna-se incontrolável.
Neste periodo de vulnerabilidade e susceptibilidade, há quem dê o seu palpite interessantíssimo. Como tal, ouvi uma "mente brilhante" solucionar este flagelo, graciosamente, numa penada só. Então era assim:

1 - Extinguir as acumulações dos Enfermeiros;

2 - Acabar com as horas extra;

3 - Reduzir os horários de trabalho...

Perante tal mestria, torna-se difícil argumentar. Mas como gosto de fazer parte activa das boas soluções, gostaria de dar o meu humilde contributo.
a
Existe uma solução ridícula que seria, talvez, vá lá,.... gerir as vagas do acesso ao curso, reduzindo-as. Ou não? É demasiado estúpido?
a
As acumulações, essas, pagas a preço da lama, são um óptimo recurso para os desempregados. Um emprego a tempo inteiro para um Enfermeiro a realizar colheitas de sangue durante duas horas por dia, era motivador! Uma autêntica força motriz para a sua auto-realização. No topo da carreira, ao invés de exercer numa sala de 4 m2, seria promovido para uma sala de 8 m2 e um garrote de 12 derivações.... Poderá também, fazer uso de uma panóplia de intervenções psicossociais dirigidas ao utente no sentido de estabelecer uma precisosa relação de ajuda... durante os 3 minutos que dura a tal colheita do fluído orgânico... Sem dúvida, alucinante e encorajador! Um futuro risonho recheado de boas experiências!

Se me permitem, existe outra forma de resolver isto: proibir o trabalho de Enfermagem para maiores de 30 anos.... só aí, eram criados milhares de empregos....

Em seguida, se o ritmo de formação de alunos se mantivesse, reduziamos ainda mais os horários. Se cada Enfermeiros trabalhassem apenas 5 horas por semana, precisavamos de, segundos os meus cálculos, 215 mil Enfermeiros! Aí sim, haveria emprego para todos, e um verdadeira motivo de satisfação para a nossa Bastonária: um rácio acima dos 20 enf/mil hab.! Metíamos a OCDE num bolso! No ano seguinte reduzíamos para 4 horas, e assim sucessivamente....
a
Como tal, "mandem" os tais 33 mil Enfermeiros, porque ainda não auferimos salários suficientemente baixos, não temos condições satisfatoriamente deteoradas e ainda vamos tendo alguns direitos ridículos... que necessitam de eliminados da nossa profissão.
Ainda não somos humilhados e explorados de uma forma convincente....
a
Falta pouco para trabalharmos de tanga...


Comments:
Eu cá dou mais uma solução genial para resolver o desemprego em Enfermagem, melhor dizendo, a falta de Enfermeiros em Portugal:

Tornar a Licenciatura em Enfermagem num «pack» tudo-em-um a ser vendido numa Ordem dos Enfermeiros, e futuramente nas grandes superfícies.

Talvez um slogan: "Torne-se Enfermeiro(a) ainda hoje!"

Ou outro, "*PROMOÇÃO ESPECIAL* Descidas de preços do pack Enfermagem!"

Ou ainda outro: "Sempre sonhou trabalhar a menos de 3€ por hora, sem incentivos, sem condições de trabalho?! Pois aqui está a sua oportunidade!!! Compre o «pack» Enfermagem, numa Ordem dos Enfermeiros perto de si!"

E claro, haveria o «pack premium», um pack composto pelo pacote básico, uma estatueta feita à mão da sra. Bastonária da OE, e assinada por ela.

Enfim... e lá vai a Enfermagem pelo cano abaixo!
 
Custa-me dizê-lo, mas estou inteiramente de acordo consigo, Sr. Dr. Enf...


O cirurgião da n.
 
In Público:

« O Presidente da República promulgou hoje o decreto da Assembleia da República que estabelece os regimes de vinculação, carreiras e remunerações dos trabalhadores que exercem funções públicas, após o mesmo ter sido expurgado das inconstitucionalidades pronunciadas pelo Tribunal Constitucional.

Depois do “chumbo” do TC da primeira versão da lei, a 20 de Dezembro, o PS eliminou do diploma os dois artigos que incluíam os juízes e magistrados do Ministério Público na lei que institui o regime de vinculação, carreiras e remunerações da função pública.

Numa nota informativa no “site” da Presidência da República (www.presidencia.pt), recorda-se que o acto de promulgação de um diploma legal “não significa necessariamente a adesão do Presidente da República às opções políticas que lhe subjazem, nem implica a sua concordância com todas as soluções normativas nele inscritas”.

Da leitura da referida nota infere-se que o Chefe Estado aprova o diploma porque não quer levantar dificuldades a aplicação desta reforma, mas não concorda com todos os seus pressupostos.»

E agora...implicações para a Enfermagem?


Teixeirinha
 
É...vamos brincando com coisas sérias pois será assim que nos levarão a sério...
 
Inacreditável as 3 soluções apontadas. Só pode ser alguém ligado á OE ou sindicatos que pouco sabem da vida profissional dos enfermeiros.

Reduzir as vagas de acesso ao curso ia colocar em cheque os doecentes que fazem parte da OE e depois não tinham alunos para darem aulas nas escolas cogumelos ficando com o seu lugar em risco.

Sou apologista da solução "ridicula" do colega Doutor Enfermeiro.

Sempre oportuno colega.
 
Parabéns pelo artigo Doutor Enfermeiro
 
Porque sera q nao percebem q isto tudo faz parte de uma decisao politico-administrativa?So o aumento da idade da reforma tira emprego a milhares.A decisao de nao entrarem enf.para os lugares onde estao a fazer falta e do governo.Em vez de se atacar a Ordem e os Sindicatos ataque-se o governo.Faca-se uma especie de guerrilha.Ou sera q isto de dirigir os ataques a Ordem obedece a uma estrategia e havera infiltrados?
 
a continuar assim não acabamos de tanga mas sim de parra!!!!!!!!!
 
Não se pode mais com esta Ordem. Preparemo-nos para a greve com a revisão da nossa carreira, que acredito, que será muito desfavorável. Aproveitaremos, também, para fazer greve à nossa própria Ordem, que defende interesses economicistas de alguns elementos da sua estrutura dirigente, que acumulam a leccionar nas escolas, isto é promiscuidade.
Neste momento de desamparo dá vontade de criar um organismo que, de facto, zele pelos nossos interesses!
 
concordo plenamente....
 
Vamos à luta.
 
digam-me uma coisa, quem é que escolhe a ordem dos enfermeiros?

Enfermeiros certo!? prontos era só isto...

escolheram-na agora aguentem com ela!

Sim e já era tempo de OE, sindicatos e enfermeiros se unirem contra o governo esse sim destruidor da classe de enfemagem!!!
 
BOA NOITE!

O Sr. doutorenfermeiro já disse tudo.

Nada mais resta para dizer...
 
Caro colega,
A Enfermagem como ainda respira, então pomos-lhe o pé na garganta para a matar de vez! É o que vai acontecer brevemente. A nova carreira está a chegar e vamos continuar a ganhar o mesmo..não chegando aos 1000€!!
Permita-me discordar mas de tanga já nós andamos!Será que vão ainda fazer-nos algo mais? Só falta enfiar-nos o dedo pelo C...!
Pelo andar do SEP e doutras organizações representativas dos Enfermeiros, é o que antevejo.
Já agora, o seu discurso irónico está a ganhar força de REVOLTA. Continue, força colega.
 
Eu concordo plenamente com o desassossego.

Começemos por fazer GREVE à ordem.

DEIXEMOS DE PAGAR AS QUOTAS MENSAIS,como forma de mostrar o nosso descontentamento.

aliás é precisamente isso que vou fazer a partir de agora.
 
greve de zelo!!! é um dos caminhos
 
Só gostava de saber uma coisa:

Existem tantos problemas, cada vez as dificuldades são maiores, é a OE e sindicatos que pouco fazem ou conseguem fazer, são centenas de profissionais à deriva, entre outras dezenas de situações e praticamente não se ouve nem se lê na comunicação social sobre os problemas que se passam na profissão bem como no ensino de enfermagem????????????

Ou será que também existe um "lobby" qualquer que não deixa com que a situação actual se divulgue!?

Não se usa esse meio muitissimo importante bem como outras alternativas para "Gritar" o que se passa em vez de ficar somente na blogosfera e nos corredores dos hospitais e centros de saúde???

Quais serão os "lobbys" que emperram o crescimento da Enfermagem em Portugal?? Se outros conseguem os seus intentos porque não os enfermeiros, os sindicatos, a OE???

E assim vai o mundo...

Estas são as perguntas, e muitas mais ficaram por fazer (talvez em outras situações) de um aluno que ainda nada sabe da profissão e que está aqui a aprender com cada um de vocês, sem querer incomodar.

Abraço
 
Porque se fala tanto em rácios e não se explica caso a caso, serviço a serviço onde faltam enfermeiros? Porque não usamos escalas de avaliação de carga de trabalho? Falar sem dados concretos trouxe-nos onde estamos, mas precisaremos realmente da Ordem e dos Sindicatos para para resolver parte deste problema?

Poque não individualmente ou em grupos pequenos, mostrar inequivocamente onde são necessários enfermeiros, cada um no seu serviço, Hospital, região?
Não nos encostemos ao que os outros podem fazer mas no que nós próprios podemos.


Discordo de quem diz que não faltam enfermeiros, mas discordo ainda mais de quem os forma ou permite formar sem que haja local onde os empregar. Primeiro criam-se as necessidades e só depois a sua solução.

De que serviria fabricar chips em 1507 se não havia onde os utilizar?

De que serviria inventar a televisão se não existisse uma tomada onde a ligar?

De que serve formar enfermeiros se não consideram haver necessidade de os empregar?

Sejamos parte da solução

saudeeportugal.blospot.com
 
Concordo totalmente.. gd post dr. enf..
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
o que está a olhar para a camera deve ser o médico: não está a fazer nada. O outro deve ser o enfermeiro
 
O médico está à espera que o doente morra e o enfermeiro está a fazer toque terapêutico! lol
 
ahhh.... o senhor que esta a olhar pra camara é medico!!! bem suspeitei.... é que tb ja faltou mais pra trabalharem de tanga...loooool...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!