sábado, setembro 29, 2007

www.gripenet.pt


"O projecto Gripenet procurou criar e testar um sistema de vigilância epidemiológica inovador que envolvesse activamente a sociedade portuguesa. Este primeiro estudo foi dedicado à monitorização da epidemia de gripe (causada por influenza) em 2005-2006, mas o seu âmbito poderá ser futuramente alargado a outros problemas de saúde pública. O sistema tem como base o website – http://www.gripenet.pt/ – especialmente criado com duas funções:
informar e difundir conhecimentos sobre a gripe;
recolher informação relativa ao estado de saúde da população através de inquéritos online.
Depois de se registarem no site, os participantes receberam semanalmente uma newsletter com curiosidades e notícias sobre a gripe e foram convidados a preencher, em alguns segundos, um pequeno questionário sobre os sintomas gripais (ou ausência deles) da semana anterior. A recolha de dados teve por objectivo monitorizar, em tempo real, a evolução da epidemia no Inverno passado em Portugal
Desta forma, qualquer cidadão pôde contribuir com informação pertinente para o desenvolvimento de modelos epidemiológicos sobre a gripe em Portugal. Esta informação é susceptível de complementar aquela que é obtida pelos métodos de vigilância convencionais actualmente a cargo do Centro Nacional da Gripe (CNG) e do Observatório Nacional de Saúde (ONSA), possibilitando uma detecção mais precoce de eventuais anomalias, e uma captação de pessoas que recuperam sem recorrer aos serviços de saúde. Os dados foram analisados por investigadores do IGC e toda a informação daí proveniente foi disponibilizada à Direcção-Geral da Saúde (DGS). Este trabalho foi acompanhado pelo desenvolvimento de modelos matemáticos e plataformas computacionais com capacidade para simular a propagação da gripe em Portugal e avaliar cenários de intervenção. Informação geográfica e demográfica foi igualmente incluída com vários níveis de detalhe.
A Holanda foi o país que em 2003 viu nascer este sistema, tendo contado desde o ínicio com a adesão de cerca de trinta mil pessoas. O site que suporta o projecto holandês designa-se
http://www.degrotegriepmeting.nl/. O sucesso do caso holandês motivou os investigadores portugueses a encetar uma colaboração com a restante equipa holandesa, que veio a revelar-se frutífera, nomeadamente com a intervenção directa e pessoal do astrónomo e comunicador de ciência Carl Koppeschaar , dinamizador do projecto naquele país."

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!