quarta-feira, setembro 26, 2007

Enfermagem: o "estado" da nação!


Um especial obrigado à OE e sindicatos, sem eles nunca conseguiríamos "bater no fundo"!

Comments:
E-X-C-E-L-E-N-T-E!!!!!!!!!!
 
Doutor Enfermeiro no seu melhor!!!
 
E que tal culpar TODOS os enfermeiros pelo estado da nação. Ponham a mão na consciência e assumam TODOS a responsabilidade individual e colectiva pelo que sucede. Deixem de procurar bodes expiatórios para as atitudes que todos tomam perante a profissão. Todos aqui criticam o excesso de oferta de enfermeiros mas quantos recusam os convitezinhos para leccionar umas aulitas ? E quantos participam nas AG's da Ordem e sabem as suas competências ? E quantos são sindicalizados ou conhecem as politicas sindicais ? O Doutorenfermeiro é aqui o principal ignorante, lançando palha para a fogueira de correligionários tão ou mais ignorantes, mais parecendo um coro de imberbes a berrarem não sabendo bem porquê.
 
o doutorenfermeiro é a voz daquilo que a maior parte pensa, mas não diz. por receio talvez.
não sei quem ele (ou ela) é, mas gostava de trabalhar com ele (ela)...
 
em muitos serviços, o autor do blog é um estrela. os seus posts discutem-se e inclusivamente alguns são afixados no gabinete de enfermagem....
lembro-me ver ver inclusivamente um post seu impresso e afixado na escola de enfermagem do s. joão!!!
 
Só demonstra a ignorância que vai na classe...triste. Se calhar é mesmo melhor extinguir-se... Com paspalhos ignorantes a subir ao estrelato pelas bacoradas que escrevem e o apoio fervoroso de copinhos de leite que desconhecem por completo a história da enfermagem em portugal, realmente o que outros fizeram no passado pela profissão foi um desperdício....
nota : Informem-se sobre autores de blogues que tanto criticam os corpos dirigentes da OE mas aceitam fazer partes das listas de recandidatura desses mesmos corpos. Prevalece a máxima "ou comem todos ou há moralidade" não é caríssimo doutorenfermeiro e afins?????
 
Ex.mo colega, vejo que o seu voto de confiança na classe é deveras convincente. As suas máximas também não se aplicam aqui.
O que sabe o o colega sobre o passado?
A revolução que decorreu nos últimos 30 anos aconteceu porque muitos "copinhos de leite" se sacrificaram e "mugiram" as vacas que acharam necessário.
Estou certo que o seu "copinho de leite" saiu directamente do frigorífico, prontinho e fresquinho sem esforço algum...
De qualquer forma, está perdoado!
 
Poupe-me do seu sarcasmo... o mal da classe é estar cravada de pseudo-pensadores do seu tipo. Quer retratar uma realidade da classe opinando em voz própria mas utiliza permanentemente o discurso copiado do Enfº José Correia Azevedo (SEN). Julga sindicatos e OE mas vincula as opiniões dos mesmos, não propondo qualquer alternativa. Vem para o blogue alimentar campos pseudo-elitistas da enfermagem como emergência, inem, cuidados intensivos como se fossem as áreas que distinguissem ou desses maior visibilidade à classe, quando são aqueles que mais escondidos estão à comunidade. Por último vem dissertar sobre evolução de uma profissão quando aposto que nem uma década de exercício tem. Capta realmente a atenção dos que nada sabem sobre sindicatos e ordem (tal como o sr.)
Assim, responder-lhe é apenas uma vã tentativa de exercício intelectual para que pelo menos faça uma reflexão sobre a tendência do seu blogue e que pelo menos se documente sobre assuntos que notoriamente desconhece.
Não respodeu ao último parágrafo em "nota". Toquei nalgum assunto mais "sensível"?
Saudações
 
É reconhecida a ferocidade com que o doutorenfermeiro (dr) com que defende a classe. Pelo que sei o dr não faz parte do corpo de decisão de nenhuma organização, pelo não está obrigado a apontar soluções, ainda que dê algumas sugestões, quando entende. Curioso é a vossa defesa da OE e sindicatos, que medidas positivas têm efectivado?
Oportuno é a crítica que o dr realiza ao que corre mal na enfermagem, e que muito enfermeiros concordam e outros se incomodam porque se identificação nas orientações da OE e sindicatos.
Eventualmente a culpa é de todos nós, mas os responsáveis pela OE e sindicatos, terão uma quota maior.
Qual é o prurido de se evidenciar a enfermagem em emergência, inem, cuidados intensivos, se está assim, tão escondida como um comentador refere, será para divulgá-las. Mas se é das mais escondidas as outras áreas menos escondidas falham porque o reconhecimento social da nossa profissão fica longe do desejado.
Criticar o que não está bem e evidenciar os aspectos positivos é regra deste blog e é o que me traz até ele.

Desassossego
 
Pergunto, será que a falta de reconhecimento social não fica a dever-se ao pouco valor que os próprios enfermeiros atribuem ao seu trabalho???, excluindo aqueles de áreas altamente medicalizadas...porque esses acham-se o máximo..IUIPI!!!
 
quero dar lhe uns sinceros e enorme parabens pelo blog, sou enfermeiro e revejo me na maioriados comentários existentes neste blog. Tive conhecimento dele por mero acaso
mas sou fã na sua leitura.
chamo me joao duarte e dou enfermeiro em lisboa no hospital egas moniz.
um enorme abraço
 
Obrigado colega J M Duarte,
um abraço para si. Continuação de bom trabalho no HEM...
Gostaria de o ter por cá a partilhar um pouco da sua visão.
DE
 
Bate nos Sindicatos, Na Ordem, Afinal quem tem razão e pq está tão revoltado!!!

E soluções quais são? Já teve algum convite para onde queria ao ser polémico! É que assim a apontar armas a tudo a TODOS, de caminho até ao pedinte irá pedir responsabilidades! E as Suas?Assume-as? Nem Sequer se Identifica, tal qual muitos outros blogs que leio!

Assim na penumbro do anonimato é dificil assumir posições! Na calada não Custa! Lanço um desafio identifique-se e depois critique, assim faz as coisas nas Claras! Ou pelo menos assume a Maturidade!

EnFº Carlos Andrade
 
"Bate nos Sindicatos, Na Ordem, Afinal quem tem razão e pq está tão revoltado!!!"

Parace que o colega Enf Carlos Andrade está muito contente com tudo o que se passa na Enfermagem nos dias de hoje.
Deve ser o único.... Se não vê razões para a revolta, então algo está mal consigo....
 
É sempre bom o anonimato. Assim, quando o nome verdadeiro aparecer nas listas de recandidatura dos actuais elementos da ordem, ninguém associará a cara à careta. Boa táctica a sua e do seu colega (aquele que "cogita"), recente aquisição da lista da nossa "querida" Enfª Margarida Filipe (SRNOE) para a recendidatura a mais um mandato nas próximas eleições... haaaaa, já me esquecia. Com vocês na "panela" as coisas vão mudar... Tenham vergonha...

Teixeira da Mota
 
Pode ter a certeza ABSOLUTA que não me encontrará em lista alguma da OE. Logicamente, ficará sempre na dúvida, pois tal como afirmou, não conhece o meu nome.
Mas, existe aquele sentimento de confiança entre alguns Enfermeiros, e eu sou "cultivador" desse sentimento.
Mas reafirmo o que já disse várias vezes, a ideologia da concepção de um ordem profissional é boa, pena é os actuais membros da mesma. Não têm capacidade,abertura, inteligência ou espírito para a condução da regulação de uma profissão como a nossa. Alternativas procuram-se.
Agora, se as coisas correm mal com este actual corpo de dirigentes, a culpa é nossa e só nossa se os mesmos forem reeleitos para mais um mandato.
DE
 
Mais uma vez quero dar-lhe os meus sinceros parabens por este blog.. Identifico-me consigo, com as suas ideias e teorias.. è graças a voce que partilhamos diariamente ideias.. que nos da a visao realista da Enfermagem no país.. Tem o meu total apoio.. Adoraria um dia vir a trabalhar consigo.. Se um dia conseguir trabalhar.. Realmente estamos no fundo do núcleo da terra.. Cumprimentos.
 
Parabéns DoutorEnfermeiro. A verdade custa a ouvir a alguns acomodados mas tem que ser dita.
Um abraço
Discovery
 
Engraçado todos gostam do que se escreve,mas ninguem se identifica.Qd trabalham ou então fazem algo com responsabilidade, não assinam, ou acham que ninguém tem que responder pelo que diz ou escreve ?

Apenas quis questionar isso!

Ah é verdade

Assinado Enf Carlos Andrade (façam o mesmo assumam-se)
 
"NOTA À IMPRENSA

A Ordem dos Enfermeiros teve conhecimento pela comunicação social dos incidentes
ocorridos na Escola Superior de Enfermagem de Bragança relacionados com a ausência
de condições para a realização dos ensinos clínicos (estágios).

Considera a OE que as condições para o ensino-aprendizagem, em contextos de
prestação directa de cuidados são uma vertente fundamental para a formação dos
futuros enfermeiros.

A Ordem dos Enfermeiros vem manifestando, à algum tempo, a sua preocupação sobre
estas questões quer junto do Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, quer
das Instituições de Ensino Superior com cursos de licenciatura em Enfermagem e das
Instituições Prestadoras de Cuidados de Saúde.

Os alertas que temos realizado são baseados no conjunto de sinais que hoje os próprios alunos de uma Escola vêm tornar mais visível como sintoma do que não vai bem e que não é acautelado aquando da aprovação dos cursos pela entidade competente – o MICES.

Temos reafirmado a total ausência de qualquer processo regulador da oferta formativa
de Enfermagem, tendo sido permitido a implementação de Escolas Superiores de
Enfermagem em Portugal sem qualquer estratégia que garantisse, na globalidade,
respostas de qualidade de ensino-aprendizagem na vertente prática.

A Ordem dos Enfermeiros considera fundamental a definição de critérios de idoneidade
que permitam certificar os serviços das Instituições Prestadoras de Cuidados de Saúde
onde se realizam os ensinos clínicos e a formação de enfermeiros.

As exigências da profissão, no quadro dos cuidados de saúde, obriga a que não se
mantenham situações de ambiguidade ou favores quando se trata de matérias cujas
responsabilidades são partilhadas entre Instituições de Ensino e de Saúde, sem que
muitas vezes os profissionais de ambos os lados envolvidos tenham uma efectiva palavra a dizer.

Trata-se de assegurar o processo formativo de jovens que serão futuros enfermeiros.

Urge soluções que, não obstante a necessidade de Enfermeiros em Portugal, não devem ser adiadas nem tão pouco tal facto justificar a abertura e/ou manutenção de ofertas
formativas que não tenham as condições para garantirem as aprendizagens que o
processo em enfermagem exige.

A BASTONÁRIA
Maria Augusta de Sousa

in www.ordemenfermeiros.pt


Bravo!! Assim é que se fala!!"

Ah é verdade, como só agora vi o seu blog estive a fazer um "zaping" pelo que já escreveu! Deixo um texto que escreveu sobre a Ordem. Afinal aquilo que diz sobre excesso de formação a Ordem já à alguns anos o vem dizendo. Por isso foi apresentados os Internatos, aí sim vamos ter as Escolas e os Sr. Professores Avaliados! Pois um estudante que acabe com uma média de 18 e faça um mau internato com média de 14, por ex. Não acham que aquela Escola o preparou mal e inflaccionou as Notas!

E deixo a pergunta tb quantas vezes a orientar alunos nós tb não Subimos as notas! Temos que ser isentos e mais uma vez assumirmos os erros. Em jeito de provocação caro Dr. enfermeiro (caso não saiba só se deveria chamar Dr. em caso de se concluir um Doutoramento- já temos alguns em Portugal- sabia?) a ultima frase do Bravo foi sua!

Se ouvir bem o que a Ordem diz verá que vai por vezes de encontro ao que pensamos que para a nossa profissão enveredar pelo caminho certo temos que a Regular e aqui não sãos os Sindicatos! Tem que ser a Ordem. Aos Sindicatos pede-se a NEGOCIAÇÃO DA CARREIRA . Lanço-lhe um DESAFIO. Faça um texto a questionar porque é que tanto o SEP, como o SEN, como o SEC, não referem o que está a ser Negociado. Isso sim os Enfermeiros estão à muito tempo à espera de uma Nova Carreira e Dos SINDICATOS NADA!!!

Assinado: Enf Carlos Andrade
 
O Enf Carlos Andrade, assumir quem é não é só dizer o seu nome. Sei lá quem é voçê.
Diga antes, qual(is) a(s) instituição(ões) e serviço(s) onde trabalha. Isso sim, é identificar.
 
Tem razão, a bastonária fala, fala, fala... tem um discurso até bonito, mas.... já viu alguma coisa em concreto JÁ feita?
 
O Carlos Andrade é mais um papagaio da ordem, mais um grande palhaço que por ter um tacho não se importa com os parentes pobres da enfermagem. Deve chamar-se tanto Carlos Andrade como eu Pai Natal. Já agora aprenda a respeitar a opinião dos outros. Vivemos numa democracia e podemos discordar de quem quermos inclusivé da actual direcção da ordem dos enfermeiros que só fala e cobra cotas. Fazer algo em concreto nada....

Pai Natal
 
Sim, vem em defesa da OE porque deve ter tacho la.. ou melhor, ter tantas cunhas que sabe que o seu postod e trabalho nunca sera colocado em questão.. aprenda a ver o lado dos outros..!!!! Irritante!!!
 
Parabéns ao Doutor enfermeiro pelo excelente blog, faço das suas palavras as minhas. Admiro-o por expor aquilo que muita gente pensa mas ou não é capaz de o dizer ou tem receio...vejo que os abutres andam em todo lado com os seu habitual discurso, já gasto e com receio da mudança pois é o seu tacho que está em jogo. Continue

Saudações académicas
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!