sábado, maio 12, 2007

Pensar e reflectir sobre Enfermagem no dia do Enfermeiro!


Os últimos debates cá no blog produziram alguns comentários que servem de base para uma reflexão. Deixo-vos com um dos últimos...
"Meus caros: tudo isto que se passa, na verdade já se passa há muito, mas muito tempo...eu ainda sou do tempo que ficava sózinho no SAP, atendia os doentes que lá recorriam e ainda cuidava dos internados. Medicava, suturava, tomava decisões clínicas...E os médicos só lá apareciam para assinar as fichas.
A Ordem dos médicos sabia disso, mas não se importava porque os seus sócios ganhavam sem lá por os pés. Agora é um pouco diferente, mas nós salvamos vidas na presença do senhor doutor que fica muitas vezes quase imóvil, limitando-se a assinar a folha de transferência...
Já salvei algumas vidas sem ajuda dos médicos, e eles até me agradecem, e queriam que eu estivesse de serviço com eles, sei que corria riscos..mas tambem sabia o que fazia. Sabiam que por exemplo isto já é feito em países mais evoluidos que o nosso, como EUA, e os estudos dizem que a qualidade não é inferor ao atendimento médico, e em alguns casos até passa, apesar de ganharem menos que eles?
Sabiam que há cerca de 4 anos, abriu um Doutoramento em enfermagem numa faculdade dos EUA, cujo objectivo era proprocionar formação avançada aos enfermeiros e ficarem com as mesmas competências do médicos de familia, para trabalharem autonomamente - diagnosticarem pedirem exames complementares, medicarem etc, e que antes de abrir o curso foi efectuada uma experiência piloto, e chegaram à conclusão que o nivel de eficácia era igual à dos médicos e que o de erro era inferior? Tudo isto foi publicado num Jornal nacional Médico!!!
Vá lá, deixemo-nos de tretas e vamos trabalhar aquele que o saiba fazer melhor, que o faça!!! O bem do doente acima de tudo!!!
Atenção,os enfermeiros não precisam de poleiro, precisam, isso sim, de condições para cuidar das pessoas, sim pessoas como aquelas que tanto os criticam, mas que dia menos dia, lá estão elas a precisar de algo deles. Consultas médicas como vemos, muitas delas até podem vir a ser efectuadas por computadres...cuidados de enfermagem, muito duvido!Sim, enfermagem é aquela profissão que muitos desdenham, mas no fundo sabem que é um corpo profissional "rico", que actua em todas as circunstâncias, e olhem até quando a medicina nada mais tem a fazer, lá esta o tal enfermeiro a fazer algo pouco prestigiante para alguns, mas de uma grandeza imesurável para outros.
Bem haja a todos os enfermeiros..."
Carlos.




Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!