quarta-feira, maio 16, 2007

O dia "D"...


"A Ordem dos Enfermeiros está a fazer mais uma AG, desta feita, no próximo dia 19 pelas 17 horas, no local habitual (Faculdade de Ciências, ao Campo Grande, em Lisboa).
Nenhum Enfermeiro que se preza pode deixar de estar presente, elegendo a sua participação como prioridade máxima.

Está aberta a caça aos predadores da Enfermagem, sejam governantes, médicos, gerentes ou outros enfermeiros. A opção de se transformar de caçador em presa fácil é de cada um.
O que está em causa é o futuro da Profissão, que todos temos de garantir.

Estamos na fase de a formação especializada ser feita nos locais próprios, que são os serviços, onde cada um trabalha e não as escolas de ensino de enfermagem.
Somente alguns, poucos, por enquanto, se aperceberam que não é dos antigos cursos complementares, com o nome de especialidades que foram feitos nas escolas, para ascender a especialista ou chefe, que estamos a falar. As escolas fizeram o que puderam sem olharem ao modelo e fim útil do mesmo. Como tinham em arquivo o do curso complementar, foi esse que foram usando.
Agora lutam de forma irracional e antiquada por uma pós-graduação qualquer que pretendem ministrar a quem goste de andar com livros na pasta, ou precise de se afastar, por uns tempos, do serviço, para alívio psíquico, como acontecia no tempo em que havia bolsas de estudo, para aqueles que, hoje, nem o estatuto de trabalhador estudante querem reconhecer.
A irracionalidade das escolas, intervenientes na sementeira da confusão, radica em não perceberem as suas limitações e incapacidades para especializarem os Enfermeiros, pois como licenciados, que são, não precisam de DESE nem de CESE, para juntarem ao curso de bacharéis. Sendo assim, não é de um título académico que os especializandos precisam, mas do reconhecimento da formação que fazem em serviço, pela Ordem dos Enfermeiros.
Para viabilizar esse reconhecimento a nossa Ordem precisa de que lhe seja reconhecida, por quem a criou, essa competência, que não detém.
Podíamos discursar exaustivamente sobre a irracionalidade das escolas pretenderem eternizar a sua tuteria sobre os Enfermeiros, pois está provado que nunca especializaram ninguém, no sentido mais legítimo da palavra.
Porém, o nosso objectivo é convidar aqueles que se dizem interessados e são mesmo interessados em resolver problemas actuais da Classe, a estarem presentes na AG da Ordem no Sábado próximo, para poderem exercer o seu direito de voto no sentido de expurgar a Enfermagem de fenómenos adventícios e espúrios.
Se não ajudarem, não têm o direito de se lamentar, por continuarmos a remar contra a maré e à mercê de oportunismos e oportunistas.
“De costas voltadas, não se vê o futuro, nem a estrada que a ele nos conduz”!"


Fonte: www.sen.pt

Comments:
Pode ser que à 3ª seja de vez!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!