sábado, maio 12, 2007

A evolução e a revolução... com a concepção de Enfermeiros!


Este fantástico acontecimento vem noticiado em vários sites da internet, entre os quais, o www.mni.pt, de onde retirei esta notícia que é motivo de satisfação para todos os Enfermeiros e utentes!


"Cientistas da Escola de Enfermagem da Universidade Politécnica de Hong Kong, China, anunciaram esta semana terem desenvolvido o primeiro teste indolor que mede a quantidade de açúcar no sangue, sem retirar uma amostra de sangue.
Trata-se de um aparelho, do tamanho de um telemóvel, que emite uma forma fraca de raios infravermelhos que penetram na pele do dedo, atingindo a circulação sanguínea e fazendo a medição sem a necessidade da picada no dedo.
Dos muitos componentes do sangue, os raios infravermelhos são capazes de identificar moléculas de glicose, através da frequência ou comprimento de ondas que emitem. O aparelho mostra a quantidade de açúcar presente no sangue em 10 segundos.
"Há diferentes tipos de células nos vasos sanguíneos: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, outros componentes, proteína, glicose, colesterol, mas o nosso modelo selecciona apenas a glicose e mede os seus níveis", explicou em conferência de imprensa, a líder da investigação, Joanne Chung.
A equipa é composta por 28 especialistas chineses e australianos: enfermeiros, médicos, engenheiros, engenheiros informáticos, assim como matemáticos— que trabalharam durante os últimos quatro anos no desenvolvimento do equipamento, tendo garantindo que o mesmo passou por cinco testes clínicos e consegue 85% de precisão."

Comments:
Boa noticia!!
 
Li um artigo alusivo a esta invenção numa revista médica e lá não falava nem em escola de enfermagem nem em enfermeiros.
Uma vergonha.
 
Ocultaram o facto desta invenção ter sido feita numa escola de enfermagem?? Não lhes convinha que fosse sabido! Assim, todos presumiriam que tinha sido invenção médica!
 
É meus amigos: mais do mesmo!
O que vale é que temos gente sempre atenta, para repôr a verdade dos factos (no fundo, dizer a verdade, certo?)

Um grande abraço a todos camaradas!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!