terça-feira, maio 29, 2007

Dia 30 de Maio este blog estará...

A greve é uma forma legal de demonstrar a nossa posição e discordância.
Os Enfermeiros tem sérios motivos para fazer greve!!
a
a
Foi por causa da Greve geral dos Enfermeiros em 1976 que hoje existe nos moldes actuais.
"Passados 30 anos o enfermeiro José Correia Azevedo recordou, no Porto, a greve geral que impulsionou a carreira destes profissionais. O clima de tensão, que fez com que os governantes ficassem sitiados no Ministério da Saúde, marcou os três dias de paralisação.
“O doutor Albino Aroso, secretário de Estado da Saúde, teve de dormir no ministério porque sitiámos os governantes. Nesses três dias jogou-se muito bluff”. A recordação é do enfermeiro José Correia Azevedo e remonta a 1976, ano em que se realizou uma greve geral de enfermeiros determinante para a evolução na carreira destes profissionais. Só no Porto foram centenas os enfermeiros que se recusaram a assinar o livro de ponto, as assembleias gerais seguiram-se umas atrás das outras e, no final de três dias, conseguiu-se a actualização almejada dos salários. O resumo da paralisação foi ontem lembrado com o lançamento do livro «Greve de 1976 - A greve que mudou a enfermagem», no Sindicato dos Enfermeiros.Os intervenientes desta história justificaram repetidamente que o contexto socio-político determinou o desenrolar dos acontecimentos e, passados 30 anos, Albino Aroso não temeu em reconhecer que estava a favor das reclamações dos enfermeiros. “Tinha uma concepção europeia da sociedade e a ansiedade em mudar radicalmente estava de acordo com a minha ideia”, lembrou ao JANEIRO, minorando o clima de tensão vivido e referindo-se sem rancor à noite que pernoitou no Ministério da Saúde. Apesar de ter tomado posse três dias antes da paralisação, e de ter sido “apanhado” pelos enfermeiros, agora confessa que a surpresa não foi tão grande quanto seria de esperar.Já o enfermeiro José Correia Azevedo, em 1976 opositor do Governo mas ontem sentado ao lado de Albino Aroso, não poupou nos pormenores mais revolucionários. O profissional, presidente do comité da greve, lembrou a ajuda “da rapaziada do MRPP”, que facultou números anónimos para contactarem com os governantes, e recordou “momentos trágicos que podiam ter resultado em sangue”. De fora recebiam o apoio de milhares de enfermeiros que, apesar de garantirem os serviços mínimos nos hospitais, mostravam-se solidários com uma greve geral.Ainda que reconheça que hoje o contexto seja diferente, José Correia Azevedo ironiza que o livro serve para mostrar aos enfermeiros mais jovens o que deve ser feito para reclamarem os seus direitos. “É preciso relembrar que não podemos ser achincalhados”, alertou, mostrando-se de costas voltados com o actual Governo. Para o enfermeiro a situação destes profissionais “não é famosa”, nomeadamente no que concerne às actualizações salariais, e está na altura de reclamar por uma atenção maior por parte dos governantes. “A saúde pode esperar por um ministro melhor”, desabafou no lançamento do livro. Paralelamente admite que devem ser exigidas mais tarefas a estes profissionais no sentido de se conseguir uma maior humanização dos serviços prestados e uma aproximação maior aos doentes. "
a
a
Fonte: www.oprimeirodejaneiro.pt

Comments:
Concordo e também faço Greve...
 
Mais um...
 
Eu também já cumpri a minha greve. Estive escalado durante a noite a cumprir apenas os serviços mínimos.
 
Não faço greve (estou em estágio do CPLEER) mas estou 100% solidário!
Mas vale a pena passar pelo Enfermagem XXI e ver a nossa escolha Para o Prémio "Blogue com Tomates"!

Cumprimentos e parabéns pelo Blogue, uma vez mais!
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Só gostaria de acrescentar que o premio é dado a quem luta pelos direitos fundamentais do Ser Humano!
 
Os enfermeiros deviam fazer greve contra a deficiente formação que muitos clolegas recebem nas escolas de Piaget, para onde entraram com o curso de serralheiro , ou de cozinheiro, da Profissional. Até há quem tenha desistido no 1º ano de direito, ingressou na enfermagem e, pasmem, teve boa nota a Bioquímica. Como é possível!?
Enfermeiros, enfermeiros...de quantas qualidades? Onde isto chegou... "Não faço greve, estou em estágio" -Ainda mal começou o curso, já está em estágio... e já ousa falar de greve. Que razões terá este "aplicado" estudante para fazer greve?
 
Ó homem, esse estudante está em "estágio" da especialização!!! Já é enfermeiro há muitos anos... não confunda as coisas... mais valia estar calado!
 
Bom eu não sei se essa de "cozinheiros " e tal entrarem para o curso de enfermagem desconheço na totalidade...espero que sejam só especulações.
Penso que será um bom motivo de conversa (novamente) para um novo debate sobre: ESTRATAGEMAS NO ACESSO AO E.S.
Fica a sugestão.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!