quinta-feira, abril 26, 2007

Ministro da Saúde recebeu Ordem dos Enfermeiros!


"A Ordem dos Enfermeiros (OE) será recebida em audiência pelo Senhor Ministro da Saúde, Prof. Correia de Campos, na sequência de um pedido formulado pela OE no passado mês de Março. A audiência terá lugar na sede do Ministério (Avenida João Crisóstomo, nº 9, Lisboa), pelas 16 horas de 26 de Abril.
A Ordem dos Enfermeiros propôs um conjunto de assuntos a debater, dos quais o gabinete ministerial realçou as Unidades de Saúde Familiar e a Reforma dos Cuidados de Saúde Primários. Todavia, a OE tenciona transmitir uma perspectiva abrangente e integrada sobre as reformas em curso no sector da Saúde. Assim sendo, pretende-se abordar igualmente questões como as necessidades em cuidados de Enfermagem e o desemprego de enfermeiros, a requalificação da rede de urgência e sua articulação com respostas de proximidade (USF, CS/ULS, Socorro e transporte).
Informamos que os representantes da Ordem dos Enfermeiros estarão disponíveis para prestar declarações à Comunicação Social no final da audiência."


Aguardamos com expectativa as conclusões deste encontro.


Fonte: www.ordemenfermeiros.pt

Comments:
Olá doutorenfermeiro! Queremos dizer que estamos vivos!
Também é caso para dizer que, por mais incrível que pareça ainda não paramos de recolher assinaturas... E assim será até ao dia 12 de Maio - o nosso digníssimo dia. Tudo superou as nossas expectativas! Também admitimos que não estavamos soberbamente optimistas.
Um GRANDE AGRADECIMENTO a todos os Enfermeiros e Estudantes de Enfermagem que se juntaram à causa!
Ficámos atónitos com as campanhas de divulgação dos abaixo-assinados que alguns Enfermeiros fizeram, incluindo aqueles que, à partida, julgaríamos que iriam deixar tudo na gaveta. FOI SENSACIONAL!!!
Não queremos deixar de comentar e de louvar aos céus a mudança de posição da Ordem dos Enfermeiros relativamente ao desemprego. Finalmente acordou (Aleluia!) e admite haver desemprego em Enfermagem! Será que a circulação dos abaixo-assinados não influenciou essa mudança de posição? Vamos ser arrogantes e dizer que sim, não desvalorizando claro a acção de outros colegas, incluindo o gestor deste blog e de muitos outros espaços, a nível individual, etc, que têm realçado a verdade nua e crua dos factos, ainda que alguns não apreciem o modo como os mesmos são apresentados. (Cá para nós, a «carta ao Pai Natal» deve ter sido uma das bombas atómicas que faltava)
Ainda hoje, ouvimos um nosso representante falar de desemprego, qualidade questionável no ensino da Enfermagem, escolas que abrem vagas excessivas, como se tratasse do milagre da multiplicação dos pães... (Até deu vontade de abraçar o nosso representante)
Indubitavelmente, é de elogiar esta tomada de posição da OE, apesar de acharmos que poderia ter sido tomada bem mais cedo.
No entanto, gostaríamos que a OE não entrasse em contradições, pois as escolas fundamentam o aumento das vagas nos rácios europeus que a OE tanto difunde. Se o discurso for inverso, aí os senhores professores já deverão levar uma boa reguada, a não ser que os ministros continuem a dizer que o país precisa de mais Enfermeiros. Mas, aí o caso muda consideravelmente de figura...
De qualquer forma, no dia 12 serão entregues os abaixo-assinados à sra. Bastonária. Aos ministros, como os ministérios não laboram ao Sábado, serão entregues na semana seguinte.
Pôr a OE a falar de desemprego já é uma vitória; qualquer afirmação de que as coisas como estão não podem continuar, é naturalmente outra vitória; acções efectivas para alterar esta situação, será mais outra vitória...
Os enfermeiros não estão habituados a perder e não será desta que nos apanham...
Mais uma vez OBRIGADO a todos!
A luta continua...
Cumprimentos,
Enfermeiros Unidos
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!