sexta-feira, março 23, 2007

Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS)


Após ter estado ausente 24 horas, deparei-me com um post com 75 comentários. Vi lá de tudo (infelizmente). Desde argumentos ignorantes e arremessos com trocas de plavras menos dignas! É fácil verificar que a fonte desses insultos são os anónimos (sejam eles quem for)! Muitos deles identificam-se como sendo TAS. No entanto, toda esta discussão não tem primado pela educação e construtividade!

Daí que acho pertinente este pequeno esclarecimento. Antes de mais, deixem-me dizer que o JPP não é Enfermeiro, como muitos já se devem ter apercebido!

Os Enfermeiros não consubstanciam qualquer conspiração contra os TAS, pelo contrário, reconhecem o seu valor na Emergência Pré-Hospitalar, no entanto, tal como todos nós sabemos, têm os seus limites em termos de conhecimentos científicos e técnicos! Obviamente não podemos exigir de pessoas que na sua grande maioria eram leigos da saúde, um nível de performance semelhante ao dos profissionais de saúde (Médicos e Enfermeiros).

O que é notório, é o sentimento de ira que os TAS permanentemente alimentam contra os Enfermeiros, pricipalmente nos espaços deste tipo (blogs ou fórums), pois pessoalmente nunca me dirigiram qualquer palavra nesse sentido.

Já por várias vezes, ouvi argumentos do tipo: os Enfermeiros, no curso base têm uma formação a pobre o nível do pré-hospitalar! Os médicos têm formação pré-hospitalar muito pobre, e ainda não vi nenhum TAS mandá-lo para o hospital fazer "toques rectais"...! Talvez algum TAS bondoso nos queira explicar este fenómeno!!!

Noto que os TAS querem ser "heróicos" e que sentem algo frustrados com as suas funções! Não entendo esta frustração e a vontade em desempenhar as funções reservadas a Médicos e Enfermeiros, quando muitas vezes descuram as suas próprias funções!! É grave!

Num momento em que se aguarda pela organização das especialidades em medicina e enfermagem pré-hospitalar, as expectativas impõem-se!
Para finalizar, termino com um pedido a todos aqueles que não gostam dos Enfermeiros ou da Enfermagem: não visitem o blog, ou então sejam cordiais e civilizados!


Foto: www.inem.pt

Comments:
"deixem-me dizer que o JPP não é Enfermeiro"
se as suas convicções na enfermagem são tão seguras como a afirmação que profere, devo-lhe dizer que o senhor ajuiza muito mal. E mais ainda, se ajuiza sobre focos de enfermagem da mesma forma que ajuiza a meu respeito, devo-lhe dizer que é um péssimo profissional de enfermagem. Se eu tinha algumas dúvidas quanto ao seu profissionalismo, decorrente da natureza dos seus comentários, neste momento não me restam dúvidas. É de facto muito mau.
Pode ser que nos venhamos a encontrar dia 18 de Abril, estou seguro se estiver lá, vai passar muito despercebido...
Até lá.

PS - Podem continuar a provocação uma vez que eu já percebi o gozo que isso vos dá...não sei se vos vou alimentar o gozo.
Dediquem-se, antes, à vossa familia, aos vossos filhos e aos vossos pais e deixem trabalhar quem tenta dignificar uma profissão, seja ela a enfermagem ou até mesmo os TAs que foram alvo de tamanho enxovalho vosso - enxovalho este, muito representativo da ameaça que estas pessoas vos confere.

Agora vou-me deitar porque tive um turno cão...a aturar má criação de muitos profissionais de saúde...de todos os perfis profissionais. E estou sem paciência para ler ou dar importância a quem quer ser grande mas não consegue e que faz a catarse de todas as suas frustrações num blog.
 
Ora de volta temos o palhaço-mor. Coitadinho teve um turno de cão.. Não consegues arranjar uma cadela que te ature ? Tenta o canil municipal, já que essa postura de opinar sobre tudo, mais parece um cão a marcar o território com urina.
Sim é melhor dormires, pode ser que uma fada madrinha te ofereça um cérebro, de cão que seja ...
 
Existem muitos anónimos...e continuam a não deixar de ser ordinários. Eis os expoente máximo da educação dos nossos enfermeiros. Graças a Deus que nem todos são assim. No entanto são estes que se julgam pensantes e que hão de ser um grande contributo para a enfermagem. Identifiquem-se ao menos!

Cátia Gonçalves
 
Po falar em cadelas ...
 
lol
 
"falar em cadelas..."
comentário muito significativo do tipo de gente que por aqui passa.

Cátia
 
Meus amigos, não havia necessidade; não havia nem há necessidade de tanto insulto. POR FAVOR!!!!!!!

Aquele abraço!

Hugo Roque
 
Cala-te palhaço se alguem aparece aqui com maneiras de pensar diferentes da vossa insultam-na pois saibam que está uma proposta de uma profissão nova a ser avaliada por quem de direito, e digo-vos ja que está bem encaminhada, para mudar de uma vez por todas a EPH em portugal e até que enfim que alguem das altas entidades deste país abriu bem os olhos para ver se voçês enfermeiros se calam de uma vez por todas com isto que ja metem nojo... o teu lugar é no hospital a executares o que o medico prescreve e a cuidares dos teus "ENFERMOS" que foi pra isso que criaram e bem a enfermagem que eu tanto louvo so tenho pena é que hajam meia duzia de artistas que pensam que são os supra da coisa, a enfermagem cuida, no pre-hosptlarar estabiliza-se e encaminha-se para o local mais adequado ñ se trata ou cuida ou cura... por favor não inventem e não vou colocar aqui os meus cursos podem ficar descansados mas adianto-vos que ja tive que "chumbar" muitos enfermeiros nas minhas formaçõas porque como aqui neste blog so faziam e diziam asneiras...

Um abraço a todos e tenham juizo... não falem do que não sabem...
 
Meu caro, será que não temos de tudo um pouco??

Costuma-se dizer que de médico e louco todos temos um pouco... e de palhaço?? creio que também, e penso que o meu caro não foge à regra. Basta ler o seu comentário!
 
"Para finalizar, termino com um pedido a todos aqueles que não gostam dos Enfermeiros ou da Enfermagem: não visitem o blog, ou então sejam cordiais e civilizados!"

Se há 1 pessoa que não gosta de enfermagem, é o meu amigo.
Um frustrado!!.. quer uma corda?

Cordiais cumprimentos!
 
Eu desde há muito que sigo e leio este blog, apesar de nunca me ter atrevido a comentar. Para mim, é um dos melhores, senão o melhor blog de Enfermagem português. Admiro-o pelos artigos, pelas posições marcadas, pela perspectiva de abordagem dos assuntos, etc...
De fcato, tem havido alguns comentários menos próprios, sendo que normalmente estes provêm de não-enfermeiros destabilizadores e arrogantes. Penso que muitos deles são uns frutrados evem para aqui dizer o que não podem ou não conseguem dizer na
"vida real"..
Dou todo o apoio a este blog, continuarei a ser uma leitora assídua, e espero que realmente que não gosta dos Enfermeiros, não venhoa, não são bem-vindos!
Sr enfermeiro administrador do blog, continue, pois apesar de haver alguns (uma minoria irrelevante) que aqui vêm com objectivos menos correctos, há milhares e milhares que lêm o seu blog e o admiram!
Força! O doutorenfermeiro começa a ser uma referência!
Saudações de Castelo branco.
 
Existe por aí muito TAS com discurso de conteúdo delirante !!! Se as altas entidades como é referido abiram os olhos, foi para perceber o papel fundamental dos enfermeiros no pré-hospital, tanto assim, que as exigências a estes profissionais são cada vez maiores. Já quanto a vós TAS, continuem a carregar a maca e não fazer tanto alarido ...
 
Depois exigem respeito e vêm falar de cordialidade, educação, sensatez, etc e tal.
Comportamento gera comportamento!!
 
De cordialidade e sensatez vocês TAS são catedráticos ! Deixem-me rir ..
 
quando alguem fala assim so pode pensar ter o rei dentro da barriga.deixemo-nos destas tretas porque ainda a espaço dentro do pre-hospitalar para todos. os senhores enfermeiros quando precisarem de uma ambulancia la estarao certamente os t.a.s para os ajudar, igualmente quando um de nos cair numa cama de hospital nao nos vao deixar de fazer um penso so por sermos t.a.s.. unidos temos mais força
 
Passei neste site e como sou enfermeiro não queria de deixar de dar a minha opinião.

Ao longo da nossa vida nós vamos adquirindo experiência sendo notório que as pessoas com mais de 15 anos de experiência profissional têm mais avontade para lidar com determinadas situações realacionadas com a sua actividade laboral. (De acordo com alguns estudos cientificos , realço).

Também por outro lado a existência de uma boa formação académica prepara as pessoas para a sua actividade profissional. Os enfermeiros, neste caso têm uma formação de 4 anos, em que têm uma formação teorica e prática, além de terem de realizar também trabalhos cientificos. A urgência e emergência faz parte também de um investimento formativo especializado, por alguns de nós. Alguns de nós também somos formadores de TAS.

Quanto aos TAS, estes foram a forma mais economica de satisfazer algumas necessidades, nomeadamente na área de emergêcia pré-hospitalar e resolveu-se dar umas poucas horas de formação e um pequeno periodo de prática para poderam aplicar o seu conhecimento.

Mas, isso não é motivo para desclassificarmos ninguém, alguns deles têm feito o seu melhor. Outros têm vindo a ter uma atitude defensiva e isto não é trabalho de equipa. ESSAS PESSOAS NÃO SERVEM PARA O SOCORRO.

Assim realço que numa situação de emergência o médico assume a resposabilidade pelo sinistrado, seguida pelo enfermeiro e cabe ao TAS cooperar. Isto é justificado pelo conhecimento e pelas aptidões dos profissionais em questão.
Agora, também realço que os profissionais não são todos iguais, mas aí entravamos noutra temática.

Quanto a comentários mais desagradáveis não vou fazer dizer nada.

Por isso os enfermeiros são enfermeiros e se alguma vez algum TAS não coordenar algum esforço com vocês para socorrer alguma vítima, pelo desrespeito ou pela não aceitação de correcção de alguma técnica errada, recomendo-vos a retirarem a identificação desse elemento e procederem à informação para a ordem dos enfermeiros para proceder a devida reponsabilização desse acto.

Isso é crime. É a mesma coisa que impedir alguém de socorrer alguém ou não socorrer.
 
A meu ver tens toda a razão.Foi a 1ª vez que me deparei com este blog mas todo este tipo de comentários me parece um pouco futíl.
Posso estar errado mas me parece que estão a defender o vosso "cantinho".penso que todos nos deveriamos esforçar por sermos melhores naquilo que fazemos e não estarmos na defensiva a olhar para o outro.
Pode ser defeito meu mas passados 10 anos ainda tenho a visão " romantica" que estamos cá para servir as pessoas e isso será sempre o mais importante.
Sou um T.A.S mas posso dizer com muito orgulho que na minha area de actuação tenho trabalhado lado a lado com muitissimos bons enfermeiros que me tem ajudado compartilhando os seus conhecimentos no decorrer dos serviços de socorro.

Abraços...
 
Boa tarde. "Caí" neste blog por acidente e fiquei bastante sensibilizada pelo que li...
Não sou enfermeira nem TAS, mas sou utente do SNS.
Como em tudo na vida, vi óptimos profissionais e péssimos em ambas partes.
Assusta-me que um dia poderei precisar de ambos, cada um no seu serviço - pois são bens diferenciadas as funções de ambos - e poderei deparar-me com alguém que não consiga trabalhar em equipa, demasiado preocupados em pensar no "palhaço do TAS" ou no "palhaço do Enfermeiro". E quem se lixará será o mexilhão!

Cumprimentos
 
boa tarde para mim isso e uma guerra que nao tem sentido algum, neste momento vivo em portugal e foi o que voces chamam aqui TAS fora de portugal o que e uma realidade totalmente diferente pois o TAS la fora e reconhecido e faz tanto como o enfermeiro. ambos na parte que lhes diz respeito o enfermeiro na parte hospitalar e o TAS na EPH. Eu fazia coisas que um TAS aqui em portugal nao pode fazer nao sei porque mas emfim... o k me da a entender e que ha aqui revalidades entre ambos. Mas a culpa e de portugal pk nao consegue ter um sistema como o de muitos paises, pois a resposta e mais eficiente em todos os sentidos.
 
boa trade deviamos lutar tudos por o mesmo ja esta na altura de em protugal estar como o outros paises da europa com crusos de paramedico assim acabava esta guerra entre tas e enfremeiros
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!