segunda-feira, março 19, 2007

A Enf. Lucília Nunes deixou-nos a sua opinião...


A Enf. Lucília Nunes deixo-nos a sua opinião (com todo o respeito)! Em dois artigos distintos, a nossa colega (?) contribuiu com os seus pensamentos e deles fez as suas palavras. Quem desejar poderá proceder à sua leitura nos posts "Carta Secreta" e "Descontentamento Global", assim como as respectivas respostas do autor do blog (DE). A senhora Enfermeira parece andar um pouco à margem do que se passa no "mundo real"!


Quem é a Enf. Lucília Nunes? É a presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros.

Para mais apresentações, e porque sobre as pessoas que neste momento pertencem aos órgãos da OE, não me apetece perder tempo a escrever muito mais, deixo-vos uma pequena "apresentação" retirada do site do SE(N):


"A partir do II Congresso da Ordem dos Enfermeiros que começámos a reparar com maior atenção aos produtos da “firma Lucília Nunes, Ltª.”, dada a facilidade de expressão, que nos surpreendeu agradavelmente, os cargos que desempenha e os prejuízos ou benefícios para a Arte, que da firma podem advir.
Quanto à interpretação que deu à algaliação e a sua dependência da autorização do médico, se fosse seguida pelos Enfermeiros deixaria muitos doentes “desaliviados”, com a bexiga a rebentar pelas costuras.
Nunca vimos um médico a defender com tanto empenho as competências dos Enfermeiros, como esta Enfermeira defende o papel meramente subsidiário dos enfermeiros. Como diria o outro: o médico pensa; o Enfermeiro age (sem cabeça entenda-se).
Aquele sargento que ditava uma missiva confidencial ao ordenança, que a dactilografava, dizendo-lhe; “tu escreves, mas não lês”, demonstrou muito mais saber instantâneo, do que…
Podíamos dar inúmeros exemplos de diferenças entre a teoria e a prática e quanta falta faz esta para valorizar aquela. Mas não vamos dar mais importância à coisa, para não lhe subverter a insignificância.
Agora volta a surpreender-nos com a forma expedita como respondeu a um aluno da sua escola, a de Setúbal, quando este perguntava se um Enfermeiro pode usar “terapias alternativas”?
Pergunte à Ordem dos Enfermeiros (que eu respondo de lá, supõe-se).
O aluno perguntou e a resposta foi: “não pode”.
Não satisfeita com a resposta, foi pedindo uma monografia ao aluno sobre a matéria, para se poder documentar melhor (lá estão os alunos a alimentar vícios dos professores…), podendo meter uma cunha a ela própria, para decidir, eventualmente, de forma diferente.
Aqui está uma atitude semelhante à daquele presidente da caixa de Seguros que reuniu consigo próprio para deliberar sobre matéria da sua organização e teve de usar o voto de qualidade para desempatar a votação.
Falta-nos um dado, a saber: se por terapias alternativas se pode entender a proposta de diagnósticos alternativos feitos por medicinas alternativas.
Se tudo for alternativo; a medicina, o diagnóstico e a terapia, então estamos fora do âmbito da medicina tradicional, sem alternativas. Porém, não será a Enfermagem uma alternativa à medicina, quando sugere terapia própria, a partir de diagnóstico próprio?
Será que a Ordem dos Enfermeiros actual, entende que só pode executar o que o médico autoriza?
Bolas para o negócio; se é assim, para quê gastarmos dinheiro com duas Ordens?
Uma faz tudo.
Resta-nos esperar que a monografia requerida ao aluno, por Lucília Nunes, resolva o conflito dela consigo própria, pois o seu cargo de Presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros não permite tanta hesitação e contradição de si para consigo própria.
Por isso o nosso gato miava!!!"



Fonte: www.sen.pt

Comments:
Confesso que tb acho que com pessoas do tipo Lúcília Nunes, não temos possibilidade de evoluir de uma forma equitativa em relação a outros profissionais.
Tão filosófica que é, que no fundo a tacanhez acaba por a afectar.
Das vezes que a ouvi falar, acabo por sair, pois os seus conceitos e ideias sobre a profissão, são tão fantasiosos e ao mesmo tempo retrógados que nos sentimos a fada "Sininho" num filme do Peter Pan...

Isto só melhorará quando LN & Companhia sairem da OE. Precisamos de representantes com alma, presença, carisma e inteligência.
Não precisamos de mais lirismos nem desemprego!!
 
Essa comparação com a "fada Sininho num filme do Peter Pan" está soberba!
Mais um exemplo comprovativo de que a nossa OE é composta por um bando de marretas que não chegam sequer aos calcanhares do Cocas, o sapo.
Muito se fala que não há pessoas que igualem o nível dos actuais dirigentes. Realmente é verdade: há pessoas com nível muito superior, porque felizmente nem todos os enfermeiros têm mentalidades decadentes e ultrapassadas...
Pode é faltar a alguns a ousadia de fazerem frente aos «marretas» e a outros podem faltar os anos de exercício profissional obrigatórios, segundo os Estatutos, para se candidatarem aos cargos.
Não tenho dúvidas que qualquer alternativa à companhia dos «marretas» será uma alternativa melhor. Também com estas demonstrações degradantes, não é difícil ser-se melhor!
 
Basta dar uma olhadela pelo site da OE e ver logo que tipo de pessoas estão a liderar a Enfermagem em Portugal.
Têm logo na página inicial um calendário que em muito contribui para o desenvolvimento profissional dos enfermeiros:
21 de Março de 2007 - Dia Mundial da Árvore
21 de Março de 2007 - Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial
22 de Março de 2007 - Dia Mundial da Água Doce
23 de Março de 2007 - Dia Mundial da Meteorologia.
Esta semana temos várias razões para celebrarmos e sorrirmos. Eu gosto mais de saber que depois de amanhã é o dia mundial da água doce!
Por favor, percam tempo e os espaços no site com coisas úteis e pertinentes! Isto é mera palha que querem dar de comer aos burros...
 
A blogosfera como tudo, tem regras de polidez, mas lamentavelmente parece-me que não conhecem as regras...é que a liberdade de expressão tem limites e, quando enfermeiros escrevem assim, só tenho a dizer: É uma vergonha para enfermagem!!! Aprendam a respeitar os colegas se querem ser respeitados!!!
 
Boa noite!
É muito, muito triste, assistirmos a dizer mal, por dizer mal, sem qq tipo de construção ou de solução! Se a OE é assim tão má e as pessoas que nela estão tb, então pq alguns colegas não apresentam uma alternativa coerente e consistente... será pq é mais fácil falar do que fazer ou pq não sabem mesmo fazer... ou ainda pq não têm o nível intelectual e a visão estratégica da tão prezada fada sininho....
 
Mas...
como é possível alguém partilhar com tais orientações??!!
Então eu acedo ao site da ordem para ter notícias sobre...O TEMPO??!!

Então, nós que demarcar-nos das outras profissões, e somos coniventes com o pagode actual?? Com hipocrisias de alguém que quer a todo o custo manter a cereja no cimo do bolo??
Com agentes sociais cuja formação não lhe permite outro tipo de pensamento que não o do apartide? Manter a penumbra intelectual contemporânea, daqueles que cuja educação cultural, ou crise de identidade ou jactância não lhe permite outra postura que não o de ofuscar o renascimento do neo-intelectualismos??

O médico pensa e o enfermeiro age??
Porra, mas valia cortar os pulsos...
 
Se há coisas que não devemos perder tempo é com conversa de "xaxa"... é que a ignorância tem destas coisas: quando se fala do que não se sabe emite-se um discurso perfeitamente desorientado no tempo, (sem considerar o que já fomos e aonde podemos ir,) o espaço (sem considerar o contexto social e profissional de convívio saudável com as outras profissões) e em relação às pessoas - que muito contribuiram/uem para o desenvolvimento profissional da classe... Temos um REPE, um Código Deontológico, uma Ordem Profissional, um curso de licenciatura com um legitmo segundo e terceiro ciclo, competências, padrões de qualidade, prática refrenciada na União Europeia e inter-continentalmente... e a que se deve a todos aqueles que com uma visão estratégica, ( antes claro que teórica para alguns), mas que se tem consumado em prática que dignifica qualquer um daqueles que aqui escreve.

Ainda bem que há pessoas com a visão de LN e que pode levar a Enfermagem onde ela (Enfermagem) nunca sonhou ir!

Critiquemos os argumentos, não as pessoas - dando uso ao que de melhor temos: pensar, contrapor, EVOLUIR!
 
Ao ler certos comentários, só me vem á ideia a frase que LN custuma enpregar e que diz, mais ou menos, que quando se é sincero de mais e se diz aquilo que pensamos exatamente...se passa de sincero a besta!
Um pouco de filosofia e boas maneiras nunca fez mal a ninguém.
 
Pertencemos à firma de Lucília Nunes e Companhia Lda, com muito orgulho por ter do nosso lado quem nos proteja e defenda o futuro da profissão de Enfermagem, como o tem feito até à data. Só lamentamos ter como futuros colegas de profissão, pessoas com tão fraca formação, que não entendem as competências da Ordem, assim como a falta de respeito para com esta e que só sabem dizer mal sem nada fazer, deveriam era estar na Finlândia e passar pelo que os Enfermeiros de lá passam já que não apreciam o patamar a que chegou a profissão de Enfermagem em Portugal.
É melhor aprenderem sobre a história de Enfermagem em Portugal.
SUGESTÃO: "Um olhar sobre o ombro" de Lucília Nunes.

Aiveca & Raposo.
 
O patamar a que chegou a enfermagem em portugal? qual?

só se for o patamar dos 3 euros/hora!!!!
 
Lamento o facto de só prestar cuidados de enfermagem pelo dinheiro...
É triste saber que só se move pelo dinheiro... Já pensou que por detrás disso estão coisas mais importantes? Como a vida das pessoas, como a SAÚDE das pessoas?

Era bom reflectirem sobre isso e esquecerem os tais 3 euros/hora...
 
E poder-se-á viver só da caridade? sinceramente... não nos cai o dinheira ao bolso se não trabalharmos! portanto filosofias ficam para os filósofos!!
 
Sempre pensei que estes espaços serviam para os interessados trocarem opinioes, experiencias, saberes, mas parece que nao...!
Mas Conheço as pessoas das quais vossa Exas dizem aquilo que dizem, ok, nao se zanguem...
Aproveitem para ler com olhos de gente os artigos, os blogs, as obras etc que a Sra tao bem escreve. É verdade, aquela Sra pensa Filosofa e muito bem. Por outro lado, casa lindamente a enfermagem com a filosofia. Mulher inteligente. Deleito-me na sua escrita.
Obrigado Sra Enfº Lucilia Nunes (vimo-nos uma vez num congresso)
assumo-me,

antonio patronilho
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!