domingo, fevereiro 18, 2007

22 mil e 700 Enfermeiros: toda a verdade!


Um estudo realizado em 2001, referia a falta de mais de 22 mil Enfermeiros em Portugal. Em 2007, após 6 anos, esses 22 mil Enfermeiros já estão no mercado. Neste momento, apenas uma percentagem ínfima de Enfermeiros consegue emprego após o términus do curso. E os conseguem são explorados. É-lhes proposto salários miseráveis e condições pouco abonatórias para a profissão.

Alguém quis pôr um termo na evolução meteórica que a Enfermagem vinha conseguindo nos últimos 30 anos. Lançar excesso de profissionais no mercado é a melhor forma de "liquidar" uma profissão (daí a contestação permante dos médicos, quando se fala em mais vagas para medicina, ou então a abertura de faculdades privadas)!

Há uns tempos, li uma entrevista do Sr. Ministro da Saúde, onde o mesmo reconhecia o excesso de Enfermeiros. A Ordem dos Enfermeiros, essa, mantém a sua saga de destruição da profissão, trazendo a público "contas" impossíveis ou metas utópicas! Os Enfermeiros não querem metas utópicas, querem ser reconhecidos pelo seu trabalho, pô-lo em prática e ser remunerados justamente por isso!!

Apesar de mais Enfermeiros no mercado (esse alvo dos 22 mil Enfermeiros já foi atingido!), não vejo melhores cuidados (falta de qualidade de muitas escolas!), vejo sim, precariedade, baixos salários e muita frustração numa profissão que já foi considerada uma das 5 mais prestigiadas!

Não existe a preocupação de formar apenas os profissionais que o sistema de saúde precisa! Forma-se em produção industrial. A maioria da escolas (sobretudo privadas) nem estão interessadas se os alunos adquirem competências, a propina ao fim dos mês é mais interessante e rentável!

Resultado: existem licenciados em Enfermagem há mais de 2 anos no desemprego (nunca exerceram!), perderam toda a prática, toda a motivação, os conhecimentos científicos e técnicos vão-se desvanecendo por falta de uso... Tudo isto, enquanto às nossas custas (quotas!), os mandatários da Ordem gozam grandes viagens a congressos no estrangeiro, constroem sedes luxuosas, adquirem obras de arte para as adornar requintadamente... mas não se interessam se existem ou não Enfermeiros a trabalhar 42 horas em exclusividade a auferir 5oo euros/mês! Obviamente assim, a profissão será conhecida como uma classe de baixos rendimentos, carenciada, sem credibilidade sócio-política e sem a possibilidade económica de poder auferir na vida o que outros licenciados podem! Os médicos esses, há muito "provaram" a sensação de guiar um BMW ou um Mercedes, e gostaram...Por isso, o desemprego não lhes interessa!

Todos os licenciados em Enfermagem, a quem foi alimentada a esperança de serem Enfermeiros, porque alguma escola sem escrúpulos os fez acreditar, culpem pessoas como a nossa bastonária, ou ainda alguns sindicatos, pois provavelmente nunca poderão exercer (infelizmente!), ou se puderem, serão humilhados, explorados, ridicularizados, mal pagos e enganados!

Acho que está na hora de nos impormos! Com Bolonha, o curso será mais longo (o que eu apoio!), mas nem por isso a empregabilidade melhorará. Os sacrifícios serão maiores, os alunos pagarão propinas durante mais tempo, trabalharão 1 ano (internato de Enfermagem que Ordem quer implementar!) de borla e depois... "olho da rua"! Eu até sou de acordo com o internato, mas porque não fazê-lo nos moldes do ensino médico? Abrir só as vagas que serão necessárias ao país? Não sei se sabem, mas quando um médico acede ao internato , a sua vaga de emprego (e um excelente salário!) já está garantida a 100%!

Os hospitais privados ou de gestão privada estão agradecidos pelo facto de existirem Enfermeiros no desemprego, assim conseguiram mão-de-obra barata por valores próximo do ordenado mínimo nacional! Além de fazerem o trabalho de Enfermeiros, por vezes ainda fazem o do AAM, do secretário clinico e de quem calhar!

Em tempos (lembro-me bem!), mesmo antes de terminar o curso, os Enfermeiros eram aliciados com contratos promessas por vários insituições, em troca de bons salários e a promessa de muitas horas extra pagas de acordo com a lei (andavamos motivados!)!

Mas agora, nem protestar é possível para alguns!! Votados a um emprego precário, desmotivados, cansados, com um sonho destruído e profissionais de uma classe moribunda, alguns Enfermeiros, continuam a acumular empregos como antes, só que agora, fazem-no de uma forma diferente: vãoumas quantas horas (tapar buracos!) numa instituição de saúde qualquer (auferindo às vezes 3 euros/hora ou ainda menos, como já ouvi!), e depois, vão para uma caixa de supermercado, um part-time que chega a ser mais bem remunerado que a própria Enfermagem!

A quem quis "matar" a Enfermagem: parabéns, está prestes a conseguir!


Comments:
Doutorenfermeiro, depois de várias tentativas (inclusivamente criámos um endereço de e-mail alternativo), esperemos que tenha recebido os ficheiros como deve ser.
Gostariamos que desse uma espreitadela ao último post do nosso blog para, infelizmente, ter conhecimento de mais um caso alarmante, a juntar-se à calamidade em que caímos.
Mas contra tudo isto havemos de vencer! E se não for a bem, será a mal! Estamos imparáveis!
Cumprimentos,
Enfermeiros Unidos.
 
"Os médicos esses, há muito "provaram" a sensação de guiar um BMW ou um Mercedes, e gostaram..." lá voltamos nós aos mesmos clichés... parece que ninguém na classe médica anda de renault ou golf... enfim sempre a mesma coisa
Tirando mais um comentário ressabiado do nosso anfitrião de facto 3 ou 5 euros/hora que sejam não é dignificante mas sobretudo não condiz com trabalho e responsabilidade desenvolvidos...
 
Exacto... lá vem mais uma comparaçao aos médicos... deixe lá estar os médicos sossegados no seu lugar. Sempre a dizer que são duas profissões sem comparação mas vai na volta e lá publica uma notícia onde compara os enfermeiros com os médicos!
 
Ai sim? Então alguém me sabe dixer qual é a classe mais próxima dos enfermeiros? Não serão os médicos?
 
Mister T: o que é isso da proximidade de profissões? em que contexto? sendo assim se calhar serão os AAM que convosco trabalham e estão sob as vossas ordens (pelo que sei ramo dos médicos separado dos enfermeiros mas AAM sob alçada da enfermeira chefe do sereviço certo? Portanto sem justificação!
 
Que estupidez! É logico que os enfermeiros são a classe mais próxima do médico. Quer pela formação (licenciatura), quer pela gestão (direcção dos hospitais e CS), quer pela actuação (equipa médico/enfermeiro)!!! Sabe porque é que os AAM estão adstritos aos enfermeiros. POrque os enfermeiros são os seus supervisores! Savbia que segundo a legislação a única profissão de saúde que exerce poder hierárquico sobre outra, são os enfermeiros sobre os AAM! Os médicos e enfermeiros saõ autónomos entre si: por isso existe uma direcção clínica e uma direcção de enfermagem!
Estamos nos séc. xxi!!!
 
Mas que raio quer este "Sr. Doutor"...que tanto nos quer azucrinar??
Se está tão bem deixe-se estar, e deixe cada um olhar por aquilo em que acredita e luta. Não me parece que seja um grande exemplo na medicina, pelo menos na parte humana, pois "trabalho em equipa" não parece fazer parte do seu vocabulário.
E já agora porque nos quer tanto mal??
O Sr. é medico, parabens por isso, mas só espero que realmente as entradas no curso de medicina começem a valorizar o lado humano, para evitar situações como esta...Desvalorizar a ENFERMAGEM???Sinceramente...em que país vive??Será que só vivemos da medicina??Não acha que todas as profissões são dignas e merecem ser valorizadas?
Não olhe só para o seu umbigo...
 
Meus amigos:

- seguramente não vivemos só da medicina (SEGURAMENTE... graças a Deus);
- a enfermidade é algo que sempre acompanhou a nossa frágil existência, daí surgir a necessiade de encontar caminhos que nos livrem das maleitas;
- poderei dizer que não vivemos só de medicina (ou outra como a enfermagem), mas seguramente nao poderei dizer que não vivo da agricultura, porque aqui, meus amigos, não há volta a dar...

Esperemos que os agricultores não se lembrem de acordar para o mundo, porque aí estamos todos irremediavelmente condenados, por isso eu digo: VIVAM OS CAMPÓNIOS, OS AGRICULTORES!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!