terça-feira, janeiro 23, 2007

A emergência médica na Holanda: Enfermeiros?


A todos os interessados deixo aqui excertos de um artigo escrito (traduzido para Português) por Dennie Wulterkens do Sistema de Emergência Médica Holandês, que nos revela como funciona o sistema de emergência holandês e qual o papel dos Enfermeiros?



(...)Nos anos 60 as ambulâncias comecaram a ser equipadas com material de suporte avançado de vida. Inicialmente eram tripuladas por socorristas e mais tarde começaram a ser progressivamente tripuladas por Enfermeiros. A meio dos anos 80, 99% das ambulâncias eram tripulados por Enfermeiros. Em 1992, ficou legislado que todas as ambulâncias fossem tripuladas por Enfermeiros(...)


(...)Em todo o território operam cerca de 650 ambulâncias(...)



(...)O pessoal de saúde na Emergência estão divididos em vários níveis. Os primeiros a reponder, dependendo da situação, são na generalidade polícias ou bombeiros com formação. O restante pessoal, dividem-se em médicos, enfermeiros e técnicos de emergência, sendo que cada um tem um nível de conhecimento e capacidade técnica(...)


(...)Existe uma separação rígida no campo de actuação de cada profissional. Todas as ambulências têm uma tripulação de duas pessoas, um Enfermeiro e um condutor. O condutor tem formação básica em vários campos e pode assistir o Enfermeiro, sem nunca interferir(...)


(...)o pricipal profissional de saúde numa ambulância é o Enfermeiro licenciado (registered nurse). Têm uma formação adicional e certificada em cuidados intensivos, cuidados coronários e cuidados anestésicos(...)


(...)A experiência clínica prévia e a formação requerida garantem um elevado nível de conhecimentos e capacidades por parte dos Enfermeiros. Antes de serem Enfermeiros emergencistas,frequentam programas de formação. Um desses programas é o NAEMT Prehospitalar trauma life support course. Os Enfermeiros também possuem o PHTLS avançado. Os condutores possuem o nível básico(...)


(...)Os médicos da emergência pré-hospitalar também possuem formação adicional, para o pré-hospitalar. Os Enfermeiros que participam nas MMT's (Mobile Medical Team - é composto por cirurgião + enfermeiro ou anestesista + enfermeiro) são Enfermeiros de ambulância experintes que possuem o mesmo nível de formação que os médicos. O seu nível de formação [dos enfermeiros] permite-lhes trabalhar de forma autónoma e podem administrar cerca de 31 fármacos diferentes. Os Enfermeiros podem realizar vários procedimentos médicos, tal como trombólises(...)

(...)LISTA DE FÁRMACOS

Acetylsilicyt acid . Adenosine . Amiodaron . Atropine . Biperideen . Budenoside . Butylscopolamine . Clemastine . Denilox . Dexamethason . Diazepam . Diclofenac . Epinephrin . Esketamine . Fentanyl . Furosemide . Glucagon . Glucose . Haloperidol . Ipratropiumbromide . Magnesium sulphate Metoclopramide . Morfine . Naloxon . Nitroglycerine . Oxytocine . Plasma substitution . Ranitidine . Salbutamol . Sodium Bicarbonate . Xylometazoline(...)

Comments:
Caro colega doutorenfermeiro, só mesmo o COLEGA (sim colega na verdadeira acepção da palavra; que também poderia ser amigo, caso habitássemos o mesmo espaço laboral/social) para me dar alguma paz de espírito com posts como estes.
Mais uma vez, 100% :-)
Aquele abraço!
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Os meus cumprimentos e agradecimentos, colega Hugo.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Este post não reflectirá mentiras? Veja lá...em nenhum lado do mundo os enfermeiros prescrevem ou administram medicação sem o médico ao lado para lhe bater caso se enganem...nem em nenhum lado do mundo lhes são reconhecidas competências na emergência pré-hospitalar...nem em nenhum lado do mundo lhes é reconhecido o seu papel fundamental na saúde.
Afinal de contas, Portugal é o país mais avançado do mundo nestas matérias... :-)
Abraço.
 
Penso que o doutor enfermeiro conseguiu encerrar com chave de ouro esta discussão!Bem haja|
 
Permitam-me ainda dizer, e deixo à consideração do doutor enfermeiro, que oblog começa a ficar manipulado por esta temática o que impede outro tipo de discussões.E esta sinceramente começa a ficar ridícula tendo em conta algumas participações de TAE´s.
Já agora sugiro novo tema-o referendo que se aproxima sobre a despenalização do aborto.
Boa noite
 
Boa tarde. Se me premitem um comentário eu creio que um excelente Enfermeiro é o que se preocupa e está capacitado para cuidar de um doente internado numa Enfermaria, isto sem que a nota de alta clinica seja acompanhada de uma escara ou de uma úlcera de pressão...
Em relação à actividade extra ou pré-hospitalar dos enfermeiros a nível mundial diz respeito apenas ao transporte
inter-hospitalar de doentes críticos, unidades recém-nascidos, e equipas de multidisplinares com supervisão Médica.
Assim excepção á regra(que existe claro, já diria Darwin em 1979) é a Holanda onde o termo
paramédico define um enfermeiro com formação especifica de um ano em virtude de a sua formaçao de base nao se ser a adequada para o exercicio das funçoes no contexto expecífico do atendimento pré-hospitalar.
Agradecendo a atenção dos leitores e conluo con uma retórica: Adaptamo-nos á exepção ou á regra??
Obrigado
 
Ola! Em rel. ao comentario do sr. Ruy recomendo que o mesmo se atualize em relacao as habilitacoes do enfermeiro. No Brasil esta sendo discutido o ato medico , porem ate o momento os enfermeiros prescrevem medicamentos protocolados - e nao podem trocar o protocolo somente medicos trocam protocolos- dentro de programas especificos de saude da familia. Outro caso que conheco e de enfermeiras que podem prescrever medic em Israel.Mas gostaria de salientar que hoje temos uma maior insercao dentro da saude, inclusive o manejo de SCUP - sangue de cordao umbilical e placenta usado para banco de cels tronco TMO eh habilitacao do enfermeiro. Relembro tb que cabe ao profissional se posicionar e nao permitir o que comecamos a entender como assedio moral- o que e passivel de processo judicial contra de qualquer outro profissional que se julgue apice da cedeia de saude. Graca Peixoto Advogada e Enfermeira RJ BRASIL.gracapeixoto2009@hotmail.com
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!