sábado, outubro 21, 2006

Hospital de Estarreja!



A proposta de restruturação da rede nacional de urgências, trouxe algumas injustiças para muitos utentes. Uma das maiores (e mais comentadas!) é o fecho da Urgência do Hospital Visconde de Salreu (Estarreja). A própria população juntou-se em "peso" na Câmara Municipal de Estarreja como forma de protesto, e para estabelecer estratégias de luta e reivindicação. Tudo pela justiça na saúde!

"A Assembleia Municipal (AM) de Estarreja reuniu, anteontem, em sessão extraordinária, para debater o possível fecho das urgências do Hospital Visconde de Salreu (HVS) e a luta para obter um Serviço de Urgência Básica (SUB). A população do concelho apareceu em peso, tendo a sala de reuniões sido pequena para receber todas as pessoas que quiseram ouvir a argumentação que levou a que, no passado dia 27, os deputados municipais tenham aprovada uma moção (enviada para o Ministério da Saúde e outras entidades da Região Centro) que apela à necessidade do HVS manter um serviço de urgência, concretamente um SUB,

São vários os argumentos apresentados na moção" Estarreja tem uma indústria química que comporta riscos acrescidos e o HVS está na primeira linha de acção em caso de acidente. Os profissionais deste hospital são os únicos que estão preparados para ocorrer a este tipo de acidentes, uma vez que recebem formação no âmbito do protocolo celebrado entre as indústrias químicas e o HVS". Para além disso, "estas indústrias auxiliam anualmente o hospital através de equipamentos e obra", refere o texto.

Outro dos argumentos é o facto de que não é só a população de Estarreja que utiliza as instalações "O município da Murtosa, parte de Aveiro (freguesia de S. Jacinto), Albergaria-a-Velha (Branca) e Oliveira de Azeméis (Pinheiro da Bemposta e Loureiro), utilizam o serviço", pode ler-se na carta. A assistência em Estarreja "evita maior concentração no hospital de Aveiro, já de si congestionado".

Por último, a AM sublinha que Estarreja é servida pela A1, pela A29, caminhos-de-ferro, pela variante de Oliveira de Azeméis e, "futuramente, também por cá passará o TGV". Todas estas vias de comunicação "são outro potencial factor de acidente, a exigir intervenções rápidas".

Na próxima segunda-feira, a partir das 11.30 horas, vai decorrer uma visita ao HVS, para a qual foram convidados os deputados parlamentares.
"



Jornalista: Sandra Pinho
Fonte: www.jn.pt

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!