terça-feira, março 14, 2006

Ministro anuncia fecho de maternidades



O ministro da Saúde anunciou, esta terça-feira, o encerramento de dezasseis maternidades, devido à falta de condições de segurança.

Correia de Campos, que falava perante a Comissão Parlamentar de Saúde, indicou que os blocos de partos dos hospitais de Barcelos, Santo Tirso, Oliveira de Azeméis e Elvas vão fechar até 30 de junho.

A decisão do titular da pasta da Saúde surge depois de ter recebido as recomendações da Comissão de Saúde Materna e Neo-Natal que apontava para a necessidade do encerramento imediato de seis blocos de partos.

Além de Barcelos, Santo Tirso, Oliveira de Azeméis e Elvas, estavam também na lista os blocos de partos de Lamego e Torres Vedras.

Sobre o bloco de partos do Hospital de Torres Vedras, o ministro decidiu a sua manutenção até à conclusão de um estudo sobre planeamento hospitalar da Estremadura-Oeste.

No caso de Lamego, o bloco de partos vai estar em funcionamento até que o serviço seja integrado no futuro centro hospitalar de Vila Real, Régua e Lamego.

No que se refere aos hospitais do Nordeste Transmontano, onde actualmente se fazem partos actualmente em Mirandela e Bragança, a comissão recomendou a concentração em um só dos hospitais por decisão a tomar pelo respectivo centro hospitalar, acrescentou o governante.

Quanto aos hospitais da Beira Interior, Guarda, Covilhã e Castelo Branco, foi recomemdada a articulação entre hospitais e a concentração daí decorrente por consenso entre administrações e profissionais.

De acordo com o ministro, a comissão recomendou ainda a cessação de actividades dos blocos de partos de Amarante, Figueira da Foz, Cascais e Vila Franca de Xira.

Na sequência de especiais dificuldades de acessibilidade, a comissão aconselhou a manutenção e funcionamento do bloco de partos de Chaves, concluiu Correia de Campos.


in www.tsf.pt

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!